Reddit

Reddit: conheça a rede social baseada em fóruns que já é maior que o Twitter e LinkedIn

Rede social baseada em fóruns de discussão, o Reddit já possui mais usuários que o Twitter e o LinkedIn e se posiciona como a novidade que pode ameaçar o Facebook. Conheça mais sobre ela, e entenda sua ascensão.

Não é de hoje que as redes sociais buscam sempre aumentar a popularidade para, quem sabe um dia, desbancar o Facebook. E essa tarefa parece cada dia menos impossível, se levarmos em conta os recentes escândalos que acabaram prejudicando a imagem da plataforma.

Nesse cenário, uma rede social que ainda não é tão conhecida no Brasil mas que apresentou crescimento constante nos últimos tempos é o Reddit. O site combina fóruns que discutem assuntos variados para criar uma verdadeira comunidade.

Quer saber mais sobre essa rede e suas vantagens? Continue conosco:

O que é o Reddit, como funciona e seu crescimento

O Reddit funciona como plataforma de compartilhamento. Seja de links, opiniões e desenvolvimento de comunidades. É um local de troca de opiniões, em um momento histórico onde isso pode estar cada vez mais complexo de se fazer.

O que move a rede social são as postagens dos usuários, que só podem ser feitas por aqueles que possuem uma conta na plataforma. Assim como qualquer fórum, existem postagens de notícias, tópicos opinativos e muitos outros.

Para o usuário, isso tudo vai aparecer em sua página inicial como no exemplo:

Reddit versão antiga

Apesar de parecer um pouco confusa, essa interface é extremamente simples. E como vamos explicar mais para frente, existe uma curadoria do que irá aparecer em seu feed, caso você possua uma conta por lá.

Existem outros pontos muito interessantes e que incitam discussões na plataforma. Um deles é a possibilidade de “curtir” ou “descurtir”, na rede chamados de “upvote” e “downvote”, nos comentários de outros usuários, dando relevância ou não para eles.

Além disso, a plataforma também trabalha com gamification, prática tendência no mercado, por meio do Karma. Que é basicamente uma pontuação para cada usuário, baseado nos upvotes e downvotes que seus tópicos e comentários já receberam.

Como você pode perceber, funciona através do compartilhamento de conteúdo, o que pode parecer muito parecido com todas as outras. No entanto, seu maior diferencial está no poder das comunidades que ele cria. E é esse o motivo de seu crescimento.

Atualmente, o Reddit já conta com mais de 300 milhões de usuários ativos, número já maior que o do Twitter e que o LinkedIn! Estando atrás apenas do Facebook e Instagram, e pode chegar a ameaçar essa hegemonia em pouco tempo.

Vantagens do Reddit

A ascensão dessa rede é resultado de uma combinação de fatores que a tornam única. Entenda quais são elementos:

Tempo de permanência

Os usuários do site tendem a permanecer nele um tempo muito longo, se comparado às outras plataformas (mais de 15 minutos contra 6 min e 23 s do Twitter, por exemplo) o que pode ser resultado do modo como a plataforma modera seus conteúdos.

Ao contrário de outras redes, o Reddit funciona baseado em moderação por pessoas, enquanto os outros sites usam algoritmo para indicar conteúdos semelhantes. O método direcionado por humanos pode auxiliar a diversificar as sugestões, o que faz com que tempo de permanência no site seja maior.

Potencial para anúncios

O Reddit era visto com receio por anunciantes devido a resistência dos usuários a publicidade feita anteriormente na rede. Porém isso está mudando, a plataforma se mostra mais aberta a mudanças que favoreçam a entrada dos ads no site.

Dentre os upgrades feitos pela plataforma pode-se destacar a melhora na coleta de dados e de conversão para facilitar o entendimento das métricas para anunciantes. Também as alterações na estrutura das campanhas para aumentar a eficiência, além da possibilidade de alcançar mobiles com anúncios através do app.

Tamanho de imagens de redes sociais

Conversa com nichos específicos

Outro elemento que faz parte da proposta da rede social é explorar os diversos fóruns, que são divididos por temas, ou seja, os usuários que participam de discussões envolvendo os mais diversos assuntos. Essas separações pode ser valiosa para as marcas na hora de buscar públicos específicos e para estabelecer diálogos com a audiência sem precisar arriscar na hora de delimitar o alcance dos anúncios.

Por todos esses fatores que o Reddit tem se consolidado como um terreno fértil em meio a outras redes sociais que já começam a demonstrar sinais de desgaste. Conte para a gente, você já conhecia o site? Acha que ele realmente tem futuro entre os gigantes da área? Comente aqui em baixo!

ebook marketing nas redes sociais

 

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo