O que fazer nas férias? 14 ideias para inspirar seu tempo livre!

O que fazer nas férias? 14 ideias para inspirar seu tempo livre!

Todo mundo ama tirar férias, não é mesmo? Que tal aproveitar o tempo livre para fazer coisas diferentes que você sempre quis? Conheça 14 opções aqui!

As responsabilidades relacionadas com trabalho e estudos podem ser bastante desgastantes, não é mesmo? É por isso que, mesmo amando o que fazemos, é normal aguardar as férias com ansiedade.

Tirar um de tempo para si, descansar ou realizar atividades divertidas com pessoas que amamos são ótimas formas de passar o tempo.

O problema é que muitos aguardam tanto pelas férias que esquecem de se planejar e, quanto elas chegam, não têm a mínima ideia do que fazer com todo o tempo livre.

Ninguém merece voltar ao trabalho mais cansado do que saiu, não é? Então, veja 14 dicas práticas para decidir o que fazer nas férias e aproveitar ao máximo o tempo de descanso tão merecido!

1. Pratique seu esporte favorito

Sabe aquele esporte favorito que você não pratica faz um século? Pois é, esse é o momento! Se for um esporte em equipe, como futebol, vôlei ou basquete, é também uma ótima oportunidade de reunir os amigos e passar tempo junto deles.

Caso seja algo individual, como caminhar ou andar de bicicleta, basta ver se as roupas e materiais estão em dia e reservar um horário do dia para isso. Usar um app como o Nike Training Club também serve como incentivo.

Pense em formas de incluir essa atividade na sua agenda mesmo depois de voltar às atividades normais. Cultivar hábitos saudáveis fará toda a diferença no seu desempenho como profissional.

2. Faça uma viagem

Se as finanças permitirem, uma das melhores maneiras de aproveitar as férias é por fazer uma viagem.

Seja para visitar a família ou conhecer pontos turísticos, viajar é a oportunidade ideal de sair da rotina e recarregar as energias.

Mas é preciso se planejar direito. Para isso, vale a pena fazer uma lista de possíveis destinos, bem como cotações de valores e prazo de ida e volta. Veja também se compensa procurar pacotes de viagem em agências de turismo.

Tudo isso vai evitar que você fique sobrecarregado com os preparativos quando as férias chegarem.

3. Devore o Netflix

Eu ouvi falar em maratona? Exatamente, e essa é no conforto da sua casa!

As férias oferecem todo o tempo que você precisa para maratonar aquelas séries da Netflix (ou qualquer outro serviço de streaming que você goste) que você tanto aguardava sem medo de ser feliz.

Na verdade, é o seu gosto que manda: se preferir esportes, vida animal, culinária, moda ou qualquer outro tema, é só colocar as séries/filmes/programas de TV em dia.

4. Aprenda um hobby novo

Aprender um hobby novo é prazeroso e pode acrescentar muito ao desenvolvimento pessoal (e até profissional), mas exige tempo, especialmente no início.

É por isso que vale a pena se dedicar a aprender uma nova habilidade durante as férias.

Será mais fácil manter a regularidade e entender bem os conceitos envolvidos sem a pressão de conciliar isso com os compromissos importantes do dia a dia.

Alguns hobbies que você pode aprender são:

  • cozinhar;
  • tocar um instrumento;
  • desenhar ou pintar;
  • fazer artesanato;
  • criar uma coleção de algum objeto;
  • fotografia;
  • jogar algum jogo (ou criar um!).

5. Descanse

É bastante óbvio, eu sei, mas por incrível que pareça, a maioria das pessoas tem um conceito errado sobre as férias.

Elas encaram esse período como o tempo de fazer tudo que nunca tiveram tempo de fazer durante o ano. Isso faz com que a pessoa fique exausta justamente no tempo que deveria usar para descansar.

Com isso em mente, tenha desde já uma noção realista sobre as férias e tire tempo para descansar. Esse tempo vai fazer diferença depois, quando voltar à rotina.

6. Realize um trabalho voluntário

Realizar trabalhos voluntários também pode ser uma boa opção para aproveitar bem as férias e realizar atividades com propósitos que ajudam a sociedade.

Escolha uma atividade que tenha a ver com o seu perfil — seja de lidar com pessoas ou cuidar de animais, por exemplo — e busque alternativas para ajudar em sua cidade.

Se não encontrar uma próxima a você, que tal fazer uma busca online por causas que você pode apoiar à distância?

7. Coloque a leitura em dia

Ler é um hábito incrível, que pode transformar a sua vida tanto pessoal quanto profissionalmente. E você provavelmente tem alguma leitura para colocar em dia, certo?

Não importa se são histórias em quadrinhos ou livros de negócios, o que vale é aproveitar parte do tempo livre para se atualizar e riscar da lista alguns dos itens que separou para ler.

E se você não tem uma lista para colocar em dia? Tudo bem, temos várias recomendações para te ajudar:

8. Tire tempo para a família e os amigos

A possibilidade de tirar mais tempo para passar com a família e os amigos é uma das melhores partes de sair de férias.

Se a correria do dia a dia torna difícil que as agendas de parentes e pessoas próximas fiquem alinhadas com a sua, nas férias é mais fácil se adaptar para passar tempo junto deles.

Entre em contato com os familiares e amigos que deseja rever e combine com eles o que fazer.

9. Visite lugares novos

E se a grana está curta para viajar, quer dizer que você vai ter de realizar apenas atividades em casa, como a maioria das que foram listadas até aqui? Claro que não!

Visite lugares novos na cidade em que mora! Acesse sites como o Trip Advisor ou o Kekanto para encontrar pontos turísticos, conhecer novas experiências gastronômicas ou participar de eventos culturais interessantes que acontecerem no seu período de férias.

10. Faça planos para o futuro

Sonhar com o futuro é algo que pode ser feito todos os dias, mas fazer planos é algo bem diferente, pois requer tempo e consideração sobre vários assuntos importantes.

O que você espera alcançar no próximo ano pessoal e profissionalmente? E o que você espera alcançar daqui a cinco ou dez anos? O que você faz agora está impactando (ou pode impactar) na realização desses objetivos?

Sentar para pensar nessas questões e traçar metas realistas para o próximo ano vai ser muito útil para o seu sucesso e felicidade, além de gastar pouco tempo das suas férias.

11. Aprenda a controlar seu tempo

Controlar o tempo é um dos maiores desafios da vida moderna. Enquanto muitas pessoas gostariam que o dia fosse mais longo, a verdade é que essa não seria a solução.

Pense nessa lista de dicas, por exemplo. São dezenas de atividades que você pode fazer em algumas semanas.

Enquanto seria incrível fazer todas elas, será mais produtivo escolher algumas e aproveitar ao máximo a experiência.

Se você aprender a controlar seu tempo nas férias, vai ser mais fácil fazer isso depois que voltar à rotina, o que pode ser garantido com o uso de ferramentas de produtividade.

12. Avalie o progresso dos objetivos traçados

Todos os objetivos que você traçou para esse ano se cumpriram? Se sim, como foi a jornada até que conseguisse isso, mais fácil ou difícil do que esperava? Caso a resposta seja não, o que faltou para atingir as metas?

Avaliar o progresso dos objetivos traçados vai ajudar a ver seu desempenho e como ele pode melhorar ainda mais para o futuro.

O período de férias é apropriado porque sua cabeça estará fria e descansada para fazer uma análise imparcial e objetiva.

13. Faça um curso

Fazer um curso durante as férias mostra o seu comprometimento com a melhoria contínua. Uma boa opção para aprender com qualidade e comodidade é apostar em cursos online.

Hoje em dia existem ótimas opções, até com certificado, que permitem alcançar um alto nível técnico em pouco tempo e sem sair de casa.

Trabalha com marketing ou vendas? Conheça os cursos da Universidade Rock Content (3 deles são gratuitos).

universidade rock content

Temas atuais e relevantes para o dia a dia de qualquer profissional, como marketing, vendas e gestão de mídias sociais são boas opções de curso.

14. Comece a aprender um novo idioma

Aprender um novo idioma está na lista de tarefas de quase todo profissional, então que tal aproveitar as férias para dar o pontapé inicial?

Escolha o melhor lugar e os horários em que pode estudar, e não deixe de pensar nos benefícios que terá por dominar uma nova língua, como crescimento profissional e pessoal.

Assim como no caso dos cursos citados acima, existem cursos online de grande qualidade, que oferecem a flexibilidade que você precisa para continuar estudando quando voltar à rotina.

Depois de tantas dicas, é com você escolher o que fazer nas férias! O que importa é usar bem esse período para esfriar a cabeça e se preparar para continuar a sua jornada mais forte do que nunca!

E antes que me esqueça, aqui vai mais uma dica para aproveitar suas férias e ainda se capacitar profissionalmente: Veja agora os 10 filmes sobre marketing que todo profissional precisa assistir!

 

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo