Meta tags

O que são meta tags e como elas impactam o SEO?

Pensar em SEO vai muito além do conteúdo e envolve entender elementos estruturais da estratégia. Por isso, neste post vamos te mostrar o que são as meta tags e como elas impactam estruturalmente sua estratégia de SEO.

Em um cenário cada vez mais competitivo nos motores de busca, ter uma estratégia consistente de Marketing de Conteúdo e SEO deixou de ser uma opção e passa a ser mandatório.

Assim, é necessário compreender essa estratégia desde seus pilares mais básicos.

Um deles são as meta tags. Apesar de parecer apenas um detalhe, elas podem fazer toda a diferença na sua estratégia.

Neste post, vamos abordar tudo que você precisa saber sobre as metas tags e os respectivos impactos que elas proporcionam às ações de SEO.

Confira!

O Guia de SEO da Rock Content

Aprenda com a empresa especialista do mercado a fazer uma boa estratégia de SEO.


O que são meta tags?

Meta tags são comandos em HTML que descrevem o conteúdo de uma página para os mecanismos de busca, ou seja, fornecem dados como título ou breve resumo sobre o assunto abordado para programas externos — um meio para seu blog ou site conseguir boa qualificação nos buscadores.

Por meio das meta tags também é possível indicar a autoria do responsável pelo desenvolvimento da página. Elas são um meio de passar instruções aos sites de busca.

Elas normalmente não são visíveis aos usuários, mas estão em que ele realizam suas pesquisas.

Elas são dedicadas a prover informações relevantes e dar instruções, então é importante fornecer os dados mais importantes para o buscador, como a palavra-chave, por exemplo.

Quais os benefícios que as meta tags conferem ao SEO?

De forma geral, as meta tags constituem elementos relevantes para as estratégias de SEO de qualquer empresa, já que são importantes para o rankeamento e, portanto, para o fluxo de visitantes para seu site.

Contudo, nem todas elas propiciam resultados efetivos.

Logo, antes de decidir colocá-las em prática é necessário conhecer as funções e características de cada uma delas, dedicando esforços somente às que realmente estão alinhados aos seus propósitos de Search Engine Optimization.

Quais são as principais meta tags para SEO?

Meta description

As meta tags de descrição são responsáveis por tornar uma página da web clicável — os links azuis que aparecem quando você procura alguma informação nos mecanismos de pesquisa. É com base na descrição contida nesse link que o usuário se sentirá motivado a clicar ou não para visitar a página.

Desse modo, elas precisam ser exatas, bem determinadas e que facilitem a localização das informações-chave que usuário procura. Em termos de SEO, é a meta tag de descrição que vai aumentar as chances da sua página ser aberta.

Para tanto, o padrão meta tag de descrição deve atender os limites de tamanho ideal, que geralmente gira em torno de 140 a 300 caracteres.

Também vale ressaltar que a meta description deve ser original: nunca duplique ou copie.

Meta keywords

As meta tags de palavras-chave já foram muito utilizadas há alguns anos com o objetivo de ajudar o site de busca interpretar a relevância dos conteúdos publicados na web, pois seus algoritmos tinham dificuldade de realizar essa análise de forma eficiente.

Contudo, os webmasters perceberam que era possível alcançar um bom ranqueamento ao incluir em diversas palavras-chaves nos materiais dos seus sites, pouco importando se elas guardavam alguma relação lógica com a essência do conteúdo.

Em virtude disso, as meta keywords deixaram de ser consideradas pelos mecanismos de busca, pois direcionavam os usuários a páginas que não tinha relação com o objeto da pesquisa. Além disso, elas nunca são exibidas a quem está pesquisando, então não justifica o Google utilizá-las.

Hoje, as meta keywords são muito úteis para descobrir as palavras-chaves que os principais concorrentes empregaram para otimizar seus respectivos sites.

Title tag

Dentre todas os tipos de meta tags, a title tag (também conhecida como SEO title) é essencial para sua estratégia de SEO — elas impactam diretamente nas classificações das pesquisas e, ao contrário de outras meta tags, também estão visíveis para usuário. Isso torna mais fácil que eles encontrem o que realmente estão procurando.

As meta tags de título, via de regra, são exibidas no título do resultado de busca, que aparecem na cor azul.

Se você deseja rankear para uma palavra-chave específica no Google, é importante ter uma página específica e criar title tags exclusivas para cada uma delas.

Além disso, é fundamental que as tags de título seja bem redigida, pois ainda que bem posicionadas, elas podem receber poucos cliques. Acompanhe algumas das boas práticas para a title tag:

  • evitar a repetição da palavra-chave mais de uma vez no título;
  • evitar o uso forçado das palavras-chave;
  • usar entre 50 e 68 caracteres;
  • colocar a palavra-chave selecionada para página no início do título;
  • não utilizar o nome da empresa no início dos títulos dentre outros.

Meta robots

Com as meta tags robots você tem a possibilidade de indicar aos mecanismos de pesquisa o que deseja que eles façam com a sua página. Comandos como:

  • Index/Noindex: Assinala o seu intuito de mostrar sua página nos resultados das pesquisas ou não;
  • Follow/Nofolow: Informa o que os mecanismos de busca devem fazer com os links das páginas — se devem confiar e segui-las ou não;
  • Noarchive: Orienta o Google a não exibir aversão cache da página;
  • Nosnippet: instrui o site de busca a não exibir em seus resultados a descrição da página.

As meta tags são um importante instrumento para o rankeamento, na medida em que tornam mais compreensível o entendimento do buscador sobre o conteúdo de suas páginas.

Se você gostou deste post e quer continuar aprendendo mais sobre conteúdo e SEO, confira nosso ebook dos primeiros passos em Marketing de Conteúdo!

marketing de conteudo primeiros passos

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo