agile marketing

Como aumentar o tráfego do seu blog com notificações push?

Seu tráfego não aumenta mais e você acha que já tentou tudo? As notificações push serão seu novo aliado. Saiba como este recurso pode ajudá-lo a aumentar tráfego (e ainda encontre uma surpresa ao fim do post)!


(Clique no player para o ouvir a narração do nosso post! Deixe nos comentários o que achou.)

Atualmente, a maioria das empresas que trabalham no meio digital tem o seu tráfego dependente de 3 níveis: conteúdo, relevância e engajamento.

O conteúdo é o primeiro nível pois este é o motivo do usuário ter interesse em visitar seu website. A relevância é a seguinte fase pois seu conteúdo só terá valor se for relevante. Este segundo fator irá ditar a sua credibilidade para o leitor.

A questão é que não se trata somente do conteúdo que você compartilha mas também da relevância da informação que é compartilhada.

Por último temos o engajamento: você tem que manter seu público bem engajado para que não se esqueçam de você. Com tanta informação que o usuário de internet absorve diariamente, é bem fácil que isso aconteça.

As notificações push trabalham estes 3 níveis de forma bem simples. Neste artigo você descobrirá como as notificações push podem entregar seu conteúdo de forma a gerar mais tráfego.

Distribuindo o conteúdo por meio de notificações push

A grande vantagem de distribuir conteúdo através de notificações push é que os resultados são instantâneos. O que separa o usuário de acessar seu website é apenas um único clique, por isso ela é um excelente meio para gerar tráfego.

A taxa de clique médio das notificações push é de 11%, no entanto, com boas práticas de uso, existem websites que conseguem taxas superiores a 25%.

A distribuição de conteúdo via push é uma tarefa bem simples e fácil. Tudo o que você precisa é:

  1. Definir um título
  2. Elaborar uma pequena descrição
  3. Indicar a URL de destino

No entanto, se você quer se aplicar um pouco mais existem algumas dicas de como escrever notificações push persuasivas para aumentar tráfego.

Como aumentar o interesse no meu conteúdo através das push?

Basicamente, é importante você entender que num pequeno título e numa pequena descrição tem que haver interesse suficiente para o usuário querer clicar. Esse interesse surge de uma proposta de valor que você se compromete a entregar após o usuário clicar em sua push.

Podemos fazer um exercício simples para compreender melhor a importância do copy das push. Digamos que estamos preparando uma push para este artigo:

  • Título: Push Notifications
  • Descrição: Ferramenta de marketing digital

Neste exemplo acima temos uma push com informação muito vaga. Não temos qualquer proposta de valor e a sua oferta não é clara, ou seja, o usuário não saberá exatamente o que irá encontrar após clicar. É importante você comunicar com clareza, ora vejamos um exemplo melhor:

  • Título: Push Notifications – Aumente Seu Tráfego
  • Descrição: Clique para aprender como

Neste exemplo, conseguimos identificar o tema, a proposta de valor e a oferta. Ou seja, o usuário saberá exatamente o que irá encontrar após clicar na push.

  • Tema: Push Notifications
  • Proposta de valor: Aumentar tráfego
  • Oferta: Detalhes sobre o assunto

Um erro comum que muitos usuários de Push cometem é tentar fazer um resumo do conteúdo dentro da push. Os melhores redatores tentam identificar o que tornará o usuário interessado na página por trás da notificação e cria a push com base nesse fator.

Dica de Push Ninja: Você lembra aquele artigo do seu site que gerou bastante interesse mas agora já quase ninguém entra nele? Já faz uns meses mas você sabe que outro artigo desse tipo seria bem legal. Na verdade você pode promover ele novamente através das push. Desde o lançamento desse artigo, você talvez já aumentou sua base em milhares de assinantes que ainda não o leram…

Otimizando a relevância

A relevância é bem importante para aumentar tráfego. Você pode ter o melhor conteúdo, uma push perfeita e ainda assim ter uma taxa de clique relativamente baixa. Como isso é possível?

Imagina que você tem um blog de fitness e que seus leitores são 70% homens, 30% mulheres.

Você acabou de lançar o artigo: “Como aliar o treino e seu ciclo menstrual?” e enviou uma push para toda sua base… Sendo esse artigo para mulheres, ele apenas terá relevância para 30% da sua base. Sendo que a taxa média de clique das push são 11%, apenas 3% do seu público irá clicar na sua push.

Este tipo de notificações podem ser prejudiciais para a “saúde” da sua base pois se você começa a entregar conteúdo sem relevância, o usuário pode deixar de clicar ou até mesmo querer cancelar.

A isto damos o nome de saturação da base. A base pode saturar por diversos motivos: ou o seu conteúdo não é relevante; ou você envia demasiadas notificações; ou envia sempre em horários complicados. A saturação é o principal motivo de ser necessário otimizar a relevância das notificações enviadas.

Mas como evitar a saturação?

Uma boa ferramenta de push irá permitir você segmentar seus leitores em diferentes categorias como tipo de dispositivos, estados federais, países ou segmentações mais avançadas que vão mais além e permitem mesmo identificar categorias como interesse e gênero.

A segmentação é um recurso essencial pois é uma excelente forma de entregar o conteúdo certo ao público certo e consequentemente aumentar a taxa de clique. Apesar de ser uma boa prática, nem sempre é fácil segmentar certas informações avançadas pois são baseadas sempre em comportamentos. Por exemplo, se um visitante visita um artigo de moda feminina, podemos presumir que se trata de uma mulher.

Resumidamente, supondo que você segmente seu conteúdo para o público certo, isto quererá dizer que esse público tem total interesse no que você estará compartilhando. Isto irá aumentar sua taxa de clique, diminuir a taxa de rejeição e aumentar o tempo médio em página. O que mais você pode pedir? 😉

Aumentando o engajamento

O engajamento com suas push é extremamente importante para conseguir aumentar tráfego pois, engajamento significa cliques. Existem alguns fatores que influenciam os resultados de engajamento nas suas push que são: timing, frequência e oportunidade.

Dependendo do seu público e do seu conteúdo, estes números podem variar, no entanto, existem médias que nós vamos te contar.

Timing

O Timing é um importante fator a levar em consideração e existem médias de melhores horários para envio de push. No entanto, existem grandes variações de acordo com a sua área de negócio. Se você é um site de notícias, talvez seu melhor horário para enviar push é pela manhã, se você tem um e-commerce, talvez seu melhor horário seja pela noite.

De acordo com um estudo interno feito recentemente pelo Pushnews, o melhor horário para enviar push no Brasil é às 21h00. Este horário foi resultado da média de taxa de clique mais alta.

Para um maior engajamento, você deverá descobrir qual o horário que seu público responde melhor às suas notificações. Mas como descobrir isso?

Você pode começar por testar diferentes horários pela manhã, tarde e noite. Ao fim de algumas semanas, você poderá fazer uma análise e entender melhor o seu público de modo a entregar suas push nos melhores horários e assim, aumentar a sua taxa de clique!

Frequência

A Frequência de envio de push é outro ponto bem relevante pois um erro comum entre vários usuários de push é enviar demasiadas notificações num curto espaço de tempo.

Se você enviar várias notificações num único dia, eventualmente sua taxa de clique irá cair. Isto acontece pelo motivo que a gente já falou antes, a saturação da base. Aumentar tráfego do seu website depende de vários pequenos fatores que podem fazer uma grande diferença.

Este número varia consoante a sua área. A boa prática passará, por exemplo, por começar por enviar 2 notificações por dia e aí você conseguirá identificar sua taxa de clique média.

Aumente de forma gradual o número de notificações enviadas e eventualmente você irá ver uma diminuição na sua taxa de clique.

Exemplo: Com 2 notificações por dia, você pode ter uma taxa de clique 15% em cada; se você enviar 3 notificações num dia, sua terceira notificação talvez caia para 12% e se enviar uma quarta, essa poderá cair para 8%.

Com este teste você poderá descobrir qual a frequência ideal para o seu negócio.

Dica de Push Ninja: É muito importante não enviar demasiadas notificações, pois quanto maior o número de notificações diárias, maior a probabilidade de seus assinantes cancelarem suas push.

Você quer aumentar tráfego com notificações push?

Que tal testar as push news em seu blog? Nós temos um pequeno presente para você!

O Pushnews, está disponibilizando um período de teste gratuitos da ferramenta para os leitores do Marketing de Conteúdo.

Para acessar o free trial, basta clicar aqui e preencher o cadastro!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo