Qual a importância do Marketing Pessoal

Qual a real importância do marketing pessoal? Entenda aqui!

Você sabe qual é a importância do marketing pessoal? Entender e praticá-lo corretamente ajudará na forma com que os clientes e as empresas verão a sua pessoa.

Assim, você vai conquistar mais engajamento do seu público, vai entender melhor o que ele deseja e vai ter um diferencial no mercado.

Você quer contar com todas essas vantagens profissionais? Então continue lendo este post. Aqui, você vai descobrir o que é marketing pessoal, como essas estratégias podem impactá-lo e 5 motivos para investir nessa técnica. Vamos lá?

O que é marketing pessoal

Podemos dizer que o marketing pessoal é um conjunto de estratégias para que a sua imagem pessoal tenha um maior valor atribuído. Isto é, as pessoas verão você de maneira positiva.

Isso não tem nada a ver com projetar uma imagem não condizente com a realidade. Ao contrário: é demonstrar, para as pessoas e para as empresas, as técnicas, as qualidades e as habilidades que você já possui.

Da mesma forma que um produto ruim, profissionais que não investem no seu desenvolvimento também não sobrevivem por muito tempo no mercado — a não ser que usem o marketing pessoal.

As estratégias são úteis para todos os tipos de profissionais — sejam eles iniciantes ou com vasta experiência no seu ramo. O marketing pode alavancar negócios e melhorar a forma com que as pessoas enxergam o seu nome.

Porém, da mesma forma que você pode crescer, erros podem colocar tudo a perder. Por isso, defina quais são seus objetivos e escolha as estratégias coerentes com ele.

Assim, você estará mais próximo do seu público e de melhorar a forma com que ele preste atenção na sua marca pessoal.

Como as estratégias podem impactá-lo

O marketing pessoal traz impacto em muitas áreas do seu negócio. E uma das formas de obtê-lo é utilizar marketing de conteúdo. Assim, você pode:

  • alcançar usuários que estão na internet;
  • aumentar a chance de ser encontrado na internet: 74% das pessoas fazem pesquisas antes de fechar negócios;
  • utilizar técnicas usadas por pelo menos 70% das empresas;
  • gastar 62% do que seria investido em mídias tradicionais.

Além de estar presente online, a forma com que você se porta diariamente também é muito importante.

Assim, você verá que determinadas atitudes sofrerão impacto, como:

  • vestuário: utilize roupas que combinem com o cargo almejado;
  • liderança: se você quer aumentar os seus negócios, essa capacidade é essencial;
  • resolução de problemas: é preciso aprender a resolver os problemas de forma amigável. Assim, todas as partes devem sair satisfeitas;
  • qualidade: sempre entregue valor aos seus clientes ou aos superiores. Demonstre que você sabe como ajudá-los;
  • proatividade: não espere que as pessoas peçam por sua ajuda. Tente, sempre que possível, auxiliá-las quando for necessário;
  • visibilidade: esteja nas principais conversas dos funcionários, clientes e gerentes. Demonstre que você possui conteúdo, informação e atualização;
  • foco: saiba qual é o caminho e quais são os passos para chegar aonde deseja;
  • seja diferente: dê um toque diferente a tudo quanto você faz.

Não está convencido? Preparamos uma lista de 5 motivos para que você invista em marketing pessoal e obtenha os resultados que tanto deseja.

5 motivos para investir em marketing pessoal

⒈ Diferencial competitivo

O marketing pessoal vai te dar munição para que você se diferencie de outros profissionais.

Com ele, você sairá na frente dos seus concorrentes que ainda não possuem estratégias nesse sentido.

Em tempos de crise, é necessário ter diferenciais para apresentar aos seus clientes — seja adaptando os seus serviços para atender melhor às necessidades deles, seja produzindo conteúdo interessante em blogs e redes sociais.

⒉ Autoridade no mercado

Quem utiliza essas técnicas tem mais chances de ser considerado como autoridade no mercado.

Para isso, faça postagens em blogs e em redes sociais para ajudar o seu público-alvo com informações relevantes, interessantes e úteis.

Então, os seus visitantes perceberão que você entende do assunto e se sentirão mais seguros em contratar os seus serviços ou em comprar os seus produtos.

Finalizando, autoridade é aquele em que o público confia para tirar as dúvidas e para contar os seus medos e os seus anseios. Tente ser essa pessoa!

Responda a todos comentários e utilize-os para fazer produções de materiais. Você já sabe que tal assunto terá visitantes.

Se possível, grave vídeos respondendo às dúvidas mais frequentes. Eles possuem maior alcance nas redes sociais.

⒊ Atração de clientes

Como consequência do trabalho realizado, mais pessoas se identificarão com a qualidade e com o conteúdo apresentados e se sentirão seguras para aproveitar o que você oferece.

Assim, além de ser melhor visto, você aumentará o número de clientes.

Lembre-se de que obter mais visitantes nos seus canais digitais é consequência de um bom trabalho. Quanto mais você trabalhar em prol do seu público, mais ele reagirá em direção a você.

⒋ Melhor conhecimento do público-alvo

Para produzir bom material para as suas personas, é necessário conhecê-las profundamente.

Esse contato com o seu público fará com que você preste serviços mais completos e interessantes para ele.

Além disso, ampliará a sua forma de ver o mundo do cliente. Utilize esse conhecimento para postar conteúdo que seja mais útil para ele.

⒌ Maior engajamento

Com o marketing pessoal, você entenderá o que seu cliente espera de você e qual é a opinião dele sobre os seus serviços.

Dessa maneira, você saberá quais são os seus pontos fracos para melhorá-los no futuro. Já aquilo que é avaliado positivamente pode ser mantido.

Essa comunicação fará com que seus usuários sintam ainda mais segurança nos seus serviços.

Como você deve ter observado, todos os itens interagem entre si. Por exemplo: quanto maior o engajamento, maior será o número de visitantes e de conhecimento do público-alvo.

Se você deseja melhorar a sua marca pessoal, comece entendendo o que é marketing de conteúdo. Escolha as melhores estratégias para seu público.

Antes, porém, crie um objetivo. Quais são as suas metas? Quais são os seus desejos? Você só crescerá profissionalmente se tiver postura adequada aos objetivos.

Não faltam exemplos de pessoas com carreiras sólidas no mercado. Utilize-os para se inspirar e construir o seu próprio caminho.

Agora que você entendeu qual a importância do marketing pessoal, leia o post “Inbound marketing × outbound marketing: quem ganha?” e veja se o marketing de atração é mais vantajoso do que o tradicional.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo