O que é slogan

O que é um slogan e qual sua importância?

Um slogan é muito importante para o branding e a estratégia de marketing de uma empresa. Entenda agora tudo sobre esse conceito!

Você sabe o que é um slogan? A sua empresa já possui um? Você pode até achar que isso é coisa para empresa grande, mas não é.

Além de passar uma mensagem de confiança, trata-se de uma ferramenta para firmar a sua empresa no mercado, independentemente do ramo ou do tamanho.

Neste post, mostraremos como a sua empresa pode ser beneficiada com a utilização de um slogan de qualidade. Duvida? Então veja com detalhes como o slogan pode ser útil para você:

O que é um slogan?

O termo tem origem na cultura celta, que o usava como grito de guerra em incentivo aos guerreiros nas batalhas.

Em tempos modernos, o utilizamos em referência às frases curtas e de fácil memorização feitas pelas empresas. Ele expressa os objetivos e os sentimentos de um negócio, além das vantagens da aquisição de um produto ou de um serviço.

Além disso, eles possuem algumas características, como:

  • brevidade;
  • comunicação rápida;
  • fixação;
  • impacto;
  • persuasão.

Por que ter um slogan?

Para que você se convença da importância dos slogans, criamos uma lista com 5 grandes motivos para que você transmita uma mensagem de qualidade para o seu público. Acompanhe:

1. Auxilia no posicionamento de marca frente os concorrentes

Encontramos muitos slogans comuns, sem vida e desinteressantes, não é mesmo?

Podemos contar nos dedos quais são os que despertam nossa atenção e interesse, fazendo com que nos lembremos deles no futuro.

Não devemos, porém, focar nossos esforços na simples memorização de uma mensagem. Um slogan é realmente bem-sucedido quando a marca é fixada na mente do consumidor.

Para que isso aconteça, é necessário que a sua mensagem seja construída de acordo com os objetivos e com os estilos empresariais, foco no mercado e nas principais vantagens frente os concorrentes.

Ter todas essas informações, porém, não é o suficiente. É imprescindível que seu slogan seja breve e fácil de guardar. Então, preze, no momento da produção, pela:

  • originalidade;
  • brevidade;
  • objetividade.

Além disso, tente criar associações para que o público possa lembrar da sua empresa quando vir ou ouvir determinado objeto ou palavra.

2. Facilita o reconhecimento da marca pelo público

Quando falamos no medicamento Doril, provavelmente você se lembrará do seu slogan: “tomou Doril, a dor sumiu”. No mesmo segmento, se você tiver gripe, “é Benegripe”.

Por isso, a mensagem do slogan é muito útil para que a sua empresa seja facilmente reconhecida pelo público, para que você tenha os mesmos efeitos dos acima citados.

Para isso, porém, é necessário que ela seja de fácil entendimento pelo seu público ideal, breve e de rápida memorização.

3. Auxilia no direcionamento das campanhas de marketing

Em qual ponto a sua campanha de marketing dará enfoque?

Você não sabe? Uma boa forma de começar está no seu slogan. Em vez de inventar um ponto de partida a partir das suas sensações, você pode utilizar o foco existente no slogan.

Por exemplo: o famoso slogan da Omo — “porque se sujar faz bem” — conecta o público ao senso de diversão e experiências em vez das antigas opiniões de que a sujeira está relacionada ao desastre e falta de cuidado. Para a empresa, então, sujar faz bem.

Parece difícil, não é? Lembre-se, porém, das suas aventuras e dos lugares que você visitou. Sujeiras só são inevitáveis para quem têm histórias para contar.

Com eles, a sua empresa se conecta à vida cotidiana dos seus clientes, mostrando que os momentos mais simples ou mais desejados são importantes para a instituição.

4. Ajuda a manter o foco empresarial

Seria muito legal se a sua empresa tivesse o melhor produto, atendimento, embalagens (quando aplicável) e, ainda, o maior número de vendas do mercado, não é mesmo?

Normalmente, porém, essa excelência não acontece. Isso significa que a sua empresa precisa ter um foco empresarial. É necessário escolher um ponto em que o seu empreendimento se destaque e seja reconhecido pelos usuários.

Embora a sua empresa deva ser excelente em tudo o que faz, escolha o aspecto diferencial para definir as suas principais ações.

Dessa forma, a sua instituição verá claramente quais são suas prioridades. Assim, a chance de que ela se perca durante os processos é menor.

Lembre-se, entretanto, de que o seu foco deve ser comprovado pelos clientes. Caso o seu slogan defenda certa postura da empresa que não seja compatível com os sentimentos do público, a sua campanha será um completo fracasso.

5. Facilita a simplificação dos processos

Atualmente, as nossas empresas possuem profissionais qualificados nos principais setores. Muitas vezes, porém, o excesso de teorização e de linguagem pouco próxima dos clientes dificultam que a campanha tenha a resposta esperada.

Porém, ao utilizar um slogan, a empresa está constantemente entendendo o que seu cliente mais aprecia e precisa dela. Dessa forma, ela terá mais condições para simplificar outros processos — como o suporte — e falar a língua do público nas suas campanhas.

As pessoas desejam acessar fácil e rapidamente as informações a partir das suas redes sociais e dos seus dispositivos móveis. Isso significa que as empresas precisam retirar as dificuldades existentes em todas as formas de comunicação com o cliente.

O slogan é uma 1ª tarefa para conseguir êxito nessa empreitada. Conseguir ser eficaz nessa mensagem significa que a empresa entendeu as suas próprias metas.

Além disso, compreendeu o seu usuário e se aproximou das suas principais razões e emoções para comprar o seu produto ou o seu serviço.

Após os 5 itens listados, acreditamos que você tenha motivos suficientes para começar a produzir ou renovar o seu slogan.

Como vimos, ele é útil em todo processo de marketing. Mais do que isso, faz com que a sua empresa entenda as suas próprias metas e objetivos.

Porém, entender o que é slogan apenas faz parte de toda a sua estratégia de marketing. Será ela que ajudará a sua empresa seguir rumo a um crescimento duradouro e não ser dependente das várias marés que atormentam os empresários.

Para isso, aprenda o que é uma estratégia de marketing e como realizá-la. Assim, a sua empresa tomará decisões mais técnicas e menos passionais. Nos vemos lá!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo