Segurança de site mobile

Entenda como manter a segurança do seu site

A segurança do site mobile precisa ser sempre um assunto de prioridade máxima na sua rotina, mas acaba tomando muito do seu tempo, não é mesmo? Para ajudar você a focar no que é necessário, criamos essa lista dos principais tópicos para ficar de olho.

Quando o assunto é segurança do site mobile, as ações preventivas são o maior destaque para evitar que o seu site seja alvo de malwares e hackers.

Isso porque segurança é antecipar as consequências de uma situação e diminuir seus danos.

É claro que não podemos prever todo e qualquer contratempo, porém algumas ações básicas podem ser úteis em diversas circunstâncias.

Além dos certificados e métodos que você pode utilizar para a proteção da sua página, apontamos aqui algumas dicas principais que podem ajudar a evitar invasão, fraudes e roubos de dados:

Dica 1: otimize sempre o seu site e plugins. Mantenha uma periodicidade de manutenção do seu site, principalmente se for um e-commerce.

Dica 2: remova recursos que não são utilizados. As vezes mantemos vários recursos que não utilizamos disponíveis que podem acabar sendo brechas para entrada de um hacker, por exemplo.

Dica 3: tenha muito cuidado com as permissões de acesso. Nem todo mundo que trabalha no seu site precisa ter o mesmo nível de acesso. Quanto menos pessoas tiverem senhas de administrador, mais seguro o seu site ficará.

Além disso, mostramos agora de forma mais detalhada algumas medidas para manter seu site e os dados dos seus visitantes sempre seguros.

Atualize seus softwares

Você sabia que os softwares que estão desatualizados possuem brechas de segurança?

As atualizações ocorrem justamente para corrigir algumas eventuais falhas e proporcionar mais segurança para os usuários que utilizam o software, por isso é importante acompanhar as atualizações, mesmo que elas lhe pareçam irritantes.

As vulnerabilidades de sistemas desatualizados acabam sendo aproveitadas pelos famosos hackers para acessar os sites e capturar informações confidenciais deles.

Um bom exemplo disso é o WordPress se você utiliza o CMS para criar o seu site mobile.

Além disso é importante cuidar se o tema do seu site é de uma fonte confiável, já que ter um tema pirata pode trazer diversas ameaças para o seu site, desde um código comprometido ou malicioso até prejudicar na performance e posicionamento no Google.

Tenha senhas fortes

É preciso um pouco mais do que só criatividade para criar senhas seguras e proteger os seus dados na web, principalmente quando se trata do login de acesso ao seu site e email profissional.

Algumas dicas básicas podem ajudar você nesse processo como: ter no mínimo 8 caracteres, utilizar no mínimo duas letras maiúsculas, uma letra minúscula, ter ao menos um número e dois símbolos ou mais (@#$%).

Um exemplo de método útil e simples para criar senhas é o Leet, uma forma de escrita com variações. Também conhecido como L33T, ele utiliza várias combinações de caracteres ASCII para substituir as letras do alfabeto em uma espécie de criptografia. Veja como:

  1. Escolha uma palavra ou um nome que tenha no mínimo oito letras, como por exemplo: rockcontent
  2. Troque algumas letras por símbolos semelhantes: rockcont&nt
  3. Agora altere algumas letras por números parecidos: r0ckc0nt&nt
  4. Depois inclua as letras maiúsculas: R0ckC0nt&nt

É importante enfatizar, também, a importância de nunca repetir as senhas. Além disso, em vez de você usar uma palavra, utilize uma frase que seja fácil de lembrar.

Se preferir, você também pode utilizar um Gerador de Senhas, como o da HostGator.

Faça backups e tenha um detector de malware

Certamente a ação mais importante para garantir a segurança do seu site mobile é certificar-se de fazer backups regularmente, para que você não precise refazer todo o seu site caso algum imprevisto aconteça.

Tenha uma cópia de segurança de tudo aquilo que você julga imprescindível, como site, emails, arquivos e documentos importantes.

Lembre-se também de ter uma regularidade nesse backup.

Para isso, avalie qual é a periodicidade de alterações e atualizações que você costuma realizar. De nada adianta ter um backup com conteúdo antigo, não é mesmo?

Uma sugestão é utilizar um sistema de Backup Online. Além de fazer o backup do conteúdo e banco de dados automaticamente, ele também restaura os dados rapidamente de qualquer lugar, já que eles encontram-se em nuvem.

Outro fator são os malwares. Infelizmente eles acabam sendo bastante comuns na internet e a pior parte disso é que diversos sites podem ser infectados sem consciência do proprietário.

Para evitar que o seu site seja um deles, a melhor opção é ter um bom detector de malware, como o SiteLock, por exemplo. Esses programas podem detectar arquivos maliciosos presentes no site e ajudam a removê-los antes que tenham a chance de causar algum dano.

O SiteLock monitora sites e ameaças onlines e monitora em tempo real, realizando varreduras em tempo real. O mais interessante dessa ferramenta de segurança é que, se ela não conseguir remover o malware sozinha, é enviado um email informando o proprietário do site sobre a suspeita de vírus ou outras vulnerabilidades. Além, é claro, de ter um selo de segurança para que seu visitante saiba que o site está protegido.

Checklist de Auditoria de Site

Adquira um Certificado SSL

Depois que os navegadores de internet, como o Google Chrome, passaram a notificar os usuários sobre a segurança das páginas na web, o Certificado SSL passou a ter uma importância maior.

Além dos diversos motivos para utilizar o Certificado SSL, com ele o seu site mobile passa a exibir alguns sinais visuais, como o HTTPS, a inscrição “Seguro” e a imagem de um cadeado verde, que informa aos usuários se o site está ou não utilizando o protocolo de segurança.

Mais do que isso, o SSL protege os dados e informações financeiras dos visitantes, pois permite que os dados trocados entre um navegador de internet e um servidor web sejam criptografados.

Além disso, utilizando um Certificado SSL, seu site é ranqueado melhor pelo Google, já que o mesmo vem tratando a segurança como um item de máxima importância e acaba favorecendo o posicionamento da sua página.

Bonus: Instale plugins de segurança

Além dessas dicas para manter a segurança do seu site mobile, você também pode contar com alguns plugins, caso utilize o WordPress como gerenciador de conteúdo do seu site. No acervo de plugins do WordPress você encontra um grande número de opções.

Para facilitar, separamos alguns dos mais utilizados e conhecidos:

  1. WP Security Scan: realiza um scan do site em busca de vulnerabilidades. Caso encontre alguma, sugere ações corretivas. Ele verifica a segurança das senhas, permissões de arquivos, banco de dados e área administrativa, entre outras ações.
  2. Captcha on Login: adiciona um captcha na página de login para dar mais segurança no acesso à área administrativa do site, bloqueia IPs após um determinado número de tentativas frustradas de login e mais.
  3. Wordfence Security: mostra se algum arquivo do blog foi alterado, além de enviar um email quando algum plugin está com atualização pendente ou há alguma tentativa de acesso a seu blog por pessoas não autorizadas. O plug-in varre o conteúdo do WordPress, além dos temas e demais plugins, em busca de alguma adulteração ou bug, ajudando a manter o WordPress livre de ameaças.

Além de colocar em prática as dicas que listamos para você, tire um tempo para ler sobre novas ameaças e melhores práticas de segurança. Lembre-se sempre que a segurança do seu site tem prioridade!

Este post foi escrito por Eduarda Delavy, Analista de Conteúdo na HostGator Brasil.

Checklist para lançar site

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo