logo do facebook

Aprenda como fazer marketing no Facebook e tornar sua empresa um destaque nesta rede!

Você sabe como fazer marketing no Facebook? Confira nosso guia para iniciantes e tenha sucesso na maior rede social do mundo!

Se você está lendo este post, provavelmente já cansou de ouvir falar sobre o quanto é importante ter uma presença forte nas redes sociais.

E isso não poderia ser mais exato! As redes sociais são parte fundamental de uma estratégia digital de sucesso, na qual a empresa é capaz de conversar e de se aproximar do seu público de forma natural.

No meio de tantas redes sociais que podem ser usadas como canal de marketing, fica até difícil escolher em quais marcar presença. Exceto por uma: o Facebook.

A fama do Facebook é tão grande que já rendeu até filme em Hollywood. Então, vale a pena aprender como e por que fazer marketing no Facebook, não acha? É isso que vou te mostrar a seguir!

Neste post, você vai ver:

  • por que fazer marketing no Facebook;
  • 6 vantagens do Facebook para o seu negócio;
  • é preciso pagar para ter sucesso no Facebook?
  • 8 táticas úteis de marketing no Facebook que você precisa aplicar.

Preparado? Então vamos lá!

Por que fazer marketing no Facebook?

É verdade que o Facebook é o queridinho entre as redes sociais, mas seguir a maioria não é exatamente um motivo aceitável para tomar decisões de marketing.

É preciso pensar no porquê de tanto sucesso, e a realidade é que motivos não faltam.

Uma empresa com tantos anunciantes (de pequenos negócios até marcas bilionárias) que se preocupam em criar ações criativas e interessantes não consegue isso por acaso.

Alguns dos principais motivos pelos quais vale a pena fazer marketing no Facebook são:

Alcance gigantesco

Um dos critérios que pesam bastante na hora de decidir por um investimento de marketing está relacionado ao alcance da mensagem.

Nesse sentido, o Facebook passa com louvor: são mais de 1 bilhão de pessoas que usam a rede social todos os dias!

E note o fato de que esse não é o número de inscritos, mas de usuários ativos. Ou seja, a sua persona dificilmente não está no Facebook. Pode criar sua página sem medo!

Poder de segmentação

Em meio a um público tão grande, será que não existe o risco de as suas postagens serem vistas por pessoas que não têm o menor interesse nelas?

Isso seria um enorme problema, que não acontece por conta do alto poder de segmentação do Facebook. Em outras palavras, você consegue escolher qual é o tipo de público que vai ser impactado pelas suas publicações.

Escalabilidade

É possível começar aos poucos e, conforme entender melhor as ferramentas que tem à disposição, aumentar o tempo gasto com a produção de conteúdo, frequência de postagens e até o orçamento gasto em anúncios.

Essa facilidade de escalar é ideal para quem não deseja entrar de cabeça logo de início, mas prefere ter noção de como a rede funciona e quais benefícios pode trazer.

Resultados reais

Qual será o seu objetivo de fazer marketing no Facebook? Gerar leads, realizar vendas, conseguir downloads para o seu app? Seja qual for a meta, ela pode ser alcançada.

O Facebook não é uma ferramenta que serve só para chamar a atenção das pessoas, mas conta com funcionalidades que prezam pela conversão. Por aproveitá-las bem, você poderá ter resultados reais e tangíveis.

6 vantagens do Facebook para o seu negócio

Uma das grandes vantagens do Facebook é que, com o passar dos anos, a empresa conseguiu gerar valor de forma contínua para o público.

Isso manteve o crescimento da base de usuários e, no caso das empresas, criou um ecossistema de negócios muito ativo, que abriga um verdadeiro mercado digital próprio.

Diante disso, a rede se mostrou uma das mais ativas em criar recursos e ferramentas de negócios para permitir às marcas presentes nela ter melhores resultados.

Conheça alguns desses recursos que podem ser usados na sua estratégia:

1. Graph search

Não vamos entrar em muitos detalhes sobre o que é o Graph Search agora (até porque já fizemos isso neste post).

Mas um resumo básico é que se trata de uma forma de busca mais inteligente, na qual os resultados aparecem de acordo com as experiências anteriores do usuário e o que é mais relevante para ele.

Marcas que interagem com os usuários de forma mais natural se tornam mais relevantes e passam a aparecer com maior frequência nos resultados de busca do Graph Search.

2. Customização das páginas

Existem muitas opções de customização disponíveis para as páginas do Facebook. Afinal, são tantos tipos de negócios cadastrados, e o site precisa atender a necessidades específicas de todos eles.

Além disso, existem recursos que se adaptam de acordo com a sua escolha, como os botões de conversão que ficam evidentes para o público.

3. Chat em tempo real

O chat, tão comum nas conversas entre amigos e conhecidos, também está disponível para as empresas. Com isso, é possível usar o Facebook como canal de atendimento ao cliente.

Muitos negócios o usam para receber pedidos e encomendas ou prestar suporte, de forma que esse pode ser mais um atrativo do Facebook para se comunicar com seus seguidores e clientes de forma direta.

4. Plataforma de vídeos

O Facebook vem investindo cada vez mais em criar formas para as marcas criarem e distribuírem vídeos dentro do site pelo simples fato de ter percebido o alto índice de engajamento dos usuários com esse formato de conteúdo.

Por isso, surgiram os vídeos nativos e, mais recentemente, foi lançada a plataforma Watch. Isso indica um interesse cada vez maior da rede em se tornar ponto de referência para vídeos, como hoje é o caso do YouTube.

5. Recursos para incorporar no seu site

Botões de curtir, widgets para incorporar no seu site e contadores de compartilhamento por artigo publicado no blog são algumas ferramentas à disposição para promover a página.

Tudo isso ajuda a espalhar o alcance da marca de forma simples e sem grande esforço, nos canais digitais que a sua empresa já usa.

6. Diversas opções de anúncios

Além de tudo isso, o Facebook conta com várias opções de anúncios, que servem a diferentes objetivos de negócios e foram feitos pensando em não prejudicar a experiência do usuário.

O orçamento não precisa ser alto demais para investir nesses anúncios, o que facilita testes e experimentos com diferentes formatos para ver qual é melhor.

É preciso pagar para ter sucesso no Facebook?

Há quem diga que, para ter resultados realmente bons no Facebook, é preciso pagar — o que pode assustar alguns empreendedores, especialmente aqueles que não conhecem totalmente o potencial desse canal.

Em anos recentes, uma mudança nas regras de exibição de postagens no Facebook realmente diminuiu o alcance orgânico dos posts de marca.

Ainda assim, seria muito radical dizer que é obrigatório pagar para se dar bem na rede social. Antes, vamos entender melhor como funciona o alcance orgânico e o pago.

Alcance orgânico × alcance pago

Como base, vamos entender o que significam esses 2 termos. Afinal, o que significa alcance orgânico e pago?

  • orgânico: aquele que é conquistado apenas por meio do conteúdo publicado, sem qualquer investimento financeiro;
  • pago: o alcance que vem de anúncios ou de posts impulsionados. Esse tipo de conteúdo atinge mais pessoas, que normalmente não veriam o seu conteúdo.

A grande polêmica em torno do assunto é que o alcance orgânico diminui drasticamente depois de algumas mudanças de algoritmo do Facebook. Isso quer dizer que é preciso pagar para ter sucesso?

Não. Ainda é possível, por meio de várias ações bem planejadas e executadas, ter uma boa base de seguidores sem investir um centavo em anúncios e aumentar o seu alcance orgânico.

Porém, isso não significa que você não deva investir neles. Como assim? Os anúncios foram preparados como uma alternativa flexível de ótimo custo-benefício.

Em outras palavras, o seu orçamento pode começar pequeno e aumentar conforme observar resultados.

As campanhas são altamente segmentadas e podem ser usadas em conjunto com ações orgânicas para acelerar o seu processo de crescimento.

8 táticas úteis de marketing no Facebook que você precisa aplicar

Está convencido de que vale a pena fazer marketing no Facebook? Ótimo! Mas é claro que não deixaríamos você sem uma ajuda para conseguir resultados melhores.

Veja 8 dicas simples que você precisa aplicar desde já para conseguir fãs e, mais do que isso, gerar leads ou vendas a partir da sua página:

1. Complete o seu perfil

A 1ª dica é óbvia, mas importante. Complete o seu perfil, pois a falta de informações que os potenciais clientes consideram relevantes pode ser motivo para buscarem a página de outra empresa.

As informações pedidas estão de acordo com o tipo de página que você decidir criar, e o processo de preenchimento é bem simples e rápido.

2. Participe de grupos

O Facebook conta com muitos grupos de discussão sobre diversos assuntos e com diferentes objetivos.

Enquanto alguns grupos são feitos para trocar e vender produtos, outros têm como alvo trocar ideias e experiências sobre determinados temas.

Encontre grupos que estejam alinhados com o propósito do seu negócio e participe ativamente neles. Essa é uma boa forma de ganhar seguidores e estabelecer autoridade.

3. Invista em anúncios

Já falamos que os anúncios têm, sim, um lugar destacado no Facebook, e não devem ser descartados.

O principal motivo é que eles apresentam resultados satisfatórios, quando feitos da maneira certa e combinados com uma estratégia de conteúdo regular.

Por isso, conheça melhor como funciona o Facebook Ads e comece a investir na plataforma, mesmo que seja aos poucos.

4. Seja regular nas postagens

Regularidade é fundamental para quem faz marketing no Facebook. De nada adianta postar uma enxurrada de conteúdos interessantes em 1 semana e desaparecer pelas próximas 3.

O segredo é elaborar um cronograma de postagens, escolher os melhores horários para publicar, e seguir com o planejado.

Uma boa opção é agendar as postagens, seja usando a funcionalidade do próprio site ou uma ferramenta própria para isso.

5. Use formatos variados de posts

É essencial variar os formatos dos posts a fim de manter um alto nível de engajamento.

Pense um pouco: um site com um volume de informações tão grande circulando a todo momento precisa manter as pessoas interessadas. Isso não seria possível usando apenas 1 ou 2 tipos de posts, concorda?

Por isso, dezenas de formatos podem ser usados, e é bom que você experimente todos eles, até para saber quais desempenham melhor e, portanto, devem ser usados com maior frequência.

6. Promova a sua página para clientes

Não espere que a sua página seja encontrada por acaso, faça questão de promovê-la para quem já é seu cliente e até para desconhecidos. De que forma?

Uma maneira é colocar o endereço da página nos materiais impressos, como cartão de visitas, embalagem de produtos, papel timbrado etc.

Se tiver uma lista de emails, pode usá-la, bem como colocar chamadas à ação em pontos estratégicos do seu site.

7. Estude as páginas de seus concorrentes

As páginas dos seus concorrentes são boa fonte de informação e inspiração para a sua estratégia. Você se beneficia de, no mínimo, 3 maneiras por estudá-las:

  • descobre qual o nível de competição que vai enfrentar;
  • observa os pontos positivos que podem ser aplicados (ou até melhorados) no seu planejamento;
  • analisa erros que devem ser evitados.

8. Aprenda a usar o Facebook Insights

Facebook Insights é a ferramenta de relatórios e estatísticas que está disponível para todas as páginas.

Ele mostra como está o alcance das suas publicações, bem como o índice de engajamento, dados demográficos das pessoas que interagem com o conteúdo e muitas outras informações.

Aprenda a fazer bom uso do Insights e terá uma excelente ferramenta de métricas que ajudarão a melhorar o seu desempenho dia após dia.

A conclusão não poderia ser diferente: fazer marketing no Facebook é uma das melhores opções para a sua marca atrair novos clientes e fidelizar os atuais.

O mais importante agora é entrar em ação, aplicar as dicas mostradas aqui e continuar aprendendo sobre esse incrível canal de marketing.

Por falar em continuar aprendendo, que tal entender como fazer marketing em todas as redes sociais? Aprenda agora mesmo com nosso kit completo.

kit de marketing nas redes sociais