Quem precisa de um mestrado em marketing digital?

Essa é uma pergunta que normalmente um profissional se faz quando tem a consciência de que precisa melhorar sua atuação. Se você está tentando preencher essa lacuna e tem dúvidas se o mestrado em marketing digital é o caminho mais indicado para você, continue lendo este post até o fim.

Afinal, essa é uma dúvida que muitos possuem. Principalmente se já trabalham na área de comunicação e precisam se adaptar ao surgimento das novas mídias. O principal motivo para que isso ocorra, é o fato de que a referência de aprendizado de muitas pessoas ainda está nas universidades.

Porém, neste texto você vai entender que, assim como o marketing digital abriu um mundo de possibilidades de realizar o seu trabalho, a internet também modificou de forma considerável a forma como nos informamos e buscamos nos aprimorar. Por isso, para realizar a melhor escolha, você deve se conscientizar de alguns pontos:

Tenha em mente o que você busca

O primeiro ponto a se pensar aqui é a razão pela qual você busca se formar em marketing digital. Isso vai influenciar diretamente nos próximos passos.

Se você quer ter noções básicas de marketing e se preparar para começar a pensar de forma mais comercial, os cursos mais tradicionais podem ser uma boa pedida para este caso. Neste caso, você terá uma ideia geral da importância do marketing digital e não necessariamente aprenderá as habilidades.

Além disso, não podemos desconsiderar que possuir um diploma de além da graduação é um fator que pesa no momento de contratação. Ou seja, isso ainda tem algum prestígio. Portanto, dependendo do seu setor de atuação, possuir essa qualificação pode ser realmente muito importante.

Por um outro lado, se você já trabalha na área, mas sente que está em defasagem e deseja se atualizar, talvez seja mais interessante você buscar outros recursos, que ensinam de forma mais prática e aplicada. E isso, a maioria das universidades habituais não lhe darão.

Primeiro, porque no mundo em que vivemos as informações se atualizam a cada instante. Os cursos das escolas tradicionais não conseguem acompanhar o ritmo dessas mudanças, por diversos motivos. Há dados que mostram que esse atraso varia de 3 a 5 anos, por exemplo.

Uma forma de analisar se aquela universidade pode lhe atender, é perceber se está conectada com a cultura digital. Se está ativa nas redes sociais, por exemplo. Dar uma olhada nas áreas de atuação dos professores também é uma boa pedida.

Caso eles estejam em setores de marketing digital de grandes empresas na atualidade, existe grandes chances de acrescentar essa experiência às aulas.

Entenda que as referências mudaram

Atualmente, o número de pessoas conectadas à internet é de aproximadamente 3 bilhões de pessoas. Isto representa na prática um crescimento de quase 1000% nos últimos 15 anos. Além disso, as empresas estão reconsiderando a real importância de investir em marketing e tem aumentando o budget para isso. Portanto, cada veze mais têm crescido as oportunidades no setor.

Certamente, mesmo sem ter esses dados, possivelmente você já identificou no dia a dia a necessidade de formar-se em algum tipo de especialização em marketing digital.

Além disso, também já percebeu que não adianta pensar essa realidade com os mesmos olhos de antes, quando você começou a estudar e a trabalhar. O mundo é outro e entender que as transformações no nosso modo de ser são amplas e nos afetam em todas as áreas da vida, é um bom passo para realizar uma boa escolha.

Saiba como funciona o mestrado em marketing digital

Como vimos, é possível atuar nesse mercado sem uma certificação. Porém adquirir algo que valide que você é especialista em assuntos primordiais como SEO, E-mail Marketing, Mídias Sociais, Marketing e Web Analytics é uma grande vantagem e pode abrir portas.

Para o mestrado de marketing digital, você precisará de ter uma graduação para conseguir fazer parte. O intuito maior de um mestrado é aprofundar o que você aprendeu na sua formação em bacharel.

Além disso, essa é uma área que irá atender os profissionais que desejam ingressar em uma carreira acadêmica como pesquisador e também como professor — uma qualificação que somente o mestrado lhe dará.

Como um mestrado funciona

Para fazer parte de um mestrado serão exigidas ainda algumas habilidades  como:

  • passar em um processo de seleção com um bom projeto de pesquisa;
  • ter disponibilidade de tempo para dedicar-se aos estudos além das horas/aula;
  • verificar a possibilidade de bolsas de estudo ou custeio próprio do mestrado;
  • gosto para os estudos e habilidades para realizar pesquisas;
  • interesse por lecionar.

A duração do curso pode variar de instituição para instituição, mas em média é previsto para dois anos. Mas é preciso que se tenha em mente que essa carga horária não necessariamente irá contemplar horas de aula. Mas muito mais um empenho próprio do aluno para leitura, pesquisa, participação em eventos que discutam o assunto etc.

O processo de seleção é mais exigente do que cursos de especialização em geral. Envolve provas de conhecimentos gerais, provas de inglês, entrevistas presenciais e elaboração de projetos de pesquisa. Existem alguns pontos que podem ser destacados para que você tenha êxito nesse processo:

  • leia o edital com bastante seriedade e atente-se para todas as exigências, já que cada instituição tem suas particularidades e maneiras de avaliar;
  • planeje seu projeto com calma e para isso baseie-se em outros projetos já publicados por ex-alunos daquele curso. Isso é importante porque você será capaz de perceber algumas características específicas exigidas por aquele mestrado;
  • pesquise processos seletivos anteriores, eles não costumam mudar muito de um ano para o outro, desta forma, as chances de você estar preparada para o que vier são grandes.

Por fim, para a conclusão da formação será preciso a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com a apresentação e análise dos resultados da pesquisa realizada durante os dois anos de ensino. Esse trabalho é submetido a uma banca de professores que examinarão se o aluno está apto para receber a certificação.

Conheça outras alternativas

Para realizar a melhor escolha, portanto, é primordial que você entenda a conjuntura do que está acontecendo. Não existe um caminho correto, existe apenas aquele que será mais alinhado a seu propósito. Atualmente, por exemplo, é possível aprender qualquer coisa sem a necessidade de intermediários como uma escola ou um professor, por exemplo.

Mesmo assim, se um professor ainda for importante para você, existem importantes e conceituados cursos de especialização no mercado, que podem ser feitos à distância ou não, como os cursos da Universidade Rock Content.

Além do mais, existe uma parcela grande de profissionais que trabalham com marketing digital que aprenderam na prática. Isso porque não existe fórmulas fechadas do que pode ser feito, há inúmeras possibilidades. O que existe são ferramentas e se você se esforçar para aprender o máximo que elas podem lhe dar, você pode se destacar.

Outra alternativa, são os cursos oficiais do próprio Google, por exemplo. Como é interesse deles que a maioria das pessoas utilizam a sua plataforma de anúncios, eles realizam provas de certificação constantemente, além de dar aulas de forma totalmente gratuita.

O Facebook, por outro lado, realiza eventos presenciais gratuitos nas principais capitais do país para que as pessoas possam treinar e aprender como usar os recursos de marketing da plataforma. Ou seja, há muitas possibilidades sendo apresentadas, basta você correr atrás e ficar ligada no que acontece.

Tudo começa por você

Seja qual for o caminho que você escolher, um curso universitário ou uma especialização, ou até mesmo aprender por conta própria, o melhor aliado que poderá ter é você mesmo. Se for realmente de seu interesse e objetivo aprender sobre marketing digital, é possível conseguir com algum esforço.

Esses foram alguns tópicos que consideramos ser essencial para se ter em mente antes de escolher se o mestrado de marketing digital realmente é a melhor opção para você. Se seus objetivos de vida estão alinhados com o propósito dessa formação, vá em frente!

Se este conteúdo foi relevante e você deseja aprofundar melhor em assuntos relacionados a sua carreira, conheça cursos que treinarão verdadeiramente suas habilidades a partir de conhecimentos práticos, conheça melhor a Universidade Rock Content!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo