Site Institucional

Site institucional: o que é e por que ter um?

Você já possui um site institucional? Muitas pessoas acreditam que não precisam mais criar um site, visto que as redes sociais abrigam muitos usuários. Dessa forma, eles pensam que é mais saudável concentrar todas as forças lá.

Porém, isso está longe de ser verdadeiro. Os sites institucionais ainda são muito importantes para as empresas.

Além de manter um canal de contato duradouro com todos os tipos de clientes (inclusive com aqueles que não possuem redes sociais), é uma poderosa ferramenta para aumentar o número de clientes.

Neste post, explicaremos quais são as principais características de um site institucional e as 5 principais vantagens que sua empresa terá caso faça páginas de qualidade. Acompanhe:

As principais características de um site institucional

Um site institucional de sucesso é aquele que foi feito sob medida para suprir as necessidades da empresa, dos clientes e dos principais interessados. Sendo assim, é uma ferramenta importante de comunicação da empresa com o público.

As principais características são:

Todos os pontos destacados são importantes para que as páginas sejam rápidasrelevantes e, por consequência, esteja nas primeiras posições de buscadores como o Google.

5 motivos para criar um site institucional

Listamos 5 motivos importantes para te ajudar a entender quais são os impactos de um site institucional para o seu negócio. Confira:

1. Fortalece a imagem da empresa

A imagem da empresa fica mais forte quando está presente nos principais canais disponíveis. Quando falamos de presença digital, a importância é ainda maior.

Uma pesquisa revelou que mais de 100 milhões de brasileiros estão conectados à internet. Isso significa que as suas ações on-line podem alcançar metade da população do país.

Sendo assim, um número muito maior de pessoas estará disponível para ver os seus conteúdos e passíveis a adquirir o seu produto ou o seu serviço.

2. Passa credibilidade

Se a sua empresa deseja se mostrar “antenada” e mais próxima do cliente, você deve estar representado on-line.

Quando um usuário procura pelo site de determinada empresa, entre outras coisas, deseja saber como ela interage com as novidades do mundo on-line e acessar mais informações que auxiliem o usuário no momento da decisão de qual empresa contratar.

Sendo assim, quando uma instituição não possui uma página na internet, ela já começou atrás dos seus concorrentes.

O motivo é simples: os negócios que não possuem uma página oficial são vistos como ultrapassados e que não possuem tecnologia suficiente para atender aos clientes.

3. Disponibiliza informações importantes

Outra vantagem importante é ter disponível um local em que os consumidores possam consultar informações importantes, atualizadas e confiáveis sobre a empresa.

Além de dados comuns — como dias de funcionamento e horário de abertura e de fechamento —, é interessante divulgar a relação de produtos e de serviços.

Quando os sites destacam os detalhes do que é oferecido, os clientes compram com mais convicção e têm menos chances de se arrependerem.

Mais do que isso, um site institucional que possua uma base de conhecimento, por exemplo, receberá menos ligações sobre suporte.

Nos casos de empresas que atendam presencialmente, se as pessoas conseguem resolver os seus problemas em casa, terão menos motivos para saírem de casa.

As vantagens são várias! Além de melhorar a eficiência da equipe, você deixará o seu consumidor mais satisfeito.

4. Atrai pessoas interessadas

Um bom site institucional deve contar com espaço para blog. Nele, a sua empresa criará conteúdo atrativo e relevante para o seu público-alvo.

Em vez de simplesmente postar conteúdo relacionado aos seus produtos ou à sua instituição, o seu site pode abordar as questões que são mais importantes para o seu público.

Pensando naquilo que as pessoas mais temem e precisam saber antes de tomar uma decisão no processo de compra, você fará com que as pessoas tenham um contato próximo com a sua empresa.

Obviamente, nem todos os contatos (ou leads) se transformarão em clientes. Porém, será mais uma possibilidade de atrair pessoas com o perfil da empresa. Além disso, essa estratégia possui baixo custo se comparado às demais.

As páginas institucionais podem ser bons destinos para campanhas pagas. Se a sua empresa possui eventos ou promoções específicas, é interessante utilizar links patrocinados como Google AdWords ou Facebook Ads para divulgá-las.

Fazer landing pages dentro do seu site institucional fará com que as pessoas tenham mais detalhes sobre o anúncio que acessaram.

5. Aumento o número de clientes

Por fim, caso o seu site seja bem criado e alimentado, você poderá esperar por crescimento no número de clientes.

O 1º motivo para isso está na maior visibilidade que a sua empresa terá no ambiente virtual.

Porém, isso não é tudo. Como vimos, a produção de conteúdo relevante é uma boa arma para que as suas páginas estejam entre as primeiras colocadas no Google.

Dessa forma, pessoas interessadas em comprar produtos ou em contratar serviços oferecidos por você terão, facilmente, acesso aos seus principais dados.

Mais do que isso: um site institucional pode rastrear as pessoas que estão interessadas nos seus serviços e exibir anúncios para que elas reconsiderem a sua oferta.

Ou seja, mesmo que você não tenha uma loja virtual, é possível aumentar as suas vendas.

Você verá como sua empresa estará muito mais segura para crescer caso crie um site útil e importante para os seus usuários.

Vale salientar, porém, que você não deve apostar na criação de qualquer site, mas páginas que agradem os seus clientes em beleza, conteúdo e velocidade.

A criação deverá obedecer planos e objetivos expostos na estratégia de trabalho. Sendo assim, não veja o processo de criação de um site institucional como um mal necessário, mas como uma ferramenta importante e essencial para que a sua empresa cresça.

Você quer que sua companhia aumenta as vendas? Então, comece agora mesmo a planejar sua estratégia. Não sabe como fazer? Não se preocupe! Basta ler o post “Planejamento de marketing digital: como fazer e 5 erros que destroem sua estratégia”.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo