Marketing de Conteúdo para Mercado Imobiliário

Marketing de conteúdo para mercado imobiliário: entenda como encantar clientes com essa estratégia

O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias e tendências de marketing para empresas de diversos segmentos. Você já pensou em usá-lo em sua imobiliária? Entenda mais sobre o assunto!

Comprar e vender costumavam ser atividades simples. Mas, conforme o acesso à informação e a quantidade de opções no mercado aumentaram, tudo ficou bem mais complexo.

Nenhuma área está livre dos efeitos da transformação digital, e isso é algo bom. O uso da tecnologia nos negócios deixa as transações mais transparentes e favorece negócios bons para todos os envolvidos.

Se você trabalha no ramo imobiliário, também deve estar sentindo os efeitos dessa transformação. Afinal, imóveis têm um alto valor, o que exige ainda mais especialização em todo o processo de venda.

Diante disso, vai gostar de saber que o marketing de conteúdo para mercado imobiliário é uma das melhores estratégias que você pode usar para conquistar mais clientes na era digital.

Quer ver como o conteúdo pode ajudar você a vender mais? Então vamos lá!

Como o marketing de conteúdo pode aumentar as vendas do mercado imobiliário

Para muitos, é difícil entender à 1ª vista como é possível aumentar as vendas simplesmente por produzir conteúdo para blogs, sites, redes sociais etc.

Esses canais foram vistos por muito tempo como passatempos e fonte de distrações, não negócios. Mas isso já mudou faz tempo.

Por meio de conceitos como o funil de vendas, o marketing de conteúdo se torna uma estratégia certeira de aquisição e retenção de clientes.

Veja como esse funil funciona:

Atração

O topo do funil é a etapa de atração, na qual os visitantes chegam ao seu site ou blog buscando informações iniciais a respeito de imóveis.

Pode ser que ele queira saber um pouco mais sobre as possibilidades de financiamento, se é melhor comprar um imóvel pronto ou construir do 0, se vale mais a pena investir em casa ou apartamento e assim por diante.

O que importa é produzir conteúdo que seja relevante, tire as dúvidas da pessoa e a ajude a seguir em frente com seu interesse — tudo isso, claro, direcionando para o tipo de imóvel com o qual você trabalha.

Nutrição

Depois de saciar sua sede inicial por informações básicas, o visitante chega ao meio do funil, quando passa a consumir materiais mais profundos, como e-books.

Esse tipo de material vai ajudá-lo a definir de vez qual é o melhor investimento para si a partir das informações que consumiu no topo do funil.

Esse é o melhor ponto para gerar leads, já que os visitantes têm que fornecer dados importantes para o seu processo comercial em troca dos materiais.

Fechamento

O fundo do funil, quando a pessoa já definiu o que quer e só busca o melhor profissional/empresa para ajudá-lo, é hora de convencê-lo de vez a fim de fechar negócio.

E, novamente, o conteúdo é fundamental.

Estudos de caso, depoimentos de outros clientes, transmissões de vídeo ao vivo específicas para leads avançados e convites para eventos são algumas das melhores opções.

O melhor desse tipo de conteúdo é que ele leva até o contato direto com os leads e permite que você ou algum colaborador finalizem a venda.

3 formas em que o conteúdo se encaixa perfeitamente na sua estratégia de marketing

Você provavelmente já tem uma estratégia bem definida de marketing, na qual há elementos que funcionam muito bem e outros, nem tanto.

É natural que você não queira abandonar imediatamente tudo que tem feito até agora, e nem recomendamos que faça isso.

É melhor integrar o conteúdo às que já fazem parte do seu repertório e fazer uma transição suave para manter só o que funciona melhor.

Veja como ele se encaixa perfeitamente ao que você já tem realizado:

1. Visibilidade

Quando sua imobiliária produz conteúdo de qualidade de forma constante, terá maior visibilidade entre os possíveis clientes.

Como já visto, o marketing de conteúdo atrai o interesse das pessoas muito antes de estarem realmente decididas a comprar.

Isso significa que você tem tempo suficiente para construir um relacionamento favorável com essas pessoas e acompanhá-las durante toda a jornada de compra.

Isso significa uma exposição contínua para seus leitores diretos e a chance de ganhar ainda mais espaço por meio do famoso boca a boca.

2. Autoridade no mercado

A partir do momento em que as pessoas começam a acompanhar seu conteúdo e a compartilhá-lo com outros, pode ter certeza que a sua imobiliária já está sendo vista como autoridade no mercado.

Até mesmo concorrentes e possíveis parceiros passam a enxergar de forma diferente as empresas que têm o respeito dos clientes.

Esse reconhecimento resulta em maior poder de barganha e chances ativas de converter leads em clientes.

3. Geração de leads

A geração de leads é um dos passos mais importantes para criar oportunidades reais de venda e aumentar as taxas de conversão no ramo imobiliário.

Como você já viu, o método sobre o qual o marketing de conteúdo se baseia facilita muito não só a geração, mas também a nutrição e o fechamento de leads em clientes.

Percebe como o conteúdo tem uma função em cada etapa do funil de vendas e não exclui as estratégias de marketing que você já usa?

7 dicas de marketing de conteúdo para o mercado imobiliário

Talvez a única dúvida restante na sua mente seja: como se faz marketing de conteúdo para mercado imobiliário, afinal?

Veja agora 7 dicas práticas que você precisa seguir para ter uma estratégia bem-sucedida e aumentar as vendas:

1. Estabeleça objetivos concretos

Antes de mais nada, é preciso definir os objetivos da sua estratégia, e não estamos falando de algo como “vender mais imóveis”, pois esse é sempre o objetivo.

Estabeleça metas cujo progresso você consiga acompanhar e dê a elas prazos específicos. Alguns exemplos são:

  • aumentar em 10% o número de leads gerados nos próximos 3 meses;
  • alcançar a marca de 2 mil fãs no Facebook até o próximo trimestre;
  • conseguir 50 novos assinantes para a newsletter a cada mês.

Fazendo isso, você estará seguindo um princípio importante da definição de metas, que é dividir um grande objetivo em tarefas menores.

2. Conheça seus clientes melhor do que ninguém

Não tente fazer como a maioria, que costuma desconsiderar as necessidades do público em favor de interesses próprios.

O marketing de conteúdo só dá certo quando é feito pensando em personas, que são representações do cliente ideal. Crie uma persona e faça tudo pensando nela.

Dessa forma, todo o seu conteúdo vai ser relevante e sua audiência vai sentir confiança nas recomendações e (quando chegar a hora certa) ofertas de imóveis que fizer.

3. Prepare diferentes canais digitais

Existem vários canais digitais que você pode usar ao montar sua estratégia de marketing de conteúdo. Qual deles escolher? Em vez de pensar em apenas um, vale a pena preparar vários, que são:

4. Garimpe ferramentas relevantes

O mesmo princípio dos canais digitais vale para as ferramentas que você vai usar. Para cada tarefa a realizar, existem várias ferramentas — tanto gratuitas quanto pagas — que facilitarão muito a sua vida.

O nível das ferramentas escolhidas vai depender de quantos recursos precisa para ter os resultados desejados e de quanto você pode investir. Veja algumas:

5. Diversifique seu conteúdo

Quem pensa que apostar no marketing de conteúdo significa produzir sempre os mesmos tipos de blog post acaba desperdiçando ótimas oportunidades de engajar o público por diversificar os formatos.

Está sem ideias do que publicar?

Sem problemas, fizemos um post com nada menos que 39 formatos de conteúdo para alavancar a sua estratégia!

6. Aproveite suas conexões atuais

Quem disse que fazer marketing de conteúdo para mercado imobiliário significa começar do 0?

Use suas conexões atuais com parceiros estratégicos, clientes antigos e todos que puderem te ajudar a espalhar seu conteúdo.

Isso permite que você misture as novas estratégias online com ações offline que já estava acostumado a realizar.

7. Aprenda a acompanhar métricas

Acompanhar métricas é o que vai permitir a você saber o que está funcionando na estratégia ou não, e fazer os ajustes necessários.

Novamente, você precisará de ferramentas adequadas, sendo a mais comum o Google Analytics.

Se resolver usar mídia paga para impulsionar mais o alcance do seu conteúdo, também pode aproveitar os relatórios das plataformas que usar, como o Facebook Insights.

Mas não se contente apenas em ter as ferramentas certas em mãos. Aprenda a usá-las e faça um acompanhamento preciso do seu progresso.

Agora que você já sabe o potencial do marketing de conteúdo para mercado imobiliário, não perca tempo para seguir as dicas que viu aqui.

É uma estratégia relativamente simples de implementar e, com disciplina e planejamento adequados, vai trazer ótimo retorno para o seu investimento.

Um dos benefícios do marketing de conteúdo é aumentar a geração de leads, e você vai precisar de uma forma de organizá-los.

Baixe agora o nosso guia de gestão de leads e resolva esse problema de maneira simples!

Gestão de leads ebook

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo