RD-Station-ou-Rock-Content

Rock Content ou RD Station? Obtenha o dobro de resultado com as duas ferramentas

Um bom planejamento e um time engajado e capacitado são os maiores pilares para construir uma estratégia de Marketing realmente eficiente. Mas, se você deseja escalar os resultados da sua empresa, mais cedo ou mais tarde precisará contratar uma ferramenta.

A contratação de uma ferramenta de Marketing geralmente vem acompanhada de dois problemas. O primeiro é a certeza de que aquele custo vai pesar no orçamento.

Para começo de conversa, ferramenta não é custo: é investimento! Quando você opta por um software, espera ganhar tempo e praticidade na execução de processos. O que, por consequência, resultará em uma maior dedicação e aproveitamento da equipe e, ao final da jornada, em melhores resultados.

Se você enxerga a contratação de uma ferramenta agora unicamente como custo é porque não está seguro sobre o retorno que ela pode te trazer tanto em termos de otimização de processos quanto em resultados. Ou seja, não está pronto para a decisão de compra.

O segundo e maior problema que as empresas têm com a contratação de um software está em acreditar que ele sozinho irá resolver todos os gaps do seu Marketing.

A verdade é que não existe atualmente uma ferramenta completa o suficiente para gerenciar email, redes sociais, blog, SEO, branding e todos os desdobramentos que um setor de Marketing tem.

Mas já contamos com excelentes ferramentas no mercado que funcionam muito bem dentro de suas especificidades e que, unidas a outras, podem gerar excelentes frutos.

Nesse post, por exemplo, falaremos da Plataforma Rock Content e do RD Station, duas ferramentas brasileiras complementares (e fundamentais) para o gerenciamento de uma estratégia de Inbound Marketing.

No início, vamos apresentar os dois softwares, suas funcionalidades e as principais utilizações. Em seguida, você irá descobrir como utilizar as plataformas em conjunto na sua empresa. Vamos lá?

O que a Rock Content faz

Criada em 2013, a Rock Content é atualmente a maior empresa de Marketing de Conteúdo da América Latina! Ela funciona no modelo SaaS Enabled Marketplace, o que significa que você tem acesso a um software e também a uma comunidade de usuários com que negociar.

A proposta da Rock é que você crie valor para seu público e atraia clientes por meio da criação e distribuição de conteúdo relevante. Por essa razão, seu principal produto é a Plataforma Rock Content, uma central de gerenciamento de conteúdo onde você pode:

  • listar ideias de conteúdo;
  • construir calendários de publicação;
  • criar novas pautas;
  • produzir blog posts, ebooks e infográficos;
  • revisar e alterar textos;
  • publicar conteúdo no seu blog;
  • compartilhar conteúdo nas redes sociais e muito mais.

Para realizar todas essas ações, você dispõe do apoio do time da Rock Content no desenvolvimento e evolução do seu plano de Marketing.

Não é um trabalho de agência, que faz tudo por você e só apresenta o produto final, mas de acompanhamento e consultoria para otimizar seus processos e acelerar a chegada dos resultados. Assim, você aprende a tocar sua estratégia de Marketing de Conteúdo com as próprias pernas.

No entanto, apesar de todas as funcionalidades e suporte, o principal valor da Rock Content está na sua Comunidade.

Como cliente da Plataforma, você têm acesso a uma comunidade com milhares de redatores, revisores, planejadores e diagramadores freelancers altamente qualificados para produzir conteúdo para sua empresa.

Esses profissionais percorrem um rigoroso processo seletivo que garantem que eles estão aptos para atuar na Plataforma e possuem conhecimento para falar sobre assuntos inerentes ao cliente — no caso, você.

Além disso, os freelancers passam por vários filtros que têm como objetivo combiná-los com o cliente certo e também recebem treinamentos constantes com o time da Rock para se tornarem profissionais de conteúdo cada vez melhores.

Resumindo, a Rock Content oferece uma plataforma onde controlar toda a produção de conteúdo da sua empresa e por meio de sua comunidade de freelancers.

O que o RD Station faz

O RD Station é a ferramenta da Resultados Digitais, uma das gigantes do Marketing do Brasil. Seu modelo de negócio é de SaaS — software as a service, quando a liberação do uso de um software é o serviço prestado.

Como uma plataforma de Marketing Digital, o RD Station te permite realizar ações como:

  • disparo de emails;
  • criação de fluxos de nutrição;
  • automação de marketing;
  • desenvolvimento de landing pages;
  • publicação em redes sociais;
  • lead tracking e lead scoring;
  • monitoramento de metas e muito mais.

Todas essas funcionalidades trabalham em conjunto para que você possa atrair visitantes para seu site, convertê-los em leads e trabalhar essas leads até que elas estejam prontas para se tornarem clientes.

E, para que você consiga esses resultados, o time do RD Station oferece também um suporte extremamente ágil e eficiente, além de reuniões periódicas com os analistas de sucesso para acompanhar a evolução sua estratégia de Marketing.

Ou seja, o RD Station oferece um lugar para centralizar e gerenciar seus esforços em Marketing, e também apoio para atingir seus objetivos.

Como as duas ferramentas se complementam

Chegando aqui você já entendeu o que a Rock Content e o RD Station fazem e como as duas ferramentas têm funcionalidades diferentes, certo? Então está pronto para entender porque a contratação de uma não exclui a necessidade da outra — pelo contrário, elas se complementam.

Para te passar um visão prática dessa integração, vamos utilizar o conceito de funil de vendas, explicando com exemplos o papel dessas ferramentas em cada uma das etapas.

Topo de funil

No topo de funil, seu objetivo é gerar volume conseguindo mais tráfego para seu site, correto? Para isso, o primeiro passo é produzir e distribuir conteúdo na tentativa de gerar mais visitantes.

Com a Rock Content, você cria conteúdo otimizado para aparecer nas primeiras páginas do Google. Assim, seu público pode te encontrar com uma simples pesquisa na internet.

Além disso, você pode aumentar a visibilidade do conteúdo produzido publicando-o nas redes sociais por meio do RD Station. Dessa forma, você cria mais um canal de aquisição de tráfego.

Como os conteúdos são planejados e produzidos para engajar o leitor e mantê-lo em seu blog, o visitante que chega a seu site acaba consumindo outros artigos e sendo estimulado a compartilhá-los e comentá-los.

Esses mesmos visitantes também são convidados a assinarem sua newsletter para receberem conteúdos semelhantes e acabam se tornando subscribers dentro do RD Station.

Meio de funil

Com seu conteúdo gerando subscribers dentro do RD Station, chegamos ao meio do funil de vendas. Aqui, o objetivo é transformar esses novos contatos em leads e nutri-los até a próxima etapa, de decisão de compra.

Utilizando o RD Station, você envia newsletters para se relacionar com seus subscribers e desenvolver uma relação de confiança, além de gerar mais tráfego recomendando a eles que leiam outros blog posts produzidos na Plataforma Rock Content.

Você também faz disparos de ofertas de conteúdo, na tentativa de converter os subscribers e obter mais informações sobre eles.

Na Plataforma Rock Content, são desenvolvidos ebooks e outros materiais ricos realmente úteis para sua persona e que, por isso, podem ser utilizados como moeda em troca das informações que você precisa.

Uma vez que o subscriber fornece seus dados em troca daquele material rico, basta continuar nutrindo-o! Por meio do RD Station, envie emails com outras ofertas produzidas com a Rock até que a lead passe para a próxima etapa.

Fundo de funil

No fundo do funil, a lead já entendeu que precisa realizar uma compra e está avaliando as opções para escolher a melhor solução para ela.

Uma excelente maneira de mostrar que você tem a solução adequada é apresentando cases de sucesso e outros conteúdos que quebrem as objeções que a lead pode ter contra a sua empresa.

Esses conteúdos também podem ser produzidos na Plataforma Rock Content, inclusive com a realização de entrevistas com você ou seus clientes. Tudo para que o conteúdo seja o mais completo possível!

Já pelo RD Station, você consegue monitorar quando uma lead acessou uma página de vendas, converteu em um material de fundo de funil ou atingiu uma pontuação alta o suficiente no lead scoring para se tornar uma oportunidade.

Então, basta programar o envio de um email convidando a lead a falar com um vendedor ou avisar o próprio vendedor que a lead está pronta para receber o primeiro contato. Aí a bola passa para o time de vendas e é só fechar negócio!

Conclusão

Como você viu, a Rock Content e o RD Station estão muito longe de serem ferramentas excludentes. Confira nosso infográfico:

Rock ou RD

Enquanto a Rock Content cria visibilidade e aumenta a relevância da sua empresa na internet por meio da produção de conteúdo, o RD Station automatiza e monitora a distribuição desse conteúdo, garantindo que as leads evoluam no seu funil.

Ou seja, se você quer obter os melhores resultados na sua estratégia de Inbound Marketing, invista nas duas ferramentas!

E agora que você já sabe como utilizar as duas ferramentas para conseguir o dobro de resultado, temos um convite! Que tal visitar nossa página de cases e descobrir o que a Rock Content pode fazer para você?

ebook marketing digital