premio black friday de verdade

Descubra o que é o Prêmio Black Friday de Verdade e a importância dele para o seu negócio online

O Prêmio Black Friday de Verdade foi criado em 2017 para reconhecer o esforço das empresas de e-commerce em se destacar positivamente no período da Black Friday.

Se você ainda tem dúvidas sobre a importância da Black Friday para o varejo brasileiro, veja os dados da E-bit/Nielsen: o volume de vendas em 2017 chegou a R$ 2,4 bilhões, o que representou um crescimento de 16% em relação aos volumes registrados em 2016.

Organizada pela Proxy Media, com apoio do E-Commerce Brasil e da ABCOMM, a premiação envolvendo a liquidação nasceu a partir da criação da plataforma Black Friday de Verdade, idealizada para orientar os consumidores na busca das melhores condições de compra durante a liquidação.

Vamos explicar neste post como funciona a mecânica da plataforma, dar mais detalhes sobre o Prêmio Black Friday de Verdade e também apresentar dicas práticas sobre como as empresas podem tirar melhor proveito da data. Acompanhe!

O que é a plataforma Black Friday de Verdade?

Criada em 2014, a plataforma Black Friday de Verdade nasceu para facilitar a experiência de compra online dos consumidores durante o período da Black Friday.

Na época, a liquidação começava a ganhar mais força no Brasil, porém havia um problema: a falta de confiança do consumidor brasileiro, gerada pelo não comprometimento dos e-commerces com os propósitos do evento, que é oferecer condições especiais para os clientes.

Para incentivar as boas práticas, Proxy Media criou a plataforma para cadastrar as empresas interessadas em participar do evento. Para participar, elas assinam um termo de compromisso, concordando em:

  • oferecer descontos reais;
  • comunicar-se de forma clara com o público;
  • prestar um bom atendimento.

Além de participar de uma iniciativa que visa prestigiar o evento, o que é bom para todo o ecossistema do e-commerce, há outra vantagem importante para as lojas: mais um canal de divulgação das ofertas, uma vez que a plataforma envia as ofertas selecionadas para os clientes cadastrados na plataforma.

E com um detalhe importante, o consumidor sabe que está recebendo algo de uma empresa que, de certa forma, já foi avalizada, o que pode ser um diferencial importante num período de tanta informação sobre “descontos imperdíveis”.

Para aumentar a participação do público, que deve fazer a sua inscrição no site para receber as ofertas, foram criadas formas de incentivo, como o sorteio de prêmios em dinheiro que podem ser usados para pagar as compras feitas durante a promoção.

Os números acumulados até o momento mostram que a iniciativa tem dado certo: em 3 anos, mais de 300 mil pessoas já se cadastraram na plataforma, que teve no período 1 milhão de acessos.

Como surgiu o Prêmio Black Friday de Verdade?

A partir dos bons resultados obtidos, em 2017 a Proxy Media, com o apoio da E-Commerce Brasil e da ABCOMM, resolveu incrementar a iniciativa, criando o Prêmio Black Friday de Verdade.

O objetivo é prestigiar as empresas que têm se empenhado para cumprir as boas práticas, melhorando cada vez mais as ações realizadas durante a data promocional.

Categorias

Para organizar melhor o processo de análise das lojas, o prêmio conta com 12 categorias:

  • Alimentos e Saúde;
  • Bebês e Brinquedos;
  • Cosméticos;
  • Eletrônica e Informática;
  • Eletrodomésticos;
  • Esportes;
  • Telefonia;
  • Moda;
  • Móveis;
  • Livros, filmes e games;
  • Farmácias;
  • Viagens.

O julgamento

A escolha dos vencedores é feita em duas fases: um júri formado por profissionais indica os finalistas e, a partir daí, a lista é submetida à votação do público.

Nesse caso, esse júri é convidado a fazer uma avaliação das lojas considerando preço, entrega, atendimento e facilidade de compra.

Em 2017, 44 lojas foram indicadas e, no final, 5 empresas foram homenageadas em cada categoria, em um evento que reuniu profissionais de diversas áreas do segmento de e-commerce.

Content Trends Ecommerce

Prêmio Black Friday de Verdade: a edição de 2018

Para 2018, em sua segunda edição, o Prêmio Black Friday de Verdade tem algumas novidades. Além dos troféus entregues para as lojas mais votadas em cada categoria, uma delas será a grande vencedora, recebendo o título de “Melhor Black Friday do Brasil”.

A data da festa do evento já está marcada: 27 de novembro, apenas alguns dias depois da Black Friday. A ideia é que assim os profissionais possam ter um dia para celebrar os bons resultados e relaxar depois de tanto trabalho.

Quem atua com essa área sabe que a preparação para o evento demanda organização. Aliás, essa é uma palavra-chave para aproveitar todo o potencial da venda gerado pela liquidação. Separamos algumas dicas sobre o assunto para o próximo tópico.

Como se preparar para vender mais na Black Friday?

Planeje-se!

Quem quer sair na frente da concorrência precisa se organizar com antecedência, daí a importância do planejamento.

Se estamos falando de um período no qual as pessoas estão mais propensas à compra, como é o caso da Black Friday ou do Natal, é importante avaliar com atenção todos os aspectos do negócio, visando atender às demandas.

Isso envolve um estudo mais cuidadoso desde a escolha dos produtos que serão promovidos, até a parte de comunicação.

Pense nisso: não adianta muito organizar a casa para a festa se não enviar os convites no prazo adequado.

O improviso não funciona bem para essas situações. Lembre-se de que toda negociação com fornecedores, por exemplo, pode ser mais bem-sucedida se eles tiverem mais tempo para atendê-lo.

Seja transparente

Uma das reclamações recorrentes dos consumidores em relação à Black Friday no Brasil refere-se à publicidade enganosa. A empresa faz uma oferta, mas não esclarece as condições de compra ou tenta mesmo enganar o cliente.

Não caia nessa armadilha. Pode ser que consiga uma venda ou outra, mas estratégias desse tipo não deixam um bom “legado” para a marca, ou seja, não contribuem para o fortalecimento da sua reputação.

Analise com antecedência que tipo de produto pode ser usado como chamariz, quais as melhores condições que pode oferecer e trabalhe para garanti-la.

Cuide da operação

Principalmente no caso do e-commerce, é imprescindível que a sua plataforma funcione com 100% da sua capacidade. Para isso, realize testes, avalie as condições de acesso, garanta que vai conseguir oferecer a melhor experiência possível para os clientes.

O serviço de atendimento para o período também precisa ser devidamente dimensionado. O consumidor vai precisar de informações, então, assegure-se de que ele não terá problemas para conseguir acessá-las.

Venda feita, não se descuide da entrega. Este é outro problema recorrente, então, certifique-se de que os seus clientes tenham ciência dos prazos e, no caso de problemas, entre em contato para avisá-lo.

Monitore tudo!

Uma das vantagens das plataformas digitais é a possibilidade de acompanhar tudo o que acontece no processo de venda, em tempo real.

Além de monitorar tudo para evitar possíveis problemas, lembre-se de que as informações sobre a Black Friday podem ajudar na elaboração de suas estratégias futuras.

As vendas no período são importantes, mas um evento desse tipo pode ser de grande ajuda para quem precisa aumentar o número de clientes atendidos pela loja e também obter bons resultados em outros KPIs do e-commerce.

Mas esse trabalho só será efetivo se você conseguir capturar os dados e, claro, analisá-los depois, transformando os números em insights para as suas estratégias de Marketing e de comunicação.

Não é todos os dias que temos a chance de aumentar o tráfego das plataformas, então esta não é uma oportunidade que possa ser desperdiçada. No entanto, para que dê certo, seja cuidadoso, defina com antecedência o que vai monitorar e com qual objetivo.

Para isso, não deixe este trabalho para a última hora. As ferramentas precisam ser testadas com antecedência e também é preciso avaliar com atenção que tipo de informação será mais relevante para os projetos realizadas na sequência do evento.

Como a Black Friday pode ajudar o seu negócio?

Preparado para aproveitar a Black Friday para turbinar os resultados do seu negócio? Lembre-se de que as ofertas do varejo se multiplicam durante a data promocional (que bom, uma vez que essa é a ideia central do evento) e que, por isso, é importante transmitir o máximo de segurança para o consumidor.

Ao organizar as ações, procure trabalhar para solucionar algumas dúvidas recorrentes por parte do cliente: será que se trata de uma empresa honesta? A oferta é realmente vantajosa? Vou conseguir receber o produto?

A comunicação tem um papel importante nessa história, principalmente se for trabalhada com antecedência e com objetivos bem definidos. Sim, trata-se de um período propício para a promoção das vendas, mas tenha em mente a necessidade de transformar o cliente ocasional em um cliente fiel da marca.

A pessoa pode ter procurado a loja em função de uma oferta especial, porém, se souber aproveitar o contato, é possível estabelecer uma relação mais duradoura.

Um dos méritos do Prêmio Black Friday de Verdade é justamente este: ajudar as empresas a perceberem como é importante adotar boas práticas no período da promoção, uma vez que é a partir daí que as marcas podem trabalhar em prol da sua reputação.

Interessado em mais dicas sobre o assunto? Então conheça o nosso conteúdo completo sobre Marketing Digital para a Black Friday. Ele traz uma série de dicas práticas sobre o que é possível fazer para preparar o seu negócio para essa ocasião!

Marketing na Black Friday: ebook

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo