Como otimizar o SEO do seu site de eventos

Aprenda a otimizar o SEO do seu site de eventos: melhore seu rankeamento no Google

Ter um site de eventos otimizado é fundamental para conseguir rankear e atrair mais pessoas interessadas. Entenda como fazer!

Quando se trata de organizar um evento, o Search Engine Optimization – mais conhecido como SEO ou otimização do mecanismo de busca – geralmente não recebe tanta atenção quanto as mídias sociais.

Há uma razão simples para isso: a maioria das pessoas compara o SEO à otimização do ranking de um site no Google ou demais buscadores e considera essa estratégia de longo prazo comparado aos resultados “visíveis” das redes sociais.

Em partes, há um sentido nisso.

O SEO analisa seu site, mais especificamente o copywriting e a programação dele. Ou seja, a otimização do SEO leva tempo e depende de muitos fatores para ser efetiva, afetando diretamente a visibilidade do site do seu evento nas páginas dos resultados não pagos dos buscadores, posicionando-o nas pesquisas por determinadas palavras-chave.

Ainda não está convencido de que o SEO é importante para osite do seu evento?

Segundo umestudo de 2014 da Moz, os 5 primeiros resultados do Google recebem cerca de 67% dos cliques dos usuários. Por isso, ele é fundamental para alavancar seus resultados, potencializando o seu alcance e divulgação, alcançando tanto as pessoas que já conhecem o seu evento, quanto potenciais participantes.

Para te ajudar nessa tarefa e garantir que o site do seu evento esteja nas primeiras páginas dos buscadores, aumentando a taxa de conversão einscrições, separamos algumas dicas de como otimizar o SEO do seu site! Confira abaixo!

O passado do seu SEO pode prejudicá-lo

As coisas mudaram drasticamente no mundo do SEO nos últimos anos. Há algum tempo atrás, o Google não penalizava as pessoas por cometerem erros, mas hoje em dia, a realidade é outra.

Agora, os buscadores podem (e vão) reduzir seu ranking nas pesquisas caso encontrem evidências de práticas de SEO “black hat”. Isso quer dizer que toda aquela antiga prática de preencher todo o conteúdo da página com palavras-chave ou duplicar conteúdos em vários sites, podem resultar em problemas para o seu evento.

Então uma dica é: cuidado!

Se você não está familiarizado com estratégias SEO ou se seu único conhecimento vem de táticas que você aprendeu em 2008, acidentalmente, você poderia fazer com que seu site fosse penalizado nos resultados de pesquisa. Dá uma olhada no que mudou:

Um bom SEO entende as necessidades do participante

Se você pretende ter ou já tem um site para o seu evento, você deve querer que ele seja encontrado. Afinal, um dos principais motivos para o seu evento investir em um site é facilitar que os seus participantes encontrem todas as informações centralizadas e adquiram ingressos.

Por isso, compreender como o público busca por eventos como o seu é fundamental para que ele encontre osite do seu evento durante essa procura. E um bom SEO pode te ajudar nisso.

URL e meta description otimizados

Se você quer otimizar o seu site, não pode esquecer de escolher uma boa URL, ou seja, o link do site do seu evento. Quando digo isso, não me refiro apenas ao endereço do seu site, mas todas as URLs dentro dele.

Busque escolher endereços curtos que expliquem exatamente o conteúdo oferecido, isso ajuda a memorização e melhora a experiência do usuário. Além disso, evite utilizar underline (_) ou mais (+) para separar as palavras da URL, pois o Google aceita melhor quem prioriza a utilização de hífens (-).

Outro ponto muito importante para levar em conta é a meta description, ou seja, aquele texto que aparece logo abaixo das páginas do seu site. A descrição deve ter no máximo 156 caracteres e é uma das primeiras coisas que o Google lê e antes mesmo de um usuário clicar em um link: ele será atraído pela prévia do conteúdo.

Use palavras-chave

A escolha de palavras-chave é um dos momentos mais importantes para o seu site ter sucesso e vender ainda mais ingressos.

É a partir delas que os demais conteúdos serão produzidos e os buscadores encontrarão o seu evento, melhorando a comunicação com seus participantes. Por exemplo, uma feira de negócios deve aparecer nos primeiros resultados do Google quando alguém pesquisar pelos termos relacionados como: “Feira de Negócios em São Paulo” ou “Feira de Negócios em Novembro”.

Por isso, compreender as palavras-chave que os participantes usariam para procurar o seu evento ajudarão a otimizar melhor seu conteúdo: como títulos, chamadas, programação e muito mais.

Você pode usar ferramentas como oSimilarWeb para identificar tendências de forma estratégica e verificar a popularidade das palavras escolhidas em seus concorrentes.

Lembre-se que você pode usar sinônimos e possíveis variações, para evitar palavras repetidas, mas é muito importante que a palavra-chave principal esteja no título do site do seu evento e seja usada dentro de algumas sessões e textos da página.

Use palavras-chave de cauda longa

Lembre-se que palavras-chave curtas como “Evento de Marketing” ou “Feira Automobilística” são termos de pesquisa muito populares, por isso, a competição por rankings pode ser esmagadora e o retorno muito baixo.

Já as palavras-chave de cauda longa podem ajudá-lo a atrair exatamente o público que deseja, deixando o seu evento muito mais perto de alcançar os objetivos: aumentar o tráfego de visitantes no site e avenda dos ingressos.

A criação de palavras-chave de cauda longa exige que você vá um pouco mais a fundo no seu funil de vendas, utilizando termos que seu participante ideal usaria para encontrar um evento como o seu. Então, em vez de usar uma palavra-chave genérica, você pode tentar “Congresso Brasileiro de Marketing de Conteúdo”.

Você pode encontrar boas ideias de palavras-chave de cauda longa usando a ferramenta gratuitaWordStream Keyword Tool.

Considere a acessibilidade para maior alcance

Um dos resultados da otimização do seu site para pesquisa é que parte do seu esforço se sobrepõe para melhorar a acessibilidade. Ou seja, um SEO otimizado também ajudará a não limitar osite do seu evento para participantes com algum tipo de necessidade especial.

Por exemplo, os textos alternativos – também conhecidos por Alt Text – foram desenvolvidos para fornecer uma alternativa de texto para usuários com dificuldades de ver uma imagem.

Afinal, os mecanismos de pesquisa também não podem “ver” imagens. Por isso, eles usam o Alt Text para entender o que ela está mostrando e qual é a sua função.

Ao atualizar o texto alternativo para descrever o conteúdo de uma imagem, você deve certificar-se de incluir palavras-chave importantes, se elas fizerem sentido naquele contexto. Assim, você melhora a experiência para seus usuários com deficiência visual e, consequentemente, o SEO do site do seu evento.

Permita que as pessoas compartilhem seu evento

Você já saiu para jantar com seus amigos e pensou em um evento que queria compartilhar com eles, mas não conseguiu encontrá-lo em uma rápida pesquisa em seu celular?

Você escreve algumas das palavras, mas não apresentam nada na primeira página, nem na segunda, nem na terceira… Sua última saída é procurar em sua caixa de entrada de emails ou acaba desistir.

De qualquer forma, você está irritado e menos propenso a convencer os seus companheiros que devem participar do evento. Por isso, é importante facilitar que os seus participantes compartilhem as informações do seu evento e encontrem rapidamente o seu site, evitando esse tipo de situação.

Atualize e acompanhe os resultados

Para otimizar o SEO do site do seu evento, não esqueça de considerar a variedade de mecanismos de pesquisa que existem no universo online. Seus esforços de otimização dependerão dos seus objetivos, mas publicar informações frescas e de alta qualidade regularmente é a melhor maneira de alcançar mais pessoas.

Como pôde ver, aparecer na primeira página dos buscadores não é uma tarefa fácil. Estar no topo das pesquisas demanda tempo e dedicação por parte da organização e ela deve estar ciente de que o resultado não virá da noite pro dia.

Por isso, você deverámonitorar os resultados para corrigir possíveis erros e melhorar os resultados, gerando cada vez mais inscrições.

Existem muitas maneiras de melhorar o SEO do site do seu evento e você viu como otimizá-lo é importante. Ele permite aos organizadores a vantagem de comunicar-se com seus potenciais participantes e é sua responsabilidade aproveitar ao máximo as oportunidades para crescer.

Percebeu como o tempo de investimento na otimização do seu site é um tempo bem gasto? Se você gostou das nossas dicas, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e comente nesse post! 🙂

Esse post foi produzido pela equipe damobLee.