infográfico experiência no ecommerce

Como escolher a melhor plataforma de e-commerce

Faça a escolha certa e conquiste o sucesso com o seu e-commerce!

A escolha da plataforma para o e-commerce é uma decisão muito importante, visto que ela é a responsável por todo o funcionamento de sua loja virtual. Por isso, ela tem influência direta tanto no desempenho quanto no sucesso de seu negócio.

Diferente do que algumas pessoas acreditam, não comece o seu e-commerce com qualquer plataforma para depois trocá-la por uma melhor ou mais completa.

Ao realizar essa prática, você definitivamente vai ter perdas significativas que podem prejudicar os resultados da sua loja virtual.

Então o meu conselho é que você invista em uma plataforma que consiga atender as demandas atuais e necessidades futuras de seu e-commerce.

Para ajudar nessa escolha, elaborei este post com algumas informações importantes para você levar em conta no momento de decisão.

Além disso, aqui você também vai poder conferir um comparativo entre algumas plataformas disponíveis no mercado.

Ao chegar ao final deste post, você estará mais preparado para realizar a escolha da melhor plataforma para o seu e-commerce!

O que levar em conta na hora da escolha?

Escolher uma plataforma para o e-commerce é uma grande responsabilidade. Para ajudá-lo nessa escolha, você vai conhecer neste tópico, os principais pontos que devem ser  avaliados no momento de decisão.

Ficou interessado? Vamos lá!

Orçamento

O primeiro ponto é realmente saber o quanto você pode investir em uma plataforma.

Não adianta achar uma opção super completa que atenda o seu negócio se ela não está dentro do orçamento que você pode gastar.

Por isso, analise os preços oferecidos e os benefícios disponíveis para saber o que de fato você está pagando.

Modelo

A sua plataforma pode ser open source e SaaS.

Com a open source você tem acesso aos direitos de uso e pode fazer customizações. Por isso, elas apresentam um custo maior e demoram mais para serem implementadas.

Já com uma plataforma SaaS é possível criar o seu e-commerce de forma mais prática e a um menor custo. As atualizações e manutenções são feitas pelo próprio provedor e acontecem para todos os usuários.

Para decidir sobre o modelo de plataforma ideal para o seu negócio, reflita sobre a demanda da sua loja virtual, os profissionais existentes em seu time e sobre o orçamento disponível.

Suporte

Saber sobre o suporte oferecido pela plataforma é algo essencial. Afinal, se você passar por alguma dificuldade, provavelmente, vai querer que ela seja resolvida o mais rápido possível, não é mesmo?

Essas informações podem não parecer muito importantes, mas pode acreditar que em breve você vai precisar delas.

Então, antes de assinar o contrato, descubra quais canais de suporte são oferecidos e qual o tempo médio de resposta. Assim, você  vai poder saber se o que é oferecido está adequado a demanda do seu e-commerce.

Versão teste

Nem sempre todas as funcionalidades da plataforma funcionam igual ao prometido.

Para não correr esse risco e acabar adquirindo uma plataforma que, na prática, pode não ser tão boa assim, peça uma demonstração e tire um tempo para testá-la.

Velocidade da plataforma

Saber sobre a velocidade da plataforma é algo essencial principalmente quando lembramos das grandes datas do comércio. Elas podem atrair muitos visitantes e acabar congestionando o seu e-commerce.

Projeção de vendas

Como algumas plataformas cobram por número de usuários cadastrados é importante se planejar. Além disso, descubra como é feito e em quanto tempo esse processo de ampliação da conta precisa para registrar novos clientes.

Design responsivo

Segundo a E-commerce Trends 2017, 44,3% dos respondentes utilizam o smartphone para realizar compras em lojas virtuais.

Ou seja, é essencial que a plataforma seja responsiva para que os usuários que acessarem o seu e-commerce pelo dispositivo móvel tenham uma boa experiência de compra..

Customização

Personalizar o seu e-commerce para que ele fique com uma identidade única e mais atrativa é uma ótima estratégia para conquistar mais visitantes. Por isso, descubra quais  são as opções de customização, os custos e se é possível realizá-las por conta própria.

Integração

Saber se a plataforma oferece a possibilidade de integração com outros serviços ajuda a otimizar processos, gerenciar informações e, claro, a disponibilizar um atendimento mais completo ao cliente.

Métodos de pagamento

Oferecer várias opções de pagamento é uma ótima forma de evitar que um potencial cliente deixe de concluir uma compra por falta de um método que o atenda. Por isso, invista em um plataforma que ofereça essas opções e diminua os entraves das vendas em seu e-commerce.

Funcionalidades importantes para uma plataforma

Além dos critérios abordados no tópico anterior, existem outras funcionalidades que podem fazer toda a diferença em sua plataforma. Como:

  • campo para comentários;
  • recurso de review;
  • campo para assinatura de newsletter;
  • canais de atendimento ao cliente (chat, ticket, telefone e email);
  • certificado SSL;
  • Otimização para SEO.

Quanto mais recursos sua plataforma tiver, mais otimizado será o seu tempo e maiores serão as chances de oferecer uma boa experiência de compra para os seus clientes.

Comparativo entre plataformas

Agora, você vai poder conferir um comparativo entre as principais plataformas para e-commerce disponíveis no mercado.

Com os dados já abordados no início do texto e com as informações presentes neste tópico, você estará cada vez mais preparado para escolher a melhor a opção de plataforma para o seu negócio.

Você sabia que a aheadWorks realiza uma pesquisa para descobrir quais são as plataformas de e-commerces mais utilizadas em todo o mundo?

A edição de 2016, revelou o seguinte panorama:

comparativo entre plataformas de ecommerce

Tendo como base esses resultados, selecionamos as quatro plataformas mais utilizadas para analisá-las. Confira a seguir:

Magento

magento

A Magento é uma plataforma open source e a mais utilizada em todo o mundo. Ideal para grandes e-commerces .

Os seus principais pontos fortes são as opções ilimitadas de customização. Ela oferece diversos tipos de plugins, uma grande variação de templates, tradução para outros idiomas, e até mesmo reconhecimento de moedas estrangeiras.

Já o seu ponto fraco se concentra na dependência de um bom provedor de hospedagem. Sem ele, a sua velocidade pode ficar comprometida ou mesmo sair do ar.

Woocommerce

woocommerce

A Woocommerce é uma plataforma open source ideal para atender e-commerces pequenos.

O seu download gratuito e a sua fácil usabilidade são seus grandes atrativos.

Porém, algumas extensões e opções de plugins podem apresentar um preço elevado. Além disso, existe o risco de ter conflitos entre alguns plugins, que podem impactar na velocidade e mesmo na segurança do plataforma.

PrestaShop

prestashop

A PrestaShop é uma plataforma open source ideal para pequenos e médios e-commerces.

Duas grandes vantagens são a sua fácil instalação e opção do idioma português.

Uma desvantagem é que grande parte dos plugins oficiais não são gratuitos.

Shopify

shopify

A Shopify é uma plataforma Saas ideal para pequenos e médios e-commerces.

Além de apresentar um período de teste gratuito, a plataforma também permite ao usuário criar o e-commerce de forma simples e personalizável.

Em compensação, a página de checkout não apresenta opção para ser customizada.

 

Quer conhecer mais opções de plataforma?

Confira o Gartner Magic Quadrant for Ecommerce 2017! Com ele é possível descobrir quais são as principais plataformas de e-commerces mundiais, além de conhecer os pontos fracos e fortes de cada uma.

Bônus: Plataformas para e-commerces brasileiras

Além dos exemplos listados no tópico anterior, existem inúmeras opções excelentes de plataformas brasileiras para e-commerces. Como:

Conclusão

A falta de um planejamento na escolha da plataforma, pode trazer danos definitivos para o seu e-commerce.

Para que isso não aconteça, coloque em prática as dicas abordadas neste post e realize a melhor escolha para o seu negócio!

Se você tem interesse em aprofundar ainda mais o seu conhecimento sobre o mercado de e-commerces, não deixe de fazer o download gratuito do ebook abaixo.

Ebook gratuito - E-commerce: Da criação à fidelização de clientes

Descubra outras práticas de sucesso para o seu e-commerce!


 

Deixe a sua opinião sobre esse tema, nos comentários abaixo.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo