O melhor da Black Friday

O melhor da Black Friday: quem fez jus ao evento no Brasil

Confira o melhor da Black Friday 2017!

A Black Friday acabou — não fique triste, você já pode começar a juntar dinheiro para o ano que vem — e, contrariando a ideia de que no Brasil o evento se parece mais com uma “Black Fraude”, algumas empresas fizeram o dever de casa e realmente arrasaram em suas ofertas!

O evento de descontos mundial aconteceu no dia 24 de novembro e realmente movimentou as lojas, especialmente os e-commerces.

É claro que muitas empresas e marcas deixarem a desejar — o que já era esperado — mas algumas ações realmente foram impressionantes e nós listamos as que mais nos impactaram!

Anote esses nomes: se você não conseguiu comprar agora, precisa dar atenção especial para elas ano que vem.

Ou quem sabe, se inspirar para também fazer bonito!

Magazine Luiza

A Magazine Luiza já é conhecida por ter ações de marketing divertidas e bons preços, mas sem sombra de dúvidas, se alguém surpreendeu nessa Black Friday, foram eles!

Eles anunciaram caixas com preços diferentes, entre R$29,90 e R$ 999,90. As pessoas compravam e só saberiam o que adquiriram quando o produto chegasse em casa!

O melhor da Black Friday: Magazine Luiza

Pensa na confiança que uma pessoa precisa depositar em uma empresa para que uma ação dessa funcione? Pois é, e ela funcionou!

O menor produto era uma Máquina de Café — e quem não gostaria de comprar uma máquina de café por 30 reais — e o maior era uma TV 4K!

Além de causar frenesi nas redes sociais, os consumidores que recebiam os produtos eram desafiados a tirar fotos com seus produtos e, caso não gostassem, poderiam devolver em até 7 dias.

Aparentemente ninguém devolveu e quem não conseguiu comprar — os produtos eram limitados a 90 peças por valor — ficam muito chateados ao verem o que quem conseguiu estava recebendo.

Ou seja, tudo que uma boa Black Friday precisa: bons descontos, bom marketing e pessoas loucas por produtos!

Chico Rei

O ponto alto da Chico Rei não foram os preços e promoções — muitas das ofertas vistas são encontradas em outras épocas do ano, como compre 1 e leve outra — mas sim o foco na experiência do usuário.

A marca de camisas e itens criativos deu um passo à frente quando montou o “Aquecimento Chico Rei”, dando instruções para os usuários sobre como facilitar suas compras na data e aproveitar melhor as ofertas.

O melhor da Black Friday: Chico Rei

Todo mundo sabe que durante o dia, os sites podem travar, sair do ar ou ficar muito lentos, devido ao alto volume de acessos simultâneos.

Com uma ação simples — uma nova página em seu site — o Chico Rei ajudava seus compradores a “burlarem” as inconstâncias e garantirem um processo de compra mais prático, o que com certeza conta muitos pontos!

Fast Shop

A Golden Friday da Fast Shop chamou a nossa atenção por um fator bem simples: bons preços!

Além da disposição de cobrir as ofertas dos concorrentes, os descontos realizados pela empresa em alguns de seus produtos foram realmente significativos! Ou seja: o básico esperado por qualquer empresa em uma Black Friday.

Além de descontos de até 50%, a empresa ainda começou a lançar ofertas antecipadas para atrair os consumidores para o site e as lojas físicas, o que aumentou o engajamento do público e contribuiu para o sucesso da campanha na data.

O melhor da Black Friday: Fast Shop

É claro que alguns consumidores não ficaram totalmente satisfeitos com a experiência, ou por seus produtos de desejo não estarem na promoção ou por problemas de conclusão de compra pelo excesso de pessoas acessando o site ao mesmo tempo.

Porém, bons preços são o componente mais básico de uma Black Friday, e isso a Fast Shop conseguiu fazer, pelo menos em uma boa parte de seus produtos.

McDonald’s, Burger King e KFC

Ok, quem não gosta de ver empresas “brigando” — sempre de maneira saudável, claro — pela sua atenção?

Os 3 gigantes do Fast Food levaram essa disputa a um novo nível durante a Black Friday: McDonald’s, Burger King e KFC.

Acho que todos lembram das ações a respeito dos Milk Shakes que aconteceram a um tempo atrás, quando a empresa do Ronald comprou os direitos pelo uso da marca Ovomaltine, o que era um clássico de um de seus concorrentes.

Dessa vez, para a data, o grande alvo da ação foram as amadas batatas fritas. Pelo menos como principal argumento da briga.

Começou com o BK que ofereceu em todas os seus combos um balde de batatas no lugar do tamanho médio mais a sua famosa maionese.

O melhor da Black Friday: Burker King

Aí veio o McDonald’s e entendeu que assim como a zoeira, a batata não precisava ter limites e colocou em suas McOfertas o Refil de Batata.

O melhor da Black Friday: McDonalds

Para não deixar barato, o KFC tentou ganhar com o que faz de melhor, colocando na competição das batatas um balde de frango frito.

O melhor da Black Friday: KFC

Sabe o que é ótimo em tudo isso? Quem ganha com isso somos nós, consumidores!

A ideia é que a data seja boa para os dois lados, e os três Fast Foods souberem usar bem isso: os consumidores ganham em benefícios e opções, e as empresas ganham pelo volume de pessoas atrás das promoções!

Embora ainda tenha sido bem tímido e com muitas empresas que tentam burlar o processo e aumentam os preços na véspera para aparentarem maiores descontos do que realmente estão dando, vimos um certo amadurecimento das empresas no Brasil em relação a Black Friday.

Essas ações mostram isso de 4 formas que funcionam bem:

  • Originalidade;
  • Pensar na experiência dos compradores;
  • Oferecer ofertas que realmente valham a pena;
  • Tentar se destacar de seus concorrentes!

A ideia é essa! Se inspire e mais que isso, lembre-se de se preparar!

Aproveite e conte para nós a sua opinião sobre a edição da Black Friday deste ano:

powered by Typeform

Sabemos que ainda falta muito para a próxima edição, mas quanto mais lições você tirar dessa, maiores as chances de sucesso em 2018.

Ah, e se você precisar de ajuda, nós temos um material que pode ajudar!

Junto com a MundiPagg, empresa referência em sistemas de pagamento para e-commerces, nós montamos um material 100% pensado em ações que podem ajudar a planejar não só a Black Friday, mas todas as ações promocionais do seu negócio!

Marketing na Black Friday: ebook

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo