o que é marketing de influência

O que é Marketing de Influência e como ele pode ajudar a sua estratégia digital?

Saiba por que o Marketing de Influência tem ganhado a aprovação dos profissionais da área ao redor do mundo e como ele pode ajudar a trazer resultados satisfatórios quando aplicado à sua estratégia digital!

Na era do Marketing Digital, com todas as redes sociais, blogs e outras formas de produzir conteúdo, as pessoas que possuem muitos seguidores desempenham um papel de grande influência na tomada de decisões de compra daqueles que as seguem.

Pensando nisso, profissionais de marketing começaram a apostar no trabalho integrado com essas pessoas influentes para veicular informações a favor de suas marcas por meio do Marketing de Influência.

O que é Marketing de Influência?

Marketing de Influência, ou Influencer Marketing, diz respeito a uma estratégia de marketing digital envolvendo produtores de conteúdo independentes com influência sobre grandes públicos extremamente engajados.

O objetivo de trabalhar com esses produtores de conteúdo, conhecidos como influenciadores digitais, é criar uma ponte entre sua marca e o público influenciado por eles, impactando positivamente na sua estratégia de marketing digital.

Adquirir novos clientes, gerar valor e confiança para sua marca, reter clientes já existentes e influenciar na decisão de compra de um público específico se torna mais fácil quando essas pessoas já confiam e se identificam com algum influenciador e se sentem mais “próximos” dele.

Através dessa identificação do público com o influenciador, as marcas encontram uma oportunidade de estabelecer parcerias com eles para que utilizem, apresentem e divulguem seus produtos e serviços.

Quem são os “Influencers”?

Influencers, ou influenciadores digitais, são pessoas presentes em redes sociais e outros veículos de troca de informação no meio digital que possuem um grande volume de pessoas engajadas com seu conteúdo (números que chegam a milhões de seguidores) e alto poder de influência sobre elas.

Existem influenciadores dos mais diferentes tipos de segmentos, como: moda, empreendedorismo, estética, humor, educação, entre outros.

No Brasil, podemos citar Whindersson Nunes como um exemplo de influenciador digital.

marketing de influência influencer

Trabalhando com produção de vídeos de humor e entretenimento no YouTube desde 2013, possui números massivos de inscritos que o acompanham fielmente em seu canal, que está entre os top 10 maiores do país, e em outras redes sociais como o Instagram, onde possui mais de 24 milhões de seguidores.

exemplo de marketing de influência

Marcas a procura de aumentar sua clientela e consolidar seu próprio público oferecem permutas, pagamentos por divulgação e diferentes outros tipos de parcerias com influenciadores como Whindersson, caso estes se relacionem bem com o seu segmento de mercado e com o tipo de conteúdo produzido por eles.

Infográfico sobre Influenciadores Digitais

Por que investir em Marketing de Influência?

Utilizar o Marketing de Influência na sua estratégia digital é transmitir, através de uma voz reconhecida, admirada e detentora de confiança, informações que influenciam na jornada de compra (aprendizado, reconhecimento, consideração e decisão) de um grande número de pessoas de forma a favorecer sua marca.

Investir nesse tipo de estratégia tem gerado resultados muito positivos para as empresas, principalmente pelo fato de poderem segmentar suas ações, escolhendo que tipo de público atingir e influenciadores com o perfil próximo ao da empresa.

Confira mais alguns motivos para investir nessa estratégia:

Acessibilidade

Não é necessário ter um orçamento enorme para trabalhar com Marketing de Influência nem ter vínculo com agências de publicidade. Você pode entrar em contato diretamente com os influenciadores.

Além disso, existem influenciadores de diferentes nichos, quantidade de seguidores e que trabalham com formas de negociação também diferentes. Basta procurar aquele que melhor se adequa ao seu público e orçamento.

Para encontrar influenciadores no segmento da sua marca, basta estar presente nos canais digitais e entender onde estão seus clientes, qual tipo de conteúdo eles consomem e quem são os influenciadores acompanhados por eles.

Resultados reais

De acordo com uma pesquisa realizada pelo marketplace de influencers Tomoson, 51% dos profissionais de marketing que utilizam o Marketing de Influência afirmam que esse método pode trazer clientes mais qualificados para se tornarem consumidores da sua marca.

Além disso, os profissionais que participaram da pesquisa se mostraram satisfeitos com o ROI do trabalho com influencers  — foram apontadas receitas de, em média, US$ 6,50 para cada dólar investido — onde a maioria dos entrevistados teve resultados sólidos contra apenas 18% que afirmam não ter gerado receita com o método.

receita gasta em marketing de influência

Gráfico: Receita por US$ 1 gasto em Marketing de Influência. Fonte: Tomoson

Devido aos bons resultados da estratégia, 59% dos participantes da pesquisa planejam aumentar seus orçamentos destinados a Marketing de Influência nos próximos 12 meses.

Busca Orgânica x Marketing de Influência

Como método de aquisição de clientes, o Marketing de Influência é visto por profissionais que já o utilizam como um canal de mais rápido crescimento e maior rentabilidade que outros canais como busca orgânica e email.

Ainda na pesquisa realizada pela Tomoson, 22% dos participantes apontaram o Marketing de Influência como o método mais rápido de aumento de aquisição de clientes, contra 17% que citaram a busca orgânica.

Gráfico: Canais de aquisição de clientes de forma rápida. Fonte: Tomoson.

Confiança

Quando você precisa comprar um produto e decidir por uma marca, é comum que busque por informações sobre a eficácia daquele produto e opiniões de pessoas que já tiveram experiências com ele.

Você confiaria mais naquilo que a marca diz ser verdade sobre o próprio produto ou no que um amigo ou alguém que você acompanha na internet diz sobre ele?

Pois é.

A sensação de proximidade que os seguidores têm de seus influenciadores faz com que as informações que eles veiculam sobre determinadas marcas e produtos pareçam mais confiáveis.

Dessa forma, é mais provável que alguém decida por optar pelo produto ou serviço indicado por alguém que, para ela, tem credibilidade.

O próprio consumidor pode, também, passar a desempenhar um papel de promotor da marca para sua rede de contatos, mesmo que em menor escala, devido à confiança depositada na informação que recebeu de um influenciador.

Como aplicar o Marketing de Influência em seu negócio

1 – Tenha objetivos claros

Inicialmente, coloque no papel: qual o principal objetivo que seu time de marketing está tentando alcançar?

Sua marca quer divulgar um produto? Gerar leads? Reforçar seu branding?

Tendo clareza do objetivo desejado, pense:

  • Como o trabalho em conjunto com um influenciador te deixaria mais próximo de alcançar esse objetivo?
  • Qual o orçamento disponível?
  • Como sua empresa pensa em trabalhar essa parceria?
  • Qual nicho de mercado você deseja atingir?

Tenha em mente também que, como comentamos, os influenciadores estão presentes em nichos de diversos tipos e tamanhos e escalam facilmente o alcance daquilo que veiculam. Além disso, trabalham com diferentes formas de parcerias e monetização de seu trabalho.

Por isso, tenha clareza do que seu time de marketing deseja trabalhar junto a eles.

kit de geração de leads

2 – Conheça seu público

Tenha bem definido quem é a sua persona. Além disso, é interessante conhecer mais a fundo quais são os hábitos dela e o tipo de conteúdo digital que ela consome.

Se você ainda não tem uma persona definida, saiba que é uma peça-chave na hora de estruturar uma estratégia de marketing digital. Aprenda tudo que precisa sobre esse conceito e construa a sua com ajuda do Guia Definitivo sobre Persona da Rock Content.

Tendo sua persona bem definida, basta se aprofundar no conhecimento sobre o comportamento dela.

Converse com clientes para entender melhor quais os canais digitais que eles mais utilizam, quem são os influenciadores que eles acompanham, o que influencia na tomada de decisão de compra por parte deles.

É importante conhecer seu público para saber como alcançá-lo, nutri-lo e estabelecer um bom relacionamento dele com sua marca, trabalhando com os influenciadores corretos.

3 – Encontre os influenciadores corretos

Trabalhar com um influenciador baseando-se apenas no número gigante de seguidores que ele possui pode ser pouco efetivo para sua estratégia.

Tendo em mente quem sua marca deseja atingir, o próximo passo é buscar por influenciadores que tenham um público parecido ou igual ao seu.

Além disso, é importante se atentar a detalhes como a linguagem que ele se comunica (se faz sentido com a linguagem que sua marca usa), a impressão que ele passa e se contratá-lo está dentro do seu orçamento.

É importante, também, atentar-se aos veículos utilizados pelo influenciador e se coincidem com os que seu público está presente.

Ferramentas como NinjaOutreach e Buzzsumo são utilizadas para buscar influencers de diferentes canais através de palavras-chave.

4 – Planeje suas ações em conjunto com os influenciadores

Após encontrar o influenciador ideal para sua estratégia, basta entrar em contato com ele para conversar sobre a contratação e como a ação será realizada.

Caso o influenciador concorde em trabalhar com a sua marca, formalize o acordo por meio de um contrato e estruture a ação em conjunto com ele, alinhando expectativas e detalhes relevantes como o tempo de veiculação e exigências de exclusividade.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o Marketing de Influência? Então confira também o nosso conteúdo completo sobre como construir defensores para sua marca por meio de conteúdo!

Ebook: Marketing de Defensores

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo