Marketing para hotéis

Entenda como fazer marketing para hotéis e atrair mais hóspedes em 9 passos

Quer garantir quartos cheios o ano todo? Entenda como fazer um bom marketing para seu hotel e encantar hóspedes.

Ter os quartos cheios durante o ano todo é o sonho de todo hoteleiro. Mas não é tão fácil conseguir isso, não é mesmo?

Apesar de viajar ser um dos desejos mais demonstrados por várias pessoas, não existe nenhum destino ou hotel que será sempre o preferido.

Cada vez mais os viajantes estão procurando por referências online para conhecer as melhores opções de hospedagem e ver conselhos de outras pessoas.

Para se tornar referência de mercado e o desejo dos hóspedes é necessário investir em estratégias de marketing digital. Estar online deixou de ser opção.

A boa notícia é que hotéis e pousadas têm grande potencial de crescer e diversificar seus negócios através do marketing digital.

Neste post você vai encontrar dicas de marketing para hotéis e pousadas que querem conquistar mais hóspedes.

Confira!

Marketing para hotéis: como fazer?

Antes de mostrar ações de marketing para seu hotel, é importante que você preste atenção em alguns princípios básicos que serão a base para que seu plano dê certo!

Invista no mais importante: qualidade

A primeira dica é: foque no básico e primordial, que é a qualidade do seu hotel.

Nenhuma estratégia de marketing funcionará caso o seu serviço não seja compatível com a propaganda que você faz dele.

Um bom produto é necessário para uma boa estratégia de marketing. Por isso, garanta que seu hotel tenha qualidade, conforto, limpeza, bom serviço e tudo que possa agregar a experiência dele.

Outro fator importante para a qualidade do seu hotel é garantir que ele corresponda às expectativas da sua persona, ou seja, do seu hóspede ideal.

Isso garante a satisfação e potencial fidelização de clientes, além de torná-los potenciais propagadores da sua marca.

Seja singular

Faça a sua hospedagem ter alguma singularidade, seja ela lençóis coloridos, quartos com uma vista diferente ou um serviço impecável.

Dê um motivo para que as pessoas falem — bem — do seu hotel.

Um hóspede impressionado e satisfeito com certeza é o seu principal marketing: ele irá recomendar o seu negócio. Abordamos tudo sobre marketing de recomendação neste artigo.

Esteja disponível

Atualmente, as pessoas buscam tudo na internet. E isso inclui as viagens que querem fazer e onde se hospedar.

Você deve estar presente para essas pessoas em canais diferentes: tenha um site e um blog, crie seu perfil nas redes sociais e disponibilize canais de comunicação (chats e email, por exemplo).

Mas só isso não basta: você deve garantir que seus potenciais hóspedes te encontrem — ensinaremos como fazer isso na próxima seção do post — e precisa estar disponível para atendê-los online e resolver suas dúvidas.

Plano de marketing para hotéis: aprenda a construir o seu

1. Entenda o poder do branding

Branding nada mais é do que a execução de estratégias para tornar sua marca positivamente reconhecida.

Pense na Coca-Cola: você com certeza já vê o símbolo, lembra dos comerciais de TV e da garrafa.

Pensando em hotéis, podemos usar o exemplo do Four Seasons. Não é necessário pensar muito para lembrar do símbolo ou de tê-lo visto em alguma lista de hotéis preferidos das celebridades, certo?

Tornar seu hotel reconhecido e desejado exige o investimento em estratégias de branding para aumentar a credibilidade da sua marca.

2. Crie um site e um blog

É essencial criar um site para seu hotel ou pousada. O seu site é o seu hotel online: é através dele que seu potencial hóspede vai conhecer seu negócio.

Por isso, invista em um site responsivo, ou seja, faça seu site ser adaptável à todos os formatos de tela. Isso é essencial pelo aumento do uso de smartphones para consultas online.

Apresente o seu hotel: faça um texto de boas-vindas e convide o potencial hóspede a conhecer mais. Encaminhe-o para seções que mostrem tudo que o seu hotel pode oferecer.

Descreva os ambientes, características e serviços oferecidos pelo seu hotel.

Inclua fotos dos quartos, das áreas comuns e da área de lazer. Use fotos de qualidade e que representem a realidade. Uma opção interessante também é incluir um tour virtual, no qual o usuário possa navegar pelo hotel de forma interativa.

Deixe as informações de contato e reserva explícitas. Garanta que email e telefone estejam acessíveis. É interessante oferecer um chat para contato rápido.

Além do site, é essencial criar também um blog para o seu hotel.

É no blog que você vai poder explorar temas relacionados aos seus potenciais hóspedes e que podem fazer com que eles tomem conhecimento do seu negócio. Isso nos leva ao próximo tópico, no qual explicaremos melhor como isso deve ser feito:

3. Invista em Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia em constante crescimento no mundo do marketing digital.

Ele consiste na produção de conteúdos relevantes que potencializam a relação entre empresas e clientes ao entregar valor e gerar uma percepção positiva, resultando em maiores oportunidades de negócio.

Mas como isso pode ser aplicado no seu hotel?

No seu blog, você pode usar conteúdos relevantes para o seu público.

Por exemplo: se o seu hotel fica no Rio de Janeiro, que tal produzir conteúdos como “Os melhores restaurantes para jantar em Copacabana” ou “Conheça 6 passeios inusitados pelo Rio de Janeiro”?

Com certeza isso é algo que uma pessoa que procura por hotéis no Rio de Janeiro também se interessaria.

O segredo aqui é otimizar os conteúdos do seu blog para que eles figurem entre os primeiros resultados das buscas do Google. Isso pode ser feito através de estratégias de SEO (Search Engine Optimization, que em português significa Otimização para Motores de Busca).

A utilidade disso é que sua marca ficará na cabeça do seu potencial hóspede.

Se você oferecer a ele conteúdo de qualidade e que ajude a sanar suas dúvidas, ele terá uma percepção positiva da sua marca e tem mais chances de procurar a sua hospedagem, e não a do seu concorrente.

4. Faça um vídeo institucional

Vídeos são os formatos de conteúdo mais consumidos na internet. Eles são uma forma rápida, dinâmica e facilmente assimilável de passar uma mensagem.

O vídeo institucional tem o objetivo de apresentar um negócio. No caso de hotéis, eles são uma forma de apresentar a estrutura, serviços e valores. Ele deve seguir a estratégia de branding elaborada e deve passar uma mensagem concisa.

Um vídeo bem produzido é capaz de encantar hóspedes em potencial e apresentá-los o valor do seu hotel.

É importante que eles sejam divulgados em seu site e suas redes sociais, que são nosso próximo tema:

5. Use o potencial das redes sociais

É difícil pensar em uma estratégia de divulgação online sem o investimento em redes sociais.

Atualmente cerca de 45% da população brasileira está presente em alguma rede social, sendo a mais usada o Facebook.

O grande segredo do marketing para redes sociais é estar presente naquelas redes que o seu hóspede em potencial está!

Use uma linguagem que combine com o tipo de consumidor que você quer atrair. Identifique seus pontos de interesse e adote em sua estratégia visual e na identidade da marca.

Forneça as informações sobre o hotel de forma clara, de acordo com o que cada rede social permite.

Disponibilize localização, telefone de contato, email e, principalmente, uma linkagem para o site oficial.

É interessante publicar fotos e vídeos que mostrem o local e seus benefícios. Boas redes para isso são o já mencionado Facebook e o Instagram.

Outro elemento fundamental para redes sociais é interagir com sua audiência. Para ter um público engajado, você deve estabelecer uma relação recíproca com sua audiência.

Por isso, tome sempre cuidado em ser acessível e mostrar interesse. Mas como fazer isso?

Faça chamadas interessantes e, quando possível, inclua uma pergunta e estimule a interação.

Quando receber comentários e perguntas, seja na página de forma pública ou via mensagens de forma privada, responda o mais rápido possível.

O Facebook, por exemplo, mostra quanto tempo em média uma página demora a responder o s usuários, e isso pode ser um estímulo para que seus potenciais hóspedes entrem ou não em contato com você.

6. Use os anúncios para hotéis do Google AdWords

O Adwords para hotéis é um formato que permite que hotéis e pousadas (ou qualquer tipo de hospedagem) apareçam em uma seção destacada entre os resultados da busca.

Google Adwords para hotéis

Isso torna a sua hospedagem mais visível e aumenta as chances de usuários que estão procurando um local para ficar te encontrarem.

Os componentes do anúncio são:

  • avaliação do hotel;
  • uma imagem do hotel;
  • o preço médio da diária.

Além disso, ao clicar em um anúncio, o usuário tem mais informações sobre o hotel em questão, como endereço, telefone de contato, disponibilidade de acomodação naquela data e mais fotos e avaliações detalhadas.

Para entender tudo sobre Google Adwords e melhores práticas, leia nosso guia definitivo sobre esse assunto!

7. Valorize as avaliações de hóspedes

É muito comum potenciais hóspedes procurarem por hotéis baseados nas avaliações de outras pessoas que já estiveram no local.

Existem sites específicos para isso, como é o caso do TripAdvisor e do Booking.

O impacto de uma avaliação negativa ou positiva é notável: hotéis bem avaliados têm alta procura, enquanto hotéis como muitas reclamações ficam sem hóspedes.

Para garantir boas avaliações, algumas medidas podem ser tomadas:

  • Investir na qualidade do seu serviço e das instalações

Esse é um ponto já citado e que merece um reforço. A melhor propaganda é sua qualidade, que fará com que os hóspedes deem boas notas e deixem comentários positivos.

  • Usar fotos e vídeos que transmitam a realidade do hotel

Nada de photoshop ou fotos “maquiadas”: isso pode irritar clientes que percebem a discrepância entre o que foi prometido e a realidade.

  • Responder os comentários dos hóspedes, sejam eles positivos ou negativos

Quando seu hóspede deixar um comentário positivo, agradeça e mostre sua satisfação em atendê-lo bem.

Caso o comentário seja negativo, mostre sua preocupação em entender as dores e inconvenientes que seu hóspede enfrentou e use as críticas para identificar pontos de melhoria no seu hotel.

Mostre para seu hóspede que a opinião dele é importante e que você está trabalhando para melhorar o seu serviço.

Observe essas exemplos de avaliações do TripAdvisor de hotéis distintos e perceba como essas dicas fazem sentido:

Exemplo #1:

Avaliação negativa sobre hotel

O título da avaliação já assusta quem lê o comentário. Você ficaria em um hotel assim?

Perceba que o usuário reclama da discrepância entre o que foi anunciado e o que ele encontrou na realidade.

Além disso, não houve uma resposta do gerente do hotel, o que pode ser considerado um descaso com o hóspede.

Exemplo #2:

Avaliação mediana sobre hotel

Apesar da nota não ser a melhor (3 estrelas), o título do comentário aponta características positivas do hotel.

No corpo do comentário, o usuário aponta pontos positivos e negativos. O gerente do hotel respondeu o comentário rapidamente, além de agradecer pelo feedback e apontar a importância da opinião do hóspede.

É fácil perceber a diferença entre esses hotéis, não é mesmo?

8. Ofereça descontos

Descontos são sempre uma boa carta na manga. Afinal, ninguém resiste a um desconto, não é mesmo?

É claro que isso não deve ser feito sem uma estratégia bem elaborada. Apesar de descontos serem bons, se você sempre oferecê-los o senso de urgência criado nas pessoas é perdido. Elas entenderão que aquela oportunidade sempre existirá.

Alguns descontos estratégicos que você pode promover são:

  • descontos sazonais: ofereça descontos na baixa temporada ou em datas festivas específicas (um desconto de dia dos pais, por exemplo);
  • descontos relâmpagos: viu que as datas para o fim do mês ainda não estão preenchidas? Uma boa ideia pode ser promover um desconto relâmpago no começo do mês. Essa é uma boa estratégia para datas próximas e, para funcionar, é importante que o desconto seja significativo;
  • descontos para grupos específicos: casais, grupos de idosos e turmas de faculdade são apenas alguns exemplos de públicos que você pode oferecer condições especiais no preço em qualquer época do ano.

Sempre divulgue seus descontos no seu site (para isso você pode usar pode usar pop-ups e banners temporários) e nas redes sociais. Uma boa dica é dar um nome divertido e diferente para essas promoções.

9. Dialogue com influenciadores digitais

Você sabe quem são os influenciadores digitais?

Eles podem ser entendidos como celebridades da web: são reconhecidos no ambiente online, desenvolvem atividades direcionadas para o público desses ambientes e têm uma rede de seguidores influenciável.

Nesse sentido, negociar com influenciadores digitais para a divulgação do seu hotel pode ser positivo para atingir um grande público.

Mas atenção: se você optar por usar essa estratégia, tenha certeza de que a personalidade escolhida tenha uma rede de seguidores compatível com o público do seu hotel. De nada adianta negociar com um influenciador cujo público são adolescentes de 16 anos se você quer atrair casais recém-casados para a sua hospedagem.

Para serviços, a base do seu plano de marketing deve ser sempre a qualidade.

Garantindo isso e aplicando essas estratégias, o potencial do seu hotel para atrair e encantar hóspedes será cada vez maior.

Mas para encantar seus hóspedes, é essencial que você conheça-os e entenda o que eles estão procurando, certo? E isso deve ser feito de forma clara e objetiva, através da construção da persona ideal do seu negócio. Descubra fazer isso em nosso post completo sobre o assunto!

  • Isabela Hatem

    Ótimo conteúdo. Parabéns pelo texto e pelas dicas!