Micro-Momentos

Micro-Momentos: entenda o que são e como podem ser usados no marketing

Você sabe o que são Micro-Momentos? Esse conceito pensado pelo Google para marcas e consumidores é uma revolução na forma de pensar o conteúdo. Entenda!

Existem momentos em que os consumidores têm uma grande necessidade de fazer uma busca na internet.

Nesses Micro-Momentos, quando precisam de uma informação ou de uma explicação, as marcas que aparecem têm a oportunidade decisiva de causar um impacto positivo.

Preparamos este post para que você entenda exatamente o que são os Micro-Momentos, por que eles são tão importantes para a relação entre a marca e os consumidores e como eles podem ser úteis como ferramentas de marketing.

Acompanhe!

O que são Micro-Momentos?

Os Micro-Momentos têm relação com o fato de estarmos cada vez mais conectados, com a massificação dos smartphones e com as mudanças no comportamento do consumidor nos últimos anos.

Durante a jornada de compra, as pessoas usam ferramentas de comparação de preços, pesquisam a reputação das empresas, buscam informações sobre a qualidade dos produtos e serviços e tomam diversas outras ações que envolvem um mecanismo de busca como o Google.

E é justamente em momentos-chave como esses — os Micro-Momentos — que os usuários demonstram uma intenção e que revelam o quão distantes eles estão de uma decisão de compra.

Nesse contexto, o Google estabeleceu que existem 4 tipos de micro momentos:

  • eu quero saber;
  • eu quero ir;
  • eu quero fazer; e
  • eu quero comprar.

Vamos entender o que cada um deles quer dizer.

Momento “eu quero saber”

Esse momento é quando o usuário deseja saber mais sobre algo que ele viu na TV, um assunto do qual um amigo falou ou ainda sobre um novo produto que ele viu anunciado enquanto navegava em um grande portal da internet.

Esses são apenas alguns exemplos de Micro-Momentos em que o consumidor está buscando mais informação — o que não necessariamente indica que ele pretende tomar uma decisão de compra.

Momento “eu quero ir”

O Micro-Momento “eu quero ir” se refere à intenção de chegar a algum lugar, seja pesquisando pelo endereço do local ou utilizando serviços de geolocalização para indicar o caminho até o destino desejado.

Também é o caso de buscas por estabelecimento nos arredores de onde o usuário está, como indicações de restaurantes ou supermercados próximos.

Devido à grande relevância do fator localização, é aqui que as empresas conseguem resultados ainda melhores se alinharem os seus conhecimentos sobre esse micro momento com estratégias de marketing local.

Momento “eu quero fazer”

Quando queremos aprender a criar alguma coisa, é bastante prático pesquisarmos no Google como fazer aquilo e procurarmos pela solução mais simples e com as melhores explicações.

Em momentos em que não temos a quem pedir ajuda, acabamos buscando na internet como fazer um furo na parede, como instalar a impressora, como fazer uma lasanha e muito mais.

Vale destacar que, para esse tipo de Micro-Momento, a quantidade de resultados no formato de vídeo é considerável.

Em vez de disponibilizarem páginas apenas com textos e imagens, sites que produzem conteúdo de qualidade e oferecem dicas práticas para os seus visitantes (portais de receitas ou de “faça você mesmo”, por exemplo) costumam publicar vídeos para engajar e de fato ensinar os seus usuários.

Momento “eu quero comprar”

Aqui, é quando o usuário faz uma busca que revela a intenção de compra. Ela normalmente contém o nome do produto ou serviço e aponta o quão decidida a pessoa está, conforme a especificidade dos termos da pesquisa.

Por exemplo:

Quando alguém busca por “cadeira para escritório”, pode ser que esteja à procura de informações sobre os tipos de cadeira que pode adquirir para o trabalho.

Porém, a busca “cadeira presidente reclinável com apoio” mostra que ele tem interesse nesse tipo de móvel e muito provavelmente pretende comprar um.

Por que eles significam uma forma de repensar a relação consumidor—marca?

Já vimos que os Micro-Momentos são decisivos para as marcas impactarem os consumidores.

Mas por que isso acontece?

Um dos principais motivos é que eles são ótimas oportunidades de formar as preferências dos usuários e influenciar decisões de compra favoráveis à sua empresa.

Vejamos, então, o que os Micro-Momentos de fato representam tanto para o cliente quanto para as marcas.

Os Micro-Momentos e o consumidor

Do ponto de vista do consumidor, podemos pensar nos Micro-Momentos como necessidades instantâneas de se fazer uma busca na internet.

É o tipo de ação que pode ocorrer a qualquer momento e que não pode esperar para acontecer — o que demonstra a tendência mais imediatista dos usuários e a necessidade de uma conexão móvel para que a pessoa pesquise a qualquer hora e local em que ela estiver.

Vale lembrar que as chances de isso ocorrer em meio a outras atividades com o smartphone é enorme.

Por exemplo:

Não é difícil vermos os donos desses aparelhos constantemente trocando mensagens, navegando nas redes sociais, conferindo o email, assistindo a vídeos e assim por diante.

Por isso, os Micro-Momentos também funcionam como uma brecha de atenção da qual as empresas podem tirar proveito para conseguirem uma aproximação com o público.

Mas deixamos o assunto sobre os micro momentos e as marcas para o próximo tópico…

Os Micro-Momentos e as marcas

Ter um entendimento profundo sobre os micro momentos de clientes e clientes em potencial é essencial para estar mais perto do consumidor nas ocasiões em que ele demonstra algum tipo de intenção que tenha o potencial de favorecer a sua marca.

Dessa forma, as empresas que conseguirem entender o comportamento dos usuários — isto é, que forem capazes de lidar com as expectativas e souberem atender as demandas deles nesses momentos específicos — terão mais chances de se destacar nos resultados das buscas.

E devido à força do Google como ferramenta de pesquisa e excelente fonte de tráfego para os sites, os Micro-Momentos podem ser um recurso poderoso para melhorar as iniciativas de marketing dos negócios.

Como usar os Micro-Momentos no marketing?

Se a sua empresa tem objetivos de marketing como aumentar o reconhecimento da marca, intensificar a geração de leads e aumentar as vendas, os micro momentos podem ser ótimos aliados para alcançar esses resultados.

Como a compreensão dos 4 Micro-Momentos que vimos anteriormente são potenciais oportunidades de conduzir o consumidor para o seu site ou para o seu negócio local, devemos utilizá-los a nosso favor para melhorarmos a comunicação com o público-alvo.

A ideia aqui é ser útil para a sua audiência quando ela mais precisar, fornecendo sempre informações e respostas relevantes, além de entregar a melhor experiência para o usuário.

Sendo assim, separamos algumas medidas efetivas que você pode tomar nesse sentido. Confira:

Verifique o comportamento de busca dos usuários

Por meio da ferramenta Google Search Console, é possível acessar o relatório “Search Analytics” para descobrir os termos de busca para os quais as suas páginas aparecem nos resultados do Google.

Analise a intenção por trás dessas palavras-chave e veja como elas se encaixam entre os tipos de Micro-Momentos.

Também é importante saber qual é o dispositivo mais utilizado para os usuários encontrarem a sua marca (celular, computador ou tablet).

Então, procure por padrões de comportamento, como “usuários de dispositivos móveis fazem mais pesquisas sobre a funcionalidade X do produto Y do que a audiência do desktop” e use esse conhecimento para entender o seu público com mais profundidade.

Revise a sua estratégia de produção de conteúdo

Com essas informações em mente, você terá condições de otimizar o seu conteúdo de modo a melhorar o seu posicionamento para os termos mais pertinentes para a sua audiência.

Por esse motivo, verifique se os materiais que a sua empresa publica de fato atendem os consumidores e examine como eles podem ser úteis em cada Micro-Momento.

Aqui, vale a pena revisar os seus conteúdos e também avaliar se é interessante criar materiais mais ricos para satisfazer as necessidades dos usuários e engajá-los com informações eloquentes e confiáveis.

Otimize as suas páginas para dispositivos móveis

Se o seu site ou blog ainda não estão otimizados para aparelhos mobile, é fundamental que você invista nesse tipo de melhoria para usufruir das vantagens que o entendimento dos micro momentos pode trazer.

Desse modo, esteja atento a fatores como:

Para saber se a sua página é compatível com esses gadgets, uma ferramenta útil é o teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google.

Portanto, percebemos que as marcas preocupadas em criar conexões verdadeiras com os seus consumidores precisam entender o quão preciosos são esses momentos e investir na otimização dos seus sites e conteúdos — sempre focando na melhor experiência, especialmente para os dispositivos móveis.

Em um mundo cada vez mais conectado, em que a atenção é um dos recursos mais difíceis de se conseguir dos usuários, os micro momentos certamente serão um diferencial para as estratégias de marketing de negócios de sucesso.

Se você gostou deste post, continue a se informar sobre alguns dos assuntos que tratamos aqui.

Leia o post que preparamos sobre experiência do usuário e entenda por que esse conceito é tão importante!