O que é infográfico

O que é infográfico e por que eles são importantes?

Infográficos são materiais visuais muito interessantes em uma estratégia de marketing de conteúdo. Entenda o que são e sua importância.

O engajamento do público está deixando a desejar? Precisa diversificar os conteúdos do seu blog? Não sabe como criar materiais com informações claras e objetivas? Então, você precisa saber o que é infográfico!

Muitas vezes, um determinado tema acaba sendo difundido em um conteúdo cansativo e maçante. O problema, no entanto, geralmente não está no assunto em si, mas sim na forma como ele é apresentado.

É justamente quando a apresentação requer certa leveza e objetividade, sem jogar os dados para escanteio, que os infográficos surgem como uma excelente alternativa. Inclusive, estudos apontam que as imagens captam melhor a atenção dos usuários.

Com o intuito de ajudá-lo a trazer o poder dos infográficos para as estratégias da sua empresa, elaboramos este post, no qual você aprenderá:

  • o que é infográfico;
  • como produzir infográficos com qualidade;
  • 5 motivos para utilizá-los no seu blog.

Ficou com vontade de absorver esse conhecimento? Então, aproveite a leitura!

O que é infográfico?

Basicamente, infográficos são representações que reúnem elementos de texto e recursos gráfico-visuais, trazendo informações ao público de maneira didática e fácil de compartilhar.

Em uma simples ilustração é possível, por exemplo, expor uma diversidade de dados estatísticos de forma elegante e atrativa — o que dificilmente acontece quando divulgados em textos.

Um ótimo exemplo disso está neste infográfico que a Rock Content fez em parceria com o Resultados Digitais: um conteúdo rico como um relatório exibido em um material visualmente atrativo.

Nesse sentido, pode o infográfico ser considerado algo revolucionário? Em termos de estratégia de conteúdo para web, sem dúvidas!

Entretanto, ainda no século XVI, alguns infográficos foram criados por nada menos que Leonardo da Vinci, para ilustrar as suas conclusões nos estudos sobre embriões.

Além disso, esse formato é amplamente utilizado na mídia impressa, principalmente pelas revistas. Ou seja, você pode ter se deparado com vários infográficos desde a sua infância!

Com o surgimento do inbound marketing e o consequente crescimento das estratégias voltadas para a internet, como o marketing de conteúdo, veio à tona uma infinidade de infográficos de diversas tipos, cores e formas.

A questão é que muitas empresas estão produzindo esses materiais para traçar as suas metas de publicidade. Logo, não é a sua empresa quem vai ignorar essa poderosa estratégia, não é mesmo?

Como os infográficos são elaborados?

Você pode pensar na produção de infográficos de 2 maneiras: uma tarefa que exige muito talento ou algo que possa ser feito pelo “carinha do Photoshop”.

A realidade é que ambas as deduções estão incorretas!

O talento sempre será um diferencial, porém, o que prevalece na elaboração de infográficos é o planejamento e, claro, uma boa equipe para assumir cada etapa do processo.

Quais são essas etapas, afinal? Não se preocupe, explicaremos isso agora mesmo!

Planejamento

A elaboração do infográfico passa pelos mesmos critérios dos artigos ou quaisquer conteúdos do seu blog. Isso significa que o planejamento deve sempre antever as suas ações.

Portanto, antes de começar a pôr as mãos na massa, faça a reflexiva pergunta: qual a tendência para hoje? O que a persona tem buscado saber? Alguma pauta tem viralizado?

Utilize ferramentas como o Google Trends para encontrar as respostas que precisa, mas lembre-se: independentemente do tema, o conteúdo precisa ser relevante.

Além de aproveitar os acontecimentos ao redor do globo, uma boa dica é aproveitar as numerosas datas comemorativas para criar infográficos especiais.

Imaginemos um cenário simples: uma livraria ou editora precisa impulsionar a venda de livros da categoria História e Biografias. Em plena semana da Independência do Brasil, ela pode criar um infográfico relatando curiosidades sobre a história do nosso país, incentivando o público a adquirir os livros.

Produção textual

Infográficos não são apenas imagens e design, a informação é parte fundamental da peça e ela deve seguir um roteiro.

O objetivo dessa etapa é reunir, com auxílio de um bom escritor, os dados que serão inseridos no conteúdo e apresentá-los com uma linguagem objetiva.

Porém, embora o texto seja fundamental, ele deve se enquadrar ao tamanho do infográfico.

O que isso significa? Simplesmente que se deve economizar nos detalhes e nas palavras, reduzindo a quantidade sempre que possível (veja como produzir textos incríveis para infográfico).

Diagramação

Quando falamos que a produção do infográfico não cabe ao “carinha do Photoshop”, nos referimos até mesmo à composição da arte gráfica.

Contar com um diagramador ou designer gráfico com certa bagagem nesse tipo de produção é essencial. Esse é o profissional que fará a arte acontecer utilizando as melhores técnicas e ferramentas.

Todavia, é preciso manter um diálogo para que o infográfico saia impecável conforme o planejado, isto é, com tudo no seu devido lugar!

Por que usar infográficos no blog? Você tem ao menos 5 motivos!

Compartilhamento e viralização

As mídias sociais, sobretudo o Instagram e o Pinterest, são uma ótima fonte de compartilhamento de imagens. Diferente da mídia impressa, o infográfico estará exposto aos olhares do mundo todo.

Portanto, dependendo da atratividade do seu infográfico, as chances dele viralizar são realmente grandes.

Geração de tráfego

Supondo que os infográficos postados no blog estão rendendo muitos compartilhamentos, curtidas e comentários nas redes sociais, é importante enfatizar um detalhe: a linkagem da peça ao blog ou ao site.

Dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo bem planejada, é elementar que o infográfico gere visitas ao blog ou até mesmo ao site, dependendo dos objetivos.

Portanto, quando um infográfico viraliza, é certo que o tráfego na página linkada poderá crescer de forma considerável.

Fortalecimento da marca

O seu infográfico tem potencial para ser útil para muitas pessoas? (Por exemplo: ensinar a economizar dinheiro ou a cuidar da saúde.)

Então, que tal manter a sua marca registrada a cada visualização que o conteúdo receber?

Ao deixar o logotipo da empresa junto ao conteúdo do infográfico, além de assegurar com mais eficiência os direitos autorais, a marca estará sendo divulgada massivamente!

SEO

Em consequência das viralizações ou simplesmente de uma boa repercussão acerca de um infográfico, o blog ganhará em privilégios com o Google.

Em outras palavras, a página será enriquecida no aspecto SEO e conquistará melhores posições no ranqueamento dos motores de busca.

Autoridade

Por fim, temos o aumento da autoridade como uma importante razão para começar a investir nos infográficos.

Como já dissemos em outras oportunidades, a construção da autoridade no ambiente virtual é uma estratégia de longo prazo. Nesse sentido, os benefícios do infográfico ligados ao compartilhamento podem contribuir diretamente.

Então, aprendeu o que é infográfico e quais são os seus benefícios para o marketing de conteúdo? Aproveite o embalo e confira o nosso passo a passo para criar um infográfico incrível!