Descubra o que é nicho de mercado e como definir o seu

Descubra o que é nicho de mercado e como definir o seu

Um nicho de mercado é uma parcela pouco ou nada atendida de um grande grupo consumidor, uma oportunidade oculta dentro de um ramo de negócios amplo e competitivo.

Você sabe o que é nicho de mercado e como encontrar o seu? E, se já encontrou, tem certeza que está apostando no nicho correto?

Encontrar um nicho de mercado — e descobrir novos nichos ao longo do tempo — é fundamental para construir um negócio de sucesso. No entanto, saber qual mercado atacar pode ser um desafio para muitos empreendedores!

Se você está começando sua empresa agora, encontrar seu nicho deve ser o primeiro passo da sua estratégia go-to-market. Nesse ponto, você precisa ser certeiro nos seus investimentos, e um bom nicho de mercado pode te render os primeiros clientes e ajudar sua empresa a alcançar a saúde financeira rapidamente.

Por outro lado, se você é um empreendedor experiente e já tem um nicho de atuação definido deve estar preparado para revê-lo a qualquer momento. Afinal, o mercado muda regularmente, criando novos nichos para empresas consolidadas expandirem seus produtos. E você não pode deixar de expandir por simples incapacidade de enxergar essas oportunidades, certo?

Por isso, nesse artigo vamos esclarecer definitivamente o que é um nicho de mercado (não confunda nicho com segmento) e te ajudar passo a passo a descobrir ou redescobrir o seu lugar de atuação.

Ao final da leitura, você estará apto a fazer o mapeamento da sua empresa e saberá exatamente onde investir seus recursos. Então olhos bem atentos e prepare-se!

O que é nicho de mercado

Um nicho de mercado é uma parcela pouco ou nada atendida de um grande grupo consumidor, uma oportunidade oculta dentro de um ramo de negócios amplo e competitivo.

Um erro comum de publicitários e empreendedores é usar nicho de mercado e segmento de mercado como sinônimos. Se você também confunde esses conceitos, saiba que a diferença entre eles está na especificidade do grupo em questão.

Um segmento de mercado é um grupo de consumidores com interesses e dores semelhantes. É o recorte mais amplo de um mercado consumidor já conhecido, enquanto o nicho de mercado se refere sempre a um grupo diminuto e inexplorado.

Ou seja, o nicho de mercado é uma pequena parcela de um segmento.

Por exemplo, se sua empresa atua na área de saúde, esse é um mercado muito grande, certo? Dentro dele existem vários segmentos como: saúde e bem-estar, saúde infantil, saúde da mulher, saúde do idoso… Todos muito explorados.

Cada um desses segmentos é representado na sua empresa por um perfil de consumidor específico, com necessidades e anseios próprios — uma persona.

Digamos que a persona do segmento de saúde e bem-estar procure por produtos de beleza de última geração e qualidade internacional, um mercado competitivo e que está sempre aquecido.

Mas, dentro desse mesmo segmento, tem crescido o número de pessoas em busca de produtos hipoalergênicos veganos e que não está encontrando esses produtos a um custo acessível.

Esse grupo de potenciais clientes possui dores diferentes da sua persona de saúde e bem-estar e não estão tendo suas dores resolvidas por nenhuma empresa. Portanto, constituem uma nova persona e uma grande oportunidade de expandir seus negócios. E aí está um nicho de mercado!

Um ótimo exemplo de empresa que identificou o surgimento de um nicho de mercado e escalou rapidamente investindo nele é a Uber, que revolucionou o mundo dos transportes ao oferecer transporte particular de qualidade a preços populares via app.

Mas você não precisa descobrir um nicho em ascensão e criar um produto superinovador como a Uber para alcançar o sucesso. Na verdade, o segredo para ter sucesso em qualquer nicho é conhecer a fundo o seu mercado, como vamos explicar a seguir.

Qual a importância de definir um nicho de mercado

Se você entra no mercado como uma marca generalista, que oferece produtos para um amplo segmento, estará perdendo uma das maiores moedas de propaganda que uma marca pode ter: a especialização.

Como marca generalista de um segmento, a sua comunicação atingirá um grande número de pessoas que é impactada por dezenas de mensagens de empresas como a sua, sem que haja uma proposta de solução realmente assertiva.

Se vendendo como especialista de um nicho de mercado você irá atingir um menor número de pessoas, já que está focando em resolver um problema específico. No entanto, essa comunicação será muito mais certeira, pois você se comunicará diretamente com potenciais clientes que anseiam por uma solução para suas dores.

Outros benefícios de definir um nicho de mercado são:

# Plano de marketing efetivo – Com um nicho de mercado bem definido, você consegue criar um plano de marketing realmente eficiente, se comunicando diretamente com sua persona.

# Menor número de concorrentes – Se você encontra um nicho, por definição estará trabalhando com um grupo de consumidores carente de serviços em um mercado pouco explorado.

# Preços mais vantajosos – Como estará atuando em um mercado pouco ou nada explorado, você poderá ditar os valores do negócio e obter mais lucro, ainda que tenha menos vendas.

# Facilidade em fechar parcerias estratégicas – Conhecendo seu mercado de atuação, você saberá diferenciar facilmente um bom parceiro de negócios, que realmente pode trazer bons resultados para sua empresa, de um parceiro ruim, que será apenas um desperdício de tempo e energia.

Em outras palavras, definir um nicho do mercado é importante para garantir que todos os seus recursos investidos, incluindo tempo, dinheiro e mão de obra, se transformem em reconhecimento do público e sejam traduzidos em vendas e receita para a sua empresa.

E agora que você já sabe a importância de um nicho de mercado, já podemos falar sobre as maneiras de identificar um.

Times de marketing Banner

Os quatro tipos de segmentação do mercado

Como você já aprendeu, o nicho de mercado é uma parcela pouco ou nada explorada de um segmento de consumo.

Porém, além da análise de competidores do negócio, você pode usar as características dos próprios consumidores para conhecer um segmento a fundo e procurar um nicho de atuação para a sua empresa investir.

Em geral, as características podem ser segmentadas de quatro formas: geográfica, demográfica, comportamental e psicográfica.

Segmentação geográfica

A segmentação geográfica é baseada na localização do mercado consumidor.

Esse recorte espacial pode ser feito por:

  • continente;
  • país;
  • estado;
  • cidade;
  • bairro;
  • região.

Mas sempre deve levar em conta todos concorrentes de negócio que ocupam o mesmo local.

Por exemplo, se você é um empresário que pretende abrir um estabelecimento físico como uma padaria, uma boa maneira de encontrar seu nicho é por meio da segmentação geográfica.

Basta procurar um bairro onde existe apenas uma padaria, assim, você estará atendendo a demanda de uma população vítima de um monopólio, ou nenhuma padaria, para atacar um mercado inexplorado.

Vale ressaltar que essa segmentação é pouco valiosa para quem atua no mercado digital.

Nicho de mercado baseado em segmentação demográfica

A segmentação demográfica, por sua vez, leva em conta aspectos populacionais do mercado consumidor, tais como:

  • faixa etária;
  • gênero;
  • renda;
  • ocupação;
  • raça;
  • geração;
  • nacionalidade;
  • classe social;
  • escolaridade, entre outros.

Como essas são características que influenciam diretamente em hábitos de compra, as segmentações demográficas são muito utilizadas na publicidade para a construção de públicos-alvo. Um exemplo é o McDonald’s, que desenhou o McLanche Feliz especialmente para crianças entre 7 e 10 anos de idade.

Nicho de mercado baseado em segmentação comportamental

A segmentação comportamental é ligada aos hábitos de consumo dos clientes:

  • o que eles procuram;
  • o que precisam;
  • o que conhecem;
  • o que consomem;
  • em que quantidade consomem;
  • com que frequência, etc.

A Smart Fit, por exemplo, é uma grande rede de academias que explora um nicho de mercado comportamental atendendo a clientes que desejam malhar sempre mas tem uma rotina muito dinâmica para conseguir se dirigir sempre à mesma academia e no mesmo horário.

Nicho de mercado baseado em segmentação psicográfica

Por fim, a segmentação psicográfica considera aspectos como a personalidade, estilo de vida e valores do grupo consumidor, tais como o apego à causas ambientais, posicionamentos políticos, gostos e características pessoais em geral.

São segmentações psicográficas grupos que:

  • têm o mesmo estilo musical preferido;
  • seguem o veganismo ou vegetarianismo;
  • são contra testes em animais;
  • possuem intolerância à lactose;
  • defendem a liberdade feminina, etc.

Um exemplo de empresa que explora um nicho psicográfico é a Soul Power, que aproveitou a explosão das blogueiras cacheadas e crespas como uma ferramenta de empoderamento feminino para fabricar produtos específicos para essas mulheres, como definidores de cachos e finalizadores.

Como descobrir o seu nicho de mercado

Se você é capaz de criar uma segmentação de mercado, é o momento de utilizar esse conhecimento para encontrar o seu nicho de mercado.

Listamos aqui cinco passos para você chegar lá. Acompanhe!

1º passo: Descubra em qual mercado você quer atuar

Hoje em dia há uma infinidade de possibilidades para criar um empreendimento, especialmente em se tratando de negócios digitais. Mas a única maneira de prosperar como empreendedor — seja você digital ou não — é tendo paixão pelo seu mercado.

Uma das piores e mais rápidas maneiras de falhar como empreendedor é apostando em um mercado apenas porque ele está em alta. Mais cedo ou mais tarde o alto nível de cobrança e grande volume de trabalho acabam pesando na balança e, sem paixão, as chances de ficar desmotivado e desistir são enormes.

Em outras palavras: procure uma oportunidade em um mercado que você conhece e gosta, combinado?

2º passo: Identifique um problema

Se você conhece a fundo o mercado em que quer atuar, talvez já saiba qual problema quer solucionar e só precise validá-lo.

Mas, caso ainda não saiba, você pode descobrir problemas não solucionados procurando em fóruns de grupos sociais na internet e até mesmo pesquisando palavras-chave relacionadas ao seu mercado no Google e analisando segmentações de mercado.

Fique atento para qualquer dúvida ou feedbacks que os consumidores de seu mercado deixam para as marcas mais populares do mercado, pois elas podem render ótimos insights que as grandes companhias às vezes deixam passar.

3º passo: Avalie seus conhecimentos

Você já tem um mercado e descobriu um problema, mas com que propriedade você pode propor uma solução?

Para ser especialista em um nicho de mercado, você precisa dominar aquele ramo de negócio a fundo. Se não é a pessoa com maior conhecimento em uma conversa sobre o assunto, estude até que seja.

Outro ponto importante é: viva o que você fala! Teste sua solução no seu dia a dia e seja seu próprio case de sucesso.

Para criar uma marca de comida vegana de sucesso, não basta saber a definição de veganismo. Você precisa compreender e abraçar toda a discussão acerca dos direitos dos animais para conseguir conversar honestamente com a sua persona e convencê-la de que você tem a melhor solução.

4º passo: Observe a demanda

Lembre-se: seu nicho de mercado deve se basear em um problema real!

Um problema real, quando resolvido, faz com que a vida de várias pessoas seja significativamente transformada para melhor. É por isso que as pessoas procuram por uma solução e até consideram pagar por ela. Ou seja, existe demanda.

Você pode descobrir a existência de uma demanda observando comentários e buscas que as pessoas fazem na internet.

Outra excelente maneira de ter uma confirmação é entrevistando potenciais clientes sobre suas intenções de compra. Se ninguém compraria uma solução, talvez o problema que você quer resolver não seja tão importante assim.

5º passo: Analise a concorrência

Um mercado não é atrativo se já houverem dezenas de empresas tentando resolver o mesmo problema. Por isso, pesquise a existência de outros concorrentes.

O ideal é que não hajam concorrentes quando se está descobrindo um nicho de mercado. Mas, como esse cenário pode ser bastante utópico, fique atento ao volume de competidores e suas ferramentas.

Se são poucos concorrentes e você tem um diferencial promissor, invista! Caso contrário, talvez seja melhor procurar outro nicho.

E aí, ainda tem dúvidas sobre como identificar seu nicho de mercado? Sem problemas! A seguir, fizemos um questionário que pode te ajudar, então responda com sinceridade.

10 perguntas para descobrir o seu nicho de mercado:

  1. Por que eu quero trabalhar nesse mercado?
  2. Eu realmente conheço o problema que estou tentando resolver?
  3. Qual a minha qualificação para resolver esse problema?
  4. Existe um grupo de pessoas afetado por esse problema?
  5. O que pode acontecer com elas se esse problema não for resolvido?
  6. Quais são os principais interesses das pessoas que sofrem com esse problema?
  7. Quais são as dores e necessidades dessas pessoas?
  8. O que meus concorrentes oferecem como solução?
  9. Qual diferencial pretendo oferecer?
  10. Alguém pagaria por uma solução?

Respondeu todas as perguntas e o resultado foi um cenário superpositivo? Parabéns, você encontrou seu nicho de mercado!

MATERIAIS RECOMENDADOS
👉 Marketing Digital:primeiros passos
👉 Qual a diferença entre público-alvo e persona?

Ferramentas para te ajudar a encontrar seu nicho

Além do questionário acima, listamos aqui outras ferramentas que podem oferecer dados interessantes na hora de identificar um nicho de mercado. São elas:

Google

O autocompletar do buscador pode te dar muitas ideias de nichos de atuação! Basta utilizar como palavra-chave o nome de seu produto + complementos como “de” ou “para” e características ou adjetivos de produtos.

Os resultados são possíveis nichos para você investir!

Maps

Outra ferramenta do Google que pode render vários insights é o Google Maps, especialmente se você está fazendo uma segmentação geográfica. É só pesquisar o tipo de estabelecimento + o recorte espacial desejado. Ex: lotérica no centro de Belo Horizonte.

Buzzsumo

O Buzzsumo é perfeito para descobrir quais mercados estão em alta na internet e nas mídias sociais! Com uma busca rápida, você consegue ter uma noção muito completa do que as pessoas que se relacionam com sua marca estão falando.

Além do que, é possível antecipar tendências de consumo e acompanhar termos chave para o seu negócio.

Google Trends

Outra ferramenta incrível para descobrir tendências! Ele te dá o crescimento de buscas por determinado termo ao longo dos anos, mostrando aumento no interesse.

É só utilizar as palavras-chave que você descobrir no buscador para descobrir se o nicho que você está de olho está aquecido.

SEMrush

Uma das maiores ferramentas de análise de concorrência do mercado, o SEMrush vai te ajudar a identificar a real existência de um nicho de mercado e seu volume de competição na internet.

Descubra quais são as principais palavras-chave do seu competidor, o número de palavras-chave que vocês disputam e passe na frente.

Keyword Planner

Essa é outra ferramenta do Google que pode fazer toda a diferença na sua busca por um nicho de mercado.

Enquanto o buscador do Google pode te sugerir palavras-chave, o Keyword Planner vai te ajudar a descobrir palavras-chave semelhantes com o nome do seu produto e oferecer uma leva de possibilidades de negócios.

Facebook

Os grupos do Facebook também são excelentes fontes de ideias, uma vez que reúnem potenciais clientes para discutir marcas e produtos. Vale monitorar as discussões, anotar feedbacks e até fazer pesquisas.

O Amor Acobreado, por exemplo reúne milhares de pessoas interessadas em tintura de cabelo para ruivas e rende vários insights para as marcas de cosméticos como a Kamaleão Color, que depois de muito acompanhar as discussões lançou um tonalizante novo baseado nos pedidos dos membros do grupo.

Quora

O Quora é basicamente uma versão mais séria do Yahoo! Respostas. São milhares de pessoas de todos os lugares do mundo trocando conhecimento todos os dias.

Nele é possível filtrar os tópicos por linha de interesse e encontrar muitas postagens sobre o seu segmento de mercado. Nos comentários, vários consumidores comentando sobre suas necessidades não atendidas e dúvidas sem resposta.

Ou seja, um prato cheio para encontrar seu nicho!

Como se tornar uma autoridade no seu nicho de mercado

Encontrou seu nicho de mercado? Excelente! Agora é hora de trabalhar bastante para se tornar uma autoridade na sua área de atuação.

A vantagem de ser uma autoridade é óbvia: quando as pessoas te reconhecem como especialista, elas confiam em você. Por consequência, seguem suas recomendações e compram os seus produtos.

Porém, construir autoridade é um processo longo, que depende de vários detalhes que vão exigir muito da sua parte, mas garantimos que vai valer a pena no final, ok? Vamos lá!

Produza e distribua conteúdo de qualidade

Quando uma pessoa pesquisa sobre seu problema na internet e você responde a dúvida dela, você está construindo autoridade.

Não existe maneira melhor de mostrar domínio completo sobre um assunto do que ensinando outras pessoas. Portanto, invista em Marketing de Conteúdo para construir a imagem da sua empresa.

Produza conteúdo de qualidade, que realmente gera valor para a sua persona e supera o conteúdo dos seus concorrentes. Uma boa dica é utilizar dados e estatísticas atuais para reforçar seu conhecimento sobre o assunto.

Invista em uma marca profissional

De nada adianta conhecer profundamente seu nicho de mercado e ter uma solução inovadora se todo contato da sua empresa com a persona for feito de uma maneira desleixada. Investimento em branding é fundamental se você realmente quer ser uma autoridade de mercado.

Linguagem, tom de voz, cores e toda sua apresentação devem ser coordenados de modo a passar uma imagem próxima à da persona, mas também profissional e eficiente. Sua marca é seu bem mais precioso depois dos clientes, então não descuide!

Ofereça uma experiência única

Como você deve ter percebido, a maior parte do trabalho para se tornar uma autoridade são esforços de marketing. Mas não é por isso que você deve descuidar de outros processos, certo?

Imagine um consultor de vendas que oferece uma péssima experiência no fechamento do contrato, por exemplo. “Em casa de ferreiro o espeto é de pau” não pode ser uma regra aqui.

Todas as ações que sua empresa realiza devem compor uma experiência única para o cliente, do marketing ao pós-venda. Mantenha seu discurso profissional e coerente para ser reconhecido como referência no seu nicho de mercado.

Conclusão

Agora você já sabe como o que é um nicho de mercado, como encontrar o seu e criar uma imagem forte de autoridade.

Com um nicho de mercado bem definido, os investimentos da sua empresa podem ser direcionados para o lugar certo: a atração do seu cliente ideal.

Se você ainda tem dúvidas sobre em qual nicho de mercado apostar, recomendamos fortemente que você leia esse artigo sobre as vantagens e possibilidades do mercado digital para sua empresa.

No mais, conta pra gente nos comentários em qual nicho você atua e como você está construindo sua autoridade no mercado. Queremos muito fazer parte do seu sucesso!

guia marketing digital

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo