Pagamentos no Whatsapp

WhatsApp e Facebook Messenger estão testando pagamentos por meio das aplicações: entenda

Pagamentos por meio do WhatsApp estão em fase de testes e há indícios de funcionalidade similar também no Facebook Messenger.

O WhatsApp está desenvolvendo e testando formas de pagamento na própria plataforma na Índia, onde o aplicativo conta com mais de 200 milhões de usuários.

A novidade foi reportada pelo site The Next Web, site especialista em redes sociais e últimas novidades do meio.

O Facebook já vinha indicando a intenção de conduzir testes de pagamento no aplicativo há meses, mas agora a versão beta será testada durante o primeiro trimestre de 2018 em uma base de 1% de usuários.

A empresa também está dialogando com o governo indiano para conseguir, da mesma forma que outros aplicativos de pagamento do país, usar o UPI (Interface de Pagamento Único), que permite maior facilidade de pagamento e menos taxas.

WhatsApp Business

O WhatsApp anunciou, na semana passada, que sua versão para empresas está oficialmente disponível.

Isso indica uma intenção cada vez maior da plataforma — que atualmente é a mais usada para mensagens no Brasil — em ser um aplicativo usado não só para comunicações pessoais, mas também no meio corporativo e para transações comerciais, podendo complementar a estratégia de marketing de várias empresas.

Embora, por hora, apenas transações entre pessoas estejam disponíveis, a tendência é que as possibilidades de pagamento sejam implementadas também para empresas, possibilitando uma maior facilidade em fazer negócios pelo aplicativo.

Os testes na Índia podem ser promissores, já que o país tem muitos usuários do aplicativo e transações por meio de aplicações de mensagem já são comuns por lá.

Provavelmente veremos diversas novas funcionalidades para empresas no WhatsApp Business nos próximos meses. Os pagamentos podem ser um importante adicional.

Pagamentos no Messenger

Parece que o Facebook está empenhado em cada vez mais tornar seus sites e aplicativos voltados para negócios.

Além do Marketplace (que estará disponível no Brasil nos próximos meses) e do próprio WhatsApp Business, a rede pode também estar em fase de testes de pagamentos realizados pelo Messenger.

O social media Matt Navarra, em seu Twitter, observou a novidade:

Pagamentos no Facebook Messenger

A feature permitiria transações comerciais, pelo que a imagem indica. Mas não há informações oficiais se ela poderia ser usada apenas por usuários ou também por páginas e anúncios.

E você, o que achou das novidades sobre pagamento nos principais aplicativos de mensagem do mundo? Conta pra gente nos comentários!