Como fazer SEO para landing pages

Como fazer SEO para Landing Pages: checklist completo!

Adotar práticas de SEO para Landing Pages pode ser exatamente o que você precisa para otimizar ainda mais as suas páginas de conversão. Confira como fazer isso neste conteúdo!

É impossível falar de Marketing Digital sem pensar em metas. Por isso, todos que trabalham na área precisam entregar resultados capazes de gerar maiores oportunidades de negócio para a empresa.

Contar com landing pages (também conhecidas como páginas de captura) dentro da sua estratégia de Marketing de Conteúdo é uma das formas de conseguir isso.

Mas antes de qualquer coisa, é preciso saber também como fazer SEO para landing pages.

Para que você aprenda hoje mesmo a criar landing pages incríveis que conquistem as primeiras posições nos motores de busca, escrevemos este artigo. Acompanhe!

O que são landing pages?

Uma landing page é uma página que permite capturar as informações de um visitante por meio de um formulário de lead.

Assim, um visitante que chega a uma landing page será direcionado para um fluxo de nutrição, isto é, uma ação de email marketing capaz de engajar essa pessoa a ponto de despertar interesse pelas ofertas da sua empresa.

Observe um exemplo de LP que fizemos sobre Marketing no Facebook:

SEO para landing pages

E antes que você esteja se perguntando sobre o que torna uma landing page mais efetiva do que um site no sentido de captar oportunidades de negócio?

Confira a nossa lista de motivos:

Landing pages atraem um tráfego mais qualificado

Por meio de LPs, você pode fazer com que seus visitantes executem ações específicas.

Por isso, enquanto um site tem diversas seções que podem distraí-los, uma página de captura permite que eles fiquem concentrados em ler o conteúdo e preencher o formulário que os transformarão em leads.

Landing pages entregam valor

Se a sua oferta for de grande valor para o seu público, eles certamente preencherão o formulário com a informação de contato que o seu time de marketing, e o de vendas, tanto procuram.

Por isso, é importante que as suas landing pages sejam voltadas a assuntos de interesse da sua persona, pois isso motivará o seu público a visitá-las.

Quanto mais leads você gerar a partir delas, maiores serão as chances de conversão em oportunidades de negócio.

Guia para criação de personas

Faça landing pages que sejam curtas e objetivas

Quanto mais tempo você fizer os seus visitantes passarem na sua landing page, menores serão as chances de convertê-los em leads.

Parece contraditório, visto que o tempo de permanência em um site pode engajar mais o seu público, mas o mesmo não funciona para páginas de captura.

Por isso, crie páginas que sejam curtas e objetivas. Se a intenção for fazer a pessoa baixar um e-book, fale brevemente sobre o que ela poderá conferir ao baixar o material, seguido pelo formulário para fazer o download. Menos é mais.

O que é SEO?

SEO é a sigla de Search Engine Optimization, ou seja, é um conjunto de técnicas aplicadas em sites com o objetivo de ter um bom posicionamento nos resultados de mecanismos de busca como o Google.

Esse tipo de estratégia é essencial se o seu negócio é ganhar visibilidade na web, ter mais visitantes em seu site e, portanto, maiores chances de conseguir clientes.

Afinal, ter um site otimizado para SEO faz com que ele consiga obter as primeiras posições nos resultados do Google. Isso é importante porque 90% das pessoas clicam nos resultados que aparecem na primeira página.

Ao iniciar ações de SEO, você verá melhorias no posicionamento da sua página a partir das palavras-chave vinculadas a ela, além de ter mais visitas e conversões.

Por meio do SEO possível:

  • conseguir grande quantidade de tráfego qualificado;
  • potencializar a quantidade de conversões nas páginas;
  • conquistar os status de autoridade em determinado assunto.

Assim, seja qual for o seu objetivo, tudo começa no momento em que uma pessoa faz uma pesquisa no Google, encontra você nos resultados da pesquisa orgânica e acessa seu site.

O que é SEO para landing pages?

As landing pages construídas a partir de técnicas de SEO são otimizadas para mecanismos de busca de modo a torná-las atraentes para os algoritmos que decidem quais páginas devem ou não aparecer nos resultados.

Como as páginas de captura são curtas, algumas pessoas costumam pensar que não é necessário otimizá-las para o Google e outros buscadores.

Levando em conta que vemos muitas landing pages sendo divulgadas via mídia paga para atingir um objetivo em curto prazo, esse pensamento até pode fazer sentido, mas ele não está certo.

Até porque, campanhas podem trazer resultados em dias ou semanas, enquanto estar presente nos resultados orgânicos de busca pode fazer com que a sua empresa continue gerando leads, mesmo após o fim das campanhas, graças ao SEO.

Como fazer SEO para landing pages?

Agora que você sabe a importância que o SEO tem para landing pages, vamos à parte prática. Confira aqui o checklist que preparamos para que você também possa fazer as suas.

1. Escolha bem as palavras-chave

A palavra-chave em foco para a landing page é o primeiro passo que deve ser dado. Para isso, leve em conta o estágio do funil de vendas em que a persona que você quer atingir se encontra.

Caso ela esteja no topo ou meio do funil, páginas que oferecem guias e dicas de como fazer ações que resolvam determinados problemas podem funcionar.

Por outro lado, quem está no fundo do funil, normalmente, tem interesse em saber mais sobre a sua oferta, tal como descrição do produto ou serviço, preço, desconto, facilidades para fazer a compra, etc.

Evite usar palavras-chave head tail, porque elas são genéricas e fazer a sua landing page competir com sites e blogs de conteúdos mais aprofundados é difícil.

Por isso, aposte nas palavras long tail que apresentam um volume de busca menor, mas captam visitantes mais qualificados.

Palavra-chave para SEO em landing pages

2. Desenvolva um bom conteúdo para landing pages

O conteúdo é rei e a sua landing page deve fazer parte desse reinado. Assim, além de produzir um texto incrível que atraia a sua persona, ele também precisa estar adequado ao algoritmo dos buscadores.

Portanto, embora usar as palavras-chave certas em pontos estratégicos do conteúdo seja importante, o foco principal deve ser a relevância do conteúdo para o seu público e a experiência que ele terá ao lê-lo em sua landing page.

Por fim, embora conteúdos com maior quantidade de palavras tenham mais chances de ter um bom ranqueamento, o mesmo não se aplica às landing pages. Como ressaltamos, muito texto pode prejudicar a sua taxa de conversão.

Exemplo de SEO para landing pages

3. Faça link building das suas landing pages nos seus conteúdos

Se você tem posts no blog que falam sobre o assunto tratado na sua landing page, faça links para ela dentro desses conteúdos.

Afinal, link building contribuem para o SEO da LP, pois o Google identifica que diversas páginas estão apontando-a aos seus visitantes.

Por outro lado, se a sua intenção for gerar conversão em cliques, é sugerível fazer banners e inseri-los dentro dos posts de modo a convidar as pessoas que os visitam a acessarem a sua landing page e, assim, aumentar as chances de convertê-las.

4. Dê atenção aos conteúdos visuais

É fundamental que a sua landing page conte com uma imagem principal ou vídeo para ter um maior apelo de conversão. Por isso, invista parte do tempo de criação da LP para a busca e escolha de um bom conteúdo visual.

Ao subi-lo, não esqueça de inserir o alt text que traga a palavra-chave principal, pois isso pode ajudar no seu ranqueamento.

Além disso, opte por conteúdos que carreguem rapidamente.

No caso de imagens, não se esqueça de comprimi-las usando ferramentas como o JPEGmini e TinyPNG podem ajudar.

SEO para landing pages com imagens

5. Use templates que sejam mobile friendly

De acordo com o Google, buscas feitas por celulares superam as que são realizadas via desktops em alguns países.

Como o objetivo do Google é entregar uma experiência cada vez melhor para o usuário, páginas que sejam responsivas para dispositivos móveis recebem um melhor ranqueamento.

Como estamos falando sobre como fazer SEO para LPs, ter um template que seja mobile friendly é essencial.

Veja como ficaria parte do visual de uma LP em mobile:

SEO para landing pages mobile friendly

6. Certifique-se que a sua landing page seja rápida

O Google anunciou este ano que os sites devem carregar em aproximadamente 2 segundos — e não pense que isso é um critério estabelecido pelo Google, mas, sim, pelo comportamento de seus usuários.

Afinal, todos nós acessamos o Google e outros buscadores e uma coisa é certa: se um site demora muito tempo para carregar, o fechamos e partimos para outro.

Quando falamos de marketing digital, cada segundo conta para prender a atenção do visitante e três segundos podem ser o suficientes para você perdê-lo para o concorrente cuja landing page é mais rápida.

Para saber se o seu site está carregando dentro da velocidade adequada (sobretudo em dispositivos móveis), use esta ferramenta. Caso o resultado não seja positivo, considere o uso de um AMP.

Como você pôde ver, desenvolver SEO para landing pages pode ser desafiador, ainda mais levando em conta que o Google tem mais de 200 critérios de ranqueamento.

Por isso, não deixe de conferir também o nosso relatório completo sobre tendências de SEO!

CTA SEO Trends 2018

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo