Portfólio Online

5 excelentes sites para construção de portfólio online

Precisando divulgar seus trabalhos e aumentar sua visibilidade online? Descubra 5 sites para criar seu portfólio online!

Ter um site para exibir os seus trabalhos é fundamental para profissionalizar a sua imagem e aumentar a visibilidade do seu serviço.

Você pode dar o pontapé inicial sozinho, já que muitas plataformas oferecem recursos simples, gratuitos e bem intuitivos para a criação de portfólio online.

Gostou da ideia?

Então confira 5 sites que vão ajudar você a ter um portfólio de qualidade na web:

1. Squarespace

O Squarespace é uma ferramenta de desenvolvimento de sites que oferece aos usuários uma gama de serviços bem variada.

Entre elas podemos destacar:

  • os mais de 60 modelos de templates, desenvolvidos com tecnologias CSS, HTML e Javascript;
  • e as ferramentas de editor de estilo que permitem a personalização completa de páginas, modificando cores, fontes e layouts para tornar o seu site único na internet.

Além disso, todos os modelos de site que o Squarespace oferece são mobile friendly (responsivos) tornando a sua visualização otimizada em qualquer dispositivo, seja um desktop, um tablet ou um smartphone.

Na própria plataforma, você pode trabalhar em mais de um projeto ao mesmo tempo, tendo apenas uma conta, e todo o tráfego de visitas analisado por meio de uma ferramenta de monitoramento exclusiva.

E não é só isso!

A plataforma de sites do Squarespace possibilita importar 1 ou mais blogs existentes de outras plataformas — como o WordPress — para o site que você criou.

Infelizmente, todas essas vantagens possuem um prazo de testes curto (14 dias), mas a experiência proporcionada pode ajudar você a decidir se vale a pena migrar para o plano pago ou não.

2. IM Creator

A maioria das plataformas de criação de sites possibilitem o usuário inserir textos, vídeos e enormes galerias de fotos em seus portfólios online.

IM Creator se destaca por oferecer, além desses recursos, um bom suporte para a integração com o blog que já tenha.

Também pode contar com recursos mais avançados para postar imagens de alta resolução, vídeos em HD e músicas com boa qualidade.

Tudo isso de maneira integrada com as redes sociais e com boas ferramentas de vendas incluídas nos templates.

Com o intuito de atender diversas demandas de mercado, o IM Creator disponibiliza templates especiais para sites e blogs:

  • de moda;
  • restaurantes;
  • casamentos;
  • e muitos outros tipos de negócios.

O mais legal é que essa plataforma de criação de portfólios online oferece um plano totalmente grátis!

Assim, depois de passar alguns minutos trabalhando nele, verá o quão simples é desenvolver o seu próprio site, não sendo necessário conhecimentos profundos sobre HTML, CSS ou qualquer outra linguagem de programação.

3. SITE123

Da estética aos recursos e funcionalidades, o SITE123 se mostra uma plataforma de criação para portfólios online incrível.

A interface é bem simples, intuitiva, responsiva, multifuncional e flexível, tornando qualquer trabalho fácil.

Assim como nas demais plataformas, não é necessário nenhum conhecimento técnico em linguagens de programação, nem há a necessidade de instalações complementares de softwares.

Ela se destaca das outras por permitir a criação de um site rapidamente devido à simplicidade e intuitividade agregada.

O SITE123 é ideal para blogueiros, fotógrafos, designers, videomaker, artistas e empresários de vários segmentos, podendo contar com templates únicos e com soluções específicas para cada necessidade.

Basta seguir o menu intuitivo da plataforma que rapidinho você terá um lindo e funcional portfólio online.

Recursos gratuitos como biblioteca de imagens, estilos e layouts predefinidos e gerenciamento de galerias de imagens dão uma força para quem está começando, podendo testar diversas opções até descobrir o que é mais adequado para o portfólio em questão.

A expansão do portfólio por meio de um canal de vendas online completo também é possível e, aliás, a funcionalidade de e-commerce do SITE123 é uma cortesia aos usuários da plataforma.

Você pode aproveitar também os recursos de multimídia, com ótimas ferramentas de áudio e vídeo, fazer e-mail marketing e integrar as suas redes sociais com os widgets disponíveis.

Além de tudo isso, há:

  • hospedagens gratuitas;
  • nome de domínio;
  • ferramentas de Customer Relationship Management (CRM) e Search Engine Optimization (SEO);
  • compatibilidade com todos os sistemas operacionais e dispositivos;
  • opção de criação de múltiplos sites;
  • e ampla capacidade de armazenamento.

4. WIX

Se você é um fotógrafo, o WIX pode ser a melhor opção. A plataforma oferece uma ampla gama de templates já prontos — porém, flexíveis quanto à personalização — para atender a necessidades bem específicas.

Depois que escolher um modelo, é só fazer o upload de suas fotos e aproveitar as ferramentas gratuitas. Uma delas é um editor de imagens próprio, que o ajudará a editar e retocar as suas fotografias.

Com relação à configuração da página, o WIX permite arrastar e soltar os widgets, quadros e outros itens onde desejar, formando um layout original e mais adequado às suas necessidades.

Assim, você pode colocar qualquer fotografia em qualquer lugar, o que dará um toque de exclusividade ao site.

Graças às novas tecnologias de HTML5 incorporadas, agora ficou fácil inserir animações e efeitos 3D sem ser um programador profissional.

5. VIRB

A plataforma de sites VIRB promete uma experiência única aos usuários que se aventurarem na criação de um portfólio online.

Isso porque os desenvolvedores tornaram a plataforma tão simples de usar que qualquer um, mesmo sem habilidades técnicas em programação de sistemas, pode criar um site chamativo e funcional.

O VIRB permite que você adicione conteúdos em formatos de textos, imagens e vídeos simplesmente arrastando e soltando-os no lugar onde desejar.

Além disso, cada mudança realizada no template é salva de maneira automática, evitando perdas de alterações ou a necessidade de salvá-las manualmente a todo instante.

Os inúmeros modelos de templates disponíveis são responsivos e permitem personalizações por meio de um editor de temas dedicado a oferecer controle do HTML e do CSS das páginas.

Além do editor de HTML e CSS para personalizações mais avançadas, o VIRB possui um editor de imagens, com múltiplas opções de filtros, para melhorar as imagens inseridas nas páginas.

E tem mais: a hospedagem em nuvem está embutida no pacote de recursos, tornando seus arquivos mais seguros e fáceis de gerenciar.

O único problema do VIRB é que ele não oferece versões gratuitas e o período de testes é de apenas 10 dias — o que pode não ser suficiente para descobrir se a ferramenta vale a pena ser paga ou não.

Gostou dessa dica? Não deixe de conferir nossos templates de currículo e aumentar suas chances de conseguir boas oportunidades.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo