O que é Quora?

Quora libera lista de espera para versão em Português

Conheça uma das maiores ferramentas que propagam conhecimento especializado na internet: o Quora. Continue lendo e aprenda como usar e como agregar à sua estratégia de marketing fazendo publicações na mídia social.

Quase 8 anos após seu lançamento, o Quora finalmente teve sua versão em português lançada. A mídia social anunciou na última quinta-feira (20) sua versão beta para o que deve ser o site oficial para o Brasil, Portugal e outros países falantes do português.

Se você não o conhece, o Quora é um site de perguntas e respostas no qual qualquer pessoa pode esclarecer suas dúvidas sobre qualquer assunto. O site é basicamente o Yahoo! Respostas para adultos para profissionais.

Além da versão em português, também foram anunciadas as versões Hindi e Indonésia.

Um pouco da história do Quora

O Quora foi fundado por dois antigos funcionários do Facebook (Adam D’Angelo e Charlie Cheever), em junho de 2009 em Mountain View, Califórnia. Após um ano de desenvolvimento e testes, o site foi disponibilizado ao público.

Segundo os fundadores, uma grande quantidade de conhecimento que é valioso para muitas pessoas atualmente está disponível apenas para alguns – seja na mente das pessoas ou apenas acessível a grupos selecionados.

Por isso eles tentaram conectar as pessoas que têm conhecimento às pessoas que precisam dele, considerando que todos podem agregar de acordo com suas próprias experiências.

A missão da empresa é compartilhar e crescer o conhecimento a nível global. Eles criaram, portanto, uma plataforma que resolve o seguinte problema: conectar pessoas que têm perguntas com pessoas que têm respostas.

“O Quora é um lugar para obter e compartilhar conhecimento, dando às pessoas o poder de aprender umas com as outras e de compreender melhor o mundo.”

Algumas personalidades como Barack Obama, Gloria SteinemStephen FryHillary ClintonGlenn BeckSheryl SandbergVinod Khosla e Gillian Anderson estão constantemente respondendo tópicos por lá.

Ou seja, o Quora é um lugar onde você pode ler insights importantes que nunca foram compartilhados em nenhum outro lugar, de pessoas que são de alguma forma difíceis de alcançar.

Como solicitar uma conta em português no Quora

Durante o período de teste, um número limitado de pessoas será liberado para contribuir com o Quora nas novas linguagens. Portanto corra!

Quora

Se você tem interesse em ser um dos primeiros membros das comunidades de discussão em português, é possível requisitar um convite através do site https://pt.quora.com.

Durante o beta, a equipe do Quora convida os participantes a enviar feedbacks para sugestoes@quora.com.

Também é possível convidar outras pessoas para usar a ferramenta em português através do menu que fica no canto superior direito do feed principal. Caso não consiga o convite de imediato, você pode criar uma conta no site principal, que é em inglês.

Ao criar o seu perfil por lá, o site irá te instruir a fazer uma primeira pergunta, além de te ajudar a fazer as seguintes tarefas: visitar o feed principal; seguir pelo menos 20 tópicos; encontrar os seus amigos que têm cadastro por lá; avaliar positivamente 5 respostas; adicionar 3 tópicos que você domina; e responder uma questão.

Como fazer uma pergunta no Quora

Apesar de ser a principal característica da plataforma, como fazer uma pergunta no Quora – que realmente traga boas respostas – é uma dúvida bastante comum. Para resolver essa questão, basta seguir os seguintes passos:

  1. Faça o login na ferramenta e procure pelo botão “Adicionar pergunta”;
  2. Adicione a sua pergunta, de preferência começando com “O que”, “Como” ou “Por que”:
    Como fazer uma pergunta no Quora?

    Como fazer uma pergunta no Quora?

  3. Após adicionar a pergunta, é possível inserí-la em comunidades de discussão;
    Quanto mais específico for o seu nicho escolhido, mais profundidade sua pergunta terá dentro dessa categoria. Fazendo isso, é possível que você encontre pessoas com um alto nível de interesse de lhe dar uma resposta.
  4. Você também pode convidar pessoas a responderem sua questão;
    Nesse ponto, selecione especialistas da área que realmente podem agregar à sua pergunta. Também selecione colegas de trabalho da mesma área que poderão colaborar com a discussão.
  5. Aguardar as respostas.

Como fazer marketing no Quora

A melhor resposta para qualquer pergunta (The best answer to any question). Esse é o slogan do Quora.

Tendo isso em mente, os americanos usam o Quora como uma poderosa arma de marketing.

É comum vermos diversos canais respondendo perguntas e agregando à comunidade por lá, porém sempre trazendo o olhar dos interessados para seus próprios sites.

Por exemplo, você pode trazer um problema real da sua empresa, sugerir algumas soluções e pedir por sugestões:

Read Diego Gomes' answer to What is a good digital marketing strategy for a B2B marketplace website with a very targeted customer base? on Quora

E além de ser uma ótima ferramenta para se promover como profissional ou promover sua empresa, o Quora se destaca por ótimos motivos. Listei alguns deles a seguir:

É completamente rastreável por mecanismos de busca
(lê-se Google)

As perguntas e respostas do Quora geralmente rankeam muito bem no Google. Isso quando bem feitas, claro.

Se as respostas definitivamente respondem à pergunta proposta e agregam ao visitante, é um bom motivo para o Google entender que aquele conteúdo é relevante.

E, melhor que isso, é um conteúdo relevante totalmente atrelado ao seu perfil. Por isso diversos especialistas estão por lá.

Atinge nichos específicos

Já dá pra perceber como essa rede consegue atingir nichos. E esse é o principal ponto do Quora, na minha opinião.

Ao separar esses nichos, é possível entender o que está acontecendo de interessante num determinado assunto.

O tópico de Marketing Digital, por exemplo, irá trazer muitos profissionais da área comentando sobre como estão crescendo dentro desse tema: aprendizados do dia-a-dia, cases, insights interessantes e por aí vai.

Quora

Comece a desde já a fazer perguntas e contribuir com conhecimento nessa plataforma e torne-se uma referência. Aproveite e deixe abaixo o seu perfil para trocarmos dicas de Marketing! Até a próxima!

ebook marketing nas redes sociais

 

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo