softwares de vendas

Marketing para empresas de tecnologia: estratégias para aplicar e gerar resultados em um mercado cada vez mais competitivo

Existem várias soluções de marketing inovadoras e, em um mercado de tecnologia cada vez mais competitivo, é importante usar o máximo de estratégias. Entenda boas opções para um negócio do ramo.

O ditado “casa de ferreiro, espeto de pau” representa bem a dificuldade de muitas empresas de tecnologia.

Mesmo criando produtos e serviços da mais alta qualidade, muitas não sabem como fazer um bom trabalho de marketing e atrair mais clientes.

A boa notícia é que o marketing para empresas de tecnologia pode ser mais fácil do que em outros segmentos, principalmente se decidirem usar o método ágil, que surgiu no setor de TI.

Além disso, o leque de opções do marketing digital é enorme. Como a área de tecnologia muda rapidamente e precisa de inovações constantes, vale a pena buscar as opções que se sustentam melhor com o passar do tempo.

Outra opção é procurar as tendências e estratégias mais promissoras para o futuro.

Na lista abaixo, você encontra tudo isso. Então, vamos lá!

Conheça as principais estratégias de marketing para empresas de tecnologia

Em meio a tantas estratégias de marketing para empresas de tecnologia, dividimos a nossa lista em 3 categorias.

Entre marketing de conteúdo, ações tradicionais e inovações da transformação digital, escolha quais estratégias seguir:

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é a estratégia mais importante de marketing digital que uma empresa pode realizar.

Pensando no comportamento do consumidor moderno, a produção de conteúdo relevante é o único caminho para estabelecer e manter relações duradouras de negócios, principalmente na área de tecnologia, que demanda um consumo intenso de informações.

Veja quantas estratégias estão envolvidas no marketing de conteúdo bem-feito:

Blog

O blog corporativo é o 1º ativo de marketing no qual uma empresa precisa investir ao iniciar um planejamento de conteúdo.

Por meio dele, é possível educar o público de forma profunda, criar uma audiência fiel e conquistar clientes.

O blog também vai servir como sustentação para as demais estratégias desta lista.

Dica: procure entender que tamanho de conteúdo se encaixa melhor com o seu público e use formatos variados de posts para aumentar o engajamento.

Email marketing

O email marketing é um excelente canal para manter vivo o interesse dos leitores do blog que gostaram do seu conteúdo a ponto de assinar a newsletter.

Muitas empresas mantêm uma newsletter, mas não dedicam tempo suficiente ao email marketing, por criar fluxos de nutrição e se preocupar com a segmentação e com a frequência corretas.

Dica: fique atento ao tamanho ideal do email marketing para aumentar as taxas de conversão.

Redes sociais

As redes sociais são, enquanto canais de marketing, como palcos digitais da sua marca.

Boa parte das interações que acontecem com os fãs e seguidores são vistas por todos.

Isso representa uma grande oportunidade de conquistar novos fãs e clientes que observam o seu bom trabalho nas redes.

É importante manter uma estratégia de conteúdo específica para as redes sociais, e não apenas compartilhar links de qualquer forma, mesmo que pareçam interessantes.

Dica: uma ferramenta de gestão de redes sociais é essencial para organizar a sua presença em várias redes ao mesmo tempo com eficiência.

Vídeos

O uso de vídeos só aumenta, e não é à toa que é considerado por muitos como o marketing do futuro.

As pessoas amam conteúdo multimídia, que gera grande engajamento e promove vendas.

Há muitos tipos de conteúdo em vídeo que você pode produzir.

Por exemplo:

  • screencasts;
  • webinars;
  • videoaulas.

Dica: não se limite a ter um canal no YouTube. Poste de forma nativa no seu blog e nas redes sociais para aumentar o engajamento.

Automação de marketing

Por meio da automação de marketing, é possível gerenciar uma grande quantidade de leads com extrema precisão, conduzindo-os pelo funil de vendas com sucesso e sem perder tempo.

De nada adianta criar conteúdo valioso para cada etapa da jornada de compra se não for possível distribuí-lo igualmente por toda a sua base de leads com a personalização necessária.

Dica: escolha uma ferramenta de automação adequada, como o RD Station ou a HubSpot, para fazer o trabalho de maneira completa.

Ações inbound

Quem disse que ações tradicionais de Inbound não podem ser inovadoras e trazer resultados positivos para uma empresa de tecnologia?

Pensando nisso, continuamos nossa lista com algumas ações que já são usadas há tempos, e merecem continuar em cena:

SEO

O sucesso no marketing de conteúdo depende do tráfego gerado, e o Google tem um poder de direcionar tráfego que não deve ser ignorado por quem investe no marketing digital. Por isso, é fundamental fazer um bom trabalho de SEO.

Acompanhe as mudanças de algoritmo, os fatores de ranqueamento mais relevantes e garanta que seu site esteja de acordo com eles.

Dica: o mobile já dominou o mundo. O suporte a dispositivos móveis é um dos fatores de SEO mais importantes hoje e para os anos a frente.

Eventos

Eventos e feiras presenciais saem um pouco da esfera do marketing digital, mas isso não quer dizer que não tenham grande utilidade para a sua marca.

Eventos oferecem o ambiente perfeito para fazer networking e estabelecer parcerias, além de gerar leads e fechar vendas importantes.

Dica: procure palestrar ou apresentar estandes em eventos, isso ajuda a estabelecer autoridade no mercado.

Pesquisas

Realizar e divulgar pesquisas sobre o setor de tecnologia é, certamente, um modo eficaz de se estabelecer como referência no mercado.

Além de ajudar a sua persona, tais pesquisas também serão importantes para fortalecer a sua própria estratégia de marketing, com insights poderosos.

Há muitas ferramentas disponíveis para realizar boas pesquisas com seu público, como o Typeform e o Opinion Box.

Dica: lance suas pesquisas como materiais ricos (ebooks, webinars, whitepapers etc.) para gerar leads com elas.

Mídia paga

A mídia paga, ou seja, os anúncios patrocinados nos mecanismos de busca e nas redes sociais, continua evoluindo para gerar resultados melhores tanto para anunciantes quanto para consumidores.

A segmentação e o direcionamento que as principais ferramentas de anúncios oferecem fazem com que mais pessoas entrem em contato com a sua marca e até comprem seus produtos diretamente, com bom custo-benefício.

Dica: explore ao máximo as opções de segmentação e de públicos personalizados do Facebook Ads para direcionar as campanhas a pessoas que já conhecem a sua marca.

Programas de recomendações

Um projeto de marketing bem elaborado não considera apenas as vendas imediatas, mas leva em conta o que pode ser feito para reter clientes e transformá-los em defensores da marca.

Um dos fatores que motiva os clientes a recomendar uma marca a outros é receber alguma recompensa por isso. Programas de recomendação atendem a esse requisito e podem ser muito lucrativos.

Como elaborar um bom programa de recomendações? Em primeiro lugar, pense no que vai oferecer como recompensa. Nem sempre a melhor escolha é oferecer dinheiro.

Empresas de tecnologia como a Yahoo! e o Dropbox ofereceram opções de upgrade de seus produtos e conseguiram muitas indicações com isso.

Dica: há diversos softwares voltados apenas para criar programas de recomendação. Se quiser facilitar o processo de implementação, pode ser uma boa ideia pesquisar as opções no mercado.

Inovações da transformação digital

A transformação digital chegou a todo vapor e trouxe consigo inovações incríveis a serviço do marketing.

Muitas delas já fazem parte do repertório de táticas da maioria das empresas, enquanto outras ainda apresentam um grande campo para a inovação.

Aprenda mais sobre elas:

Inteligência artificial

A inteligência artificial já é um conceito popular no mercado digital.

Hoje em dia, há produtos e serviços de todos os tipos baseados nessa tecnologia.

Mas o que dizer do marketing?

Entre os melhores usos da inteligência artificial no marketing, podemos destacar a possibilidade de prever o comportamento do consumidor e a automação do atendimento e da presença nas redes sociais.

Dica: o machine learning é uma das vertentes da IA que promete revolucionar o marketing digital. Fique atento às soluções que estão sendo desenvolvidas nesse sentido.

Internet das Coisas

O marketing digital já não se resume mais a interagir com possíveis clientes por meio de computadores ou dispositivos móveis comuns, como tablets e smartphones.

Com a chegada da Internet das Coisas, é possível criar redes entre dispositivos vestíveis, aparelhos domésticos e uma série de outros objetos.

Isso permite coletar um volume muito maior de informações sobre os clientes, o que ajuda a criar personas melhores e construir estratégias integradas de marketing que engajam de mais completa.

Dica: se ainda não puder desenvolver soluções voltadas para a Internet das Coisas, eduque a sua persona sobre o assunto, preparando o terreno para produtos e serviços futuros.

Realidade virtual

Já pensou na possibilidade de criar experiências de marketing tão imersivas que são capazes de transportar sua persona para qualquer lugar do planeta — ou para outros planetas?

O marketing de realidade virtual explora os sentidos de forma completamente diferente do que estamos acostumados hoje.

Algumas opções para aplicar a realidade virtual no marketing são cardboards, apps de realidade aumentada e vídeos 360 graus.

Dica: realidade virtual não se sustenta sem conteúdo. Por isso, planeje o que vai falar e como fazer bom uso dos recursos da RV para passar a ideia de forma convincente.

Fazer marketing para empresas de tecnologia não se resume a escolher uma série de estratégias.

Apesar de todas as táticas mostradas aqui serem boas para gerar leads e vendas, não se esqueça de caprichar na execução e acompanhar de perto os resultados de cada uma.

Quer saber mais sobre como aplicar essas estratégias na sua empresa?

Baixe agora o nosso ebook sobre transformação digital e marketing!

Transformação digital e marketing

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo