SEO local para grandes empresas

Descubra como fazer SEO local para grandes empresas

O SEO local para grande empresas requer uma estratégia completamente diferente, pois deve levar em conta a menor agilidade da empresa e uma logística de dados bem distinta. Tem interesse de aplicá-lo na sua empresa? Então este conteúdo é para você!

Personalização é a palavra de ordem no mercado digital. As pessoas querem experiências de compra feitas sob medida para seus desejos e necessidades.

E, em boa parte dos casos, a jornada de compra digital começa com uma busca no Google. 

Em outras palavras, a maneira de abordar o SEO precisa mudar para se adaptar a essa nova realidade. Por falar nisso, já pensou em fazer SEO local? 

Se a ideia passou pela sua mente e não foi para frente porque você acha que esse tipo de abordagem só serve para pequenos negócios, pense melhor.

O SEO local para grandes empresas pode gerar muitos resultados. Não quer dizer que seja uma estratégia simples de aplicar, mas pode trazer alavancar a sua estratégia digital.

Parece interessante? Então veja o que você precisa saber para aplicar o SEO local na sua grande empresa!

Entenda o conceito de SEO Local

Vamos partir do começo: SEO (termo inglês para “Otimização de Mecanismos de Pesquisa”), em geral, é preparar um site para ser encontrado mais facilmente nos sites de busca, como o Google.

E SEO Local? Nada mais é que preparar o seu site para ser encontrado quando as buscas forem relacionadas ao local em que o seu negócio está.

Por exemplo, o dono de uma floricultura e Joinville vai querer que toda busca para “floricultura em Joinville” mostre site dele entre os primeiros resultados.

Agora, imagine que você tem uma rede de floriculturas com estabelecimentos em 15 cidades espalhadas por todo o Brasil.

Neste caso, terá de otimizar seu site para a busca “floricultura em [nome de cada uma das 15 cidades”. Percebe como a complexidade aumenta?

E com este exemplo genérico estamos apenas arranhando a superfície do SEO local. 

Há muito mais variáveis e detalhes, bem como oportunidades, dentro dessa estratégia — e vamos vê-las melhor ao longo deste artigo.

SEO Local

Como funciona o SEO local para grandes empresas?

O SEO local para grandes empresas não funciona do mesmo jeito que em uma lojinha de esquina. E por que é importante entender isso?

Porque a maioria das dicas e boas práticas sobre SEO local ensinadas por aí são dadas pensando nesse tipo de empresa. Tentar aplicá-las em uma grande companhia é receita para o fracasso.

Existem ao menos três diferenças significativas que alteram a forma de abordar o SEO em uma organização maior, com vários departamentos e filiais.

Veja como a logística de dados e a agilidade menor das grandes empresas mudam a forma como o SEO local deve ser aplicado:

Logística complicada na gestão de dados

O fluxo de informações necessário para compor a estratégia de SEO local em uma grande empresa é massiva. 

Vamos usar o mesmo exemplo da rede de floriculturas como referência. Nas buscas, os usuários vão querer saber o endereço, horário de funcionamento e características adicionais do local mais perto de suas localizações.

É preciso reunir essas informações sobre cada estabelecimento e garantir que sejam colocados no site sem erros. Fotos e avaliações de clientes também precisam ser reunidos para cada unidade certa.

Agilidade menor na aplicação de estratégias

Tudo se move mais lentamente em uma grande empresa, é inevitável.

Isso é fruto de muitos departamentos, vários procedimentos e protocolos internos a seguir e uma série de pessoas pelas quais cada decisão precisa passar.

Em um pequeno negócio o próprio dono pode aprender o básico e começar a estratégia de SEO local imediatamente. São poucas informações para reunir e poucos processos para realizar.

Na grande empresa isso é impossível. É preciso definir os envolvidos no projeto, estabelecer objetivos claros, acertar prazos e reunir informações sobre cada local para que a otimização seja feita do jeito certo.

3 motivos para adotar o SEO local para grandes empresas

Como falamos no início deste artigo, a personalização é parte fundamental da jornada de compra. E estudos mostram que a localização está no centro dessa personalização.

Uma pesquisa do Google revelou alguns dados significativos sobre as buscas locais. Essas informações revelam o valor do SEO local, tanto em termos de geração de receita como em força de marca.

Portanto, se você ainda não se convenceu, os 3 motivos abaixo vão te fazer partir de vez para uma estratégia de SEO local:

1. Aumento de tráfego qualificado

Uma das revelações mais interessantes da pesquisa, já citada, do Google foi que 4 de cada 5 pessoas buscam por informações locais na internet.

Na prática, isso mostra que existe grande um potencial de aumento no tráfego qualificado para o seu negócio. 

À medida que encontram informações sobre a unidade mais próxima da sua empresa, os usuários se sentirão mais inclinados a buscar mais informações sobre ela.

Isso é comprovado logo abaixo.

2. Aumento das vendas

Esse é o objetivo número 1 de qualquer empresa, e o SEO local pode ajudá-lo, sem dúvida. Por que tanta certeza?

O estudo do Google também descobriu que 18% das buscas locais em smartphones resultam em compras, contra apenas 7% das pesquisas não locais.

Ou seja, usuários que realizam buscas locais têm maior intenção de compra no momento. Eles estão mais prontos para abrir a carteira que os demais.

3. Ampliação de autoridade 

Por fim, pense na quantidade de palavras-chave de cauda longa para as quais uma grande empresa pode ranquear ao executar um planejamento de SEO local. 

Ainda seguindo o exemplo da rede de floriculturas, a empresa não precisaria se limitar à expressão “floricultura em [nome da cidade]”, mas também:

  • ranquear para palavras-chave sobre eventos locais que usam arranjos de flores;
  • ranquear para buscas sobre flores comuns da região.

O ponto aqui é: aparecer nos primeiros resultados para muitas palavras-chave long tail ajuda na autoridade do domínio e contribui para conseguir backlinks.

Por sua vez, isso favorece na hora de brigar pelos primeiros lugares entre expressões mais competitivas.

CTA de download para o kit: Domine o Google

4 práticas para montar sua estratégia de SEO local com sucesso

Agora você vai ver algumas dicas valiosas para ajudar a impulsionar a sua estratégia. 

Lembre-se de que qualquer esforço de SEO local para grandes empresas pode levar algum tempo para dar resultados, principalmente por causa do tamanho da organização, de forma que tudo acontece mais lentamente.

Apesar disso, essas táticas devem ajudar a acelerar o processo e torná-lo sustentável com o passar do tempo:

1. Faça pesquisas de palavra-chave hipersegmentadas

Um país tão grande quanto o Brasil possui muitas diferenças de linguagem, de uma região para outra. 

A melhor forma de explorar isso é por fazer pesquisas de palavra-chave hipersegmentadas, de modo a mirar nas expressões que só as pessoas da localidade desejada conhecem.

Por que otimizar o seu site só para a palavra-chave “mandioca”, se a sua empresa está presente também onde ela é conhecida como “aipim” ou “macaxeira”?

Aproveite a oportunidade de usar termos locais para colocar seu produto na frente das pessoas certas usando os termos que elas mais usam no dia a dia.

2. Crie landing pages locais para as palavras-chave mais importantes

Suas palavras-chave mais importantes merecem landing pages dedicadas, que as façam brilhar, ganhar backlinks e subir nos resultados de busca. Como fazer isso?

Crie conteúdo valioso para o público de cada localidade em que a empresa está presente, e use as palavras-chave em questão de forma natural dentro dele.

Lembre-se de que buscas locais geram compras com maior frequência. Sendo assim, inclua na página o endereço e direções de como chegar no local ou uma oferta de venda online.

3. Otimize o SEO On Page 

Quanto maior a complexidade do planejamento, mais forte precisa ser a fundação do site. 

Nesse sentido, o SEO On Page do seu site precisa estar em dia, desde a estrutura de código até a disposição das informações nas páginas para que as informações locais não se misturem.

Uma boa prática é colocar mais links internos nas landing pages mais importantes. Além disso, a navegação precisa ser fácil o bastante para que os usuários encontrem qualquer local da sua empresa por meio dela.

Em resumo, se trata de organizar as informações do site para que:

  • as páginas mais importantes sejam mais acessadas e tenham maior atividade;
  • os usuários possam achar a localização mais próxima deles, mesmo que entrem numa página aleatória do seu site.

4. Use anúncios personalizados por local

Por último, mas não menos importante, o estudo do Google mostrou que os usuários preferem anúncios baseados em localização.

Nada menos que 32% dos usuários visitaram lojas ou realizaram compras depois de ver anúncios com esse tipo de personalização. 

Além disso, 19% fizeram visitas não planejadas às lojas, o que prova o poder de persuasão de um anúncio bem localizado.

Outro ponto positivo é que os clientes usam as informações e recursos interativos presentes nos anúncios localizados.

73% acham que é importante ter direções de como chegar ao local, enquanto 70% gostam do botão de ligação e 78% não dispensam a presença do endereço.

A ideia de que SEO local para grandes empresas não dá certo é um grande mito. 

Não só dá, como você deve colocá-la em prática o quanto antes. O consumidor atual quer informações locais e está pronto para comprar. Quanto antes você agir, mais rápido colherá os bons resultados que essa estratégia traz.

E se, depois de colocar a estratégia local em prática, você queira internacionalizar sua marca? Saiba tudo sobre SEO internacional e como usá-lo!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo