slogan

O guia completo do Slogan: aprenda o que é e como criar o da sua empresa!

Quer fazer uma frase que seja lembrada sempre e faça sua marca ficar na cabeça dos consumidores? Leia nosso guia completo sobre slogan e aprenda como!

Uma das metas de toda empresa é chamar a atenção do seu público da melhor maneira possível. Afinal, uma empresa não seria nada sem atrair seus clientes ideais, certo?

Parte essencial de um empreendimento bem sucedido são as estratégias de divulgação e um bom branding, mas antes mesmo de começar a fazer isso, é necessário ter uma identidade pré-definida.

Tenho certeza que você já sabe que você precisa de um logotipo para a parte visual, mas já pensou que também precisa de um slogan?

Definitivamente, ele não serve somente para as grandes marcas: pequenas e médias também podem (e devem!) se beneficiar de um bom slogan.

Sua função é utilizar uma frase para ganhar espaço na memória do consumidor e tornar-se uma das opções que ele vai se lembrar quando precisar de um determinado produto ou serviço.

Se você ficou interessado em conseguir um slogan, continue a leitura e descubra como fazer o seu!

O que é um slogan?

Um slogan é uma frase curta que busca representar uma marca para promover a rápida identificação e memorização de seus produtos e serviços pelos consumidores.

Pela sua origem etimológica, ele vem do termo “sluagh-ghairm”, em gaélico. “Sluagh” é referente à “exército”, enquanto “ghairm” significa grito. Sendo assim, a união dá origem a expressão referente ao “grito de guerra”.

Podemos pensar nele como a etiqueta de uma roupa, que fica presa para se tornar uma associação instantânea com ela, podendo até mesmo se tornar uma referência popular.

Também chamado de frase de impacto, é uma oportunidade incrível de demonstrar o seu posicionamento e mostrar no que a sua marca se destaca dos concorrentes.

Podemos até mesmo listar as funções que um slogan pode ter:

  • Demonstrar a oferta de valor de seu produto ou serviço, trazer à tona o que torna a sua marca diferente da concorrência e deixa evidente porque escolher ela.
  • Fazer parte das marcas lembradas pelos consumidores e potencializar a fidelização de clientes.
  • Aumentar o impacto de suas ações de divulgação e melhorar o efeito delas com uma identidade bem construída.

Assim, o slogan vai ser mais um método de fortalecer a personalidade da sua marca, melhorar sua percepção com o público e, assim, atrair e fidelizar mais clientes!

Além disso, eles não servem somente para anunciar um produto ou serviço.

Em campanhas políticas ou convites religiosos, eles também são bastante utilizados. Você deve se lembrar da frase “Yes, we can” do ex-presidente Barack Obama durante sua campanha eleitoral.

Elementos de um slogan

O termo “frase de impacto” já diz tudo: é necessário ser forte e facilmente memorável, a ponto de ser viciante. Para atingir isso, alguns elementos podem ser trabalhados em um slogan.

Primeiramente, ele deve ser curto. A intenção é conseguir ser gravado rapidamente, e é bem mais difícil decorar frases longas, correto?

Para otimizar a memorização, recomenda-se utilizar palavras que são absorvidas sem dificuldade. Ou seja, nada de usar termos somente porque são elegantes. Não se trata somente de fixar a mensagem, o objetivo é fixar a marca.

Outro atributo de um slogan é ser como um convite para o consumo. Portanto, ele deve corresponder às expectativas que seu negócio é capaz de atender. Assim, seja honesto e inclua os objetivos da marca de acordo com a sua funcionalidade.

Como criar um slogan extraordinário

Pronto, você já sabe o que é um slogan e porque ele é importante para o seu negócio.

Mas acredite, criar um não é tão fácil quanto pode parecer.

Em poucas palavras, ele deve ser capaz de dar transparecer a história da marca, qual o seu conceito, os benefícios que ela pode trazer, e o que a faz especial.

Resumindo, o slogan deve dar a entender porque o seu produto ou serviço é a melhor opção.

Vamos lá!

1. Conheça o seu público

No início de toda estratégia de comunicação, um dos passos iniciais é saber exatamente quem é o público que vai comprar o seu produto ou serviço.

Porém, não basta só descobrir a faixa etária, gênero, renda e outros índices demográficos dos clientes. Essas informações são importantes, mas elas não dão profundidade suficiente para a criação de peças e textos.

Assim como na produção de conteúdo, nós recomendamos que você tenha uma persona em mente para direcionar todos os seus esforços de comunicação. O conceito de persona pode ser tido como um perfil semificcional que representa o seu cliente ideal.

Simples, não é mesmo?

Mas ao criar uma narrativa para essa pessoa, você é capaz de entender quais são os objetivos e dificuldades dela, como ajudá-la e como comunicar isso para ela.

Você vai criar o seu slogan para uma pessoa que realmente pode existir, diferente da abrangência dos dados, que não remetem à um rosto, por mais precisos que eles possam ser.

Em um exemplo prático, seria negativo utilizar termos em outro idioma ou palavras difíceis se a sua marca tem uma abordagem mais popular. Com a persona, você consegue entender como fazer essa abordagem por meio de um vocabulário acessível.

2. Mostre porque você é o melhor

O slogan vai ser mais um meio de expandir a personalidade da sua empresa, e é claro que você quer destacar aquilo que há de melhor, certo?

Comece listando tudo aquilo que torna a sua empresa diferente da concorrência, seja o preço, a tradição, a qualidade, enfim, aquilo que a separa das outras.

Isso se trata de estabelecer o diferencial competitivo, bastante usado durante vendas, e que pode ser argumentado para uma frase de impacto capaz de convencer o consumidor a escolher sua marca.

Podemos citar o slogan da Volkswagen: “Você conhece, você confia”, que aponta a tradição como a razão para escolhê-la.

3. Tenha um posicionamento

Além de mostrar os pontos nos quais você se destaca, é possível indicar para o consumidor os benefícios e as funcionalidades dos seus produtos e serviços dentro do seu ramo.

Dessa forma, você se posiciona de acordo com a utilidade da sua marca e mostra como ela se encaixa na vida do comprador, do que ela trata e o que ele vai ganhar ao optar por ela.

Um bom exemplo é o slogan da Nescau: “Energia que dá gosto”, cuja função como bebida para começar o dia já fica clara.

4. Faça listas de palavras e combine-as

Na hora de montar o slogan, uma boa tática é elaborar listas com palavras que se relacionem com a sua marca, priorizando adjetivos, verbos e substantivos que tenham fit com o seu objetivo.

Nos adjetivos, comece os mais comuns e seus antônimos, e então vá direcionando para os quese possam descrever a sua marca. Por exemplo, “moderno” e “tradicional”, “leve” e “profundo”, “complexo” e “prático”, entre outros.

Já na hora dos verbos, procure relacionar com o ramo de atuação. Lembre-se das ações que o cliente vai tomar com os seus produtos, e o que ele pode sentir e fazer depois.

Se é relacionada à indústria alimentícia, vale a pena colocar “saborear”, “provar”, “comer”, “degustar” e “apreciar”. Não se esqueça de inserir alguns mais gerais também, como “amar”, “recomendar” e “aprovar”.

Por fim, coloque nos substantivos tudo aquilo que entre no universo da sua marca. Para uma marca de produtos para cabelo, pode ser interessante falar sobre nutrição, hidratação, brilho, maciez, movimento e cor.

Além disso, não se limite e tente inserir algumas palavras irreverentes que não saem da sua cabeça ou que tenha lembrado por acaso. Surpreendentemente, elas podem te ajudar a tornar seu slogan mais criativo.

Com tudo isso em mãos, é hora de partir para a próxima fase do brainstorming e realizar testes com o material que você já tem. Vá ligando as palavras que você conseguiu até formar algumas frases curtas.

Não pare nas primeiras tentativas, porque é importante conseguir uma boa variedade de opções. Tenha em mente algumas dicas:

Seja honesto

Não prometa nada que o seu produto não consiga cumprir. O consumidor vai se decepcionar, pode reclamar e, muito pior, colocar em risco a sua reputação no mercado.

É melhor ser sincero e atender suas expectativas. Esse é o caminho para torná-lo fiel à sua marca e até mesmo se tornar um promotor dela.

Seja direto

Economize palavras e cite somente o essencial. Sua empresa pode ter inúmeras qualidades e pode fazer maravilhas para o seu cliente, mas você não precisa falar tudo isso de uma só vez.

É bem mais difícil gravar uma longa frase do que algumas poucas palavras, certo? Por isso, tente deixar o seu slogan curto, sem ultrapassar 8 palavras.

Aposte naquilo que realmente vá convencê-lo e deixe que o cliente descubra os outros benefícios em uma descrição mais aprofundada na embalagem do produto ou em seu site.

Seja grudento

O slogan deve ser divertido e de fácil repetição. Por isso, aposte em palavras fortes e tente fazer um bom jogo de com também, incluindo rimas ou trocadilhos, por exemplo.

Além disso, uma boa técnica é repetir o nome da marca dentro dele, como alguns já fazem. Isso ajuda a reforçar o nome da empresa em associação com a mensagem transmitida.

Uma outra consideração é também associar com o seu logotipo. Caso você já tenha um, é bom retomar os seus valores transmitidos e até mesmo a sua estética.

5. Escolha os finalistas

Pronto, após a combinação de palavras e formulação das frases, chegou o momento de escolher entre os slogans.

Antes de tudo, faça uma revisão gramatical para conferir se está tudo de acordo com as normas ortográficas e não levá-los adiante com pequenos erros que podem prejudicar a sua imagem. Parece bobo, mas é bem importante fazer isso.

Numa triagem inicial, fale os slogans em voz alta. Com isso, você consegue identificar o que é sonoro e fica mais fácil na cabeça. Dessa forma, já selecione as melhores opções.

Teste os finalistas com os seus familiares e amigos, e verifique a aceitação de cada um.

Veja quais são os seus prós e contras, faça a correção do que for necessário e estabeleça um ranking entre eles..

Por fim, identifique se algum deles já está sendo usado por algum empreendimento. Caso tenha uso disponível, registre ele no nome de sua empresa e o aplique em suas ações de marketing.

Melhores slogans: veja exemplos para se inspirar!

Como já falamos dos procedimentos para a criação de um slogan, acredito que você esteja curioso para ver alguns.

Por isso, separamos alguns dos melhores slogans de marcas em seus respectivos ramos, mas vale dizer que você pode tomar notas e se inspirar em todos eles, viu?

Slogans de Alimentos

  1. Bis – “Quem pede um, pede bis.”
  2. Coca-Cola – “Sinta o sabor.”
  3. Nescau – “Energia que dá gosto.”
  4. Danoninho – “Vale por um bifinho.”
  5. McDonalds – “Amo muito tudo isso.”
  6. Pepsi – “Pode ser bom. Pode ser muito bom. Pode ser Pepsi.”
  7. Tang – “Preparou, bebeu, faz.”
  8. Hellmann’s – “A verdadeira maionese.”
  9. Guaraná Antartica – “O Original do Brasil.”
  10. Kellogg”s – “Desperte o tigre em você.”
  11. Kit Kat – “Faça uma pausa com KitKat.”
  12. Bauducco – “Da família Bauducco para sua família.”
  13. Cacau Show – “Um Show de chocolate.”
  14. Coca-Cola – “Viva o lado Coca-Cola da vida.”
  15. Toddynho – “O seu companheiro de aventuras.”
  16. Pepsi Twist – “Todo o sabor de Pepsi com um toque de limão.”
  17. Nestlé – “Pare o mundo que eu quero Nestlé”
  18. Maggi – “O caldo nobre da galinha azul.”
  19. Leite Moça – “Você faz maravilhas com leite moça.”
  20. Itambé – “O melhor do leite para sua família.”
  21. Gatorade – “Com Gatorade você mais longe.”
  22. Batom – “Compre batom, seu filho merece batom.”
  23. Chandelle – “Quem experimenta não troca por nada.”
  24. Elma Chips – “É impossível comer um só.”
  25. Haagen-Dazs – “O mundo se derrete por ele.”
  26. Parmalat – “Porque nós somos mamíferos.”
  27. Red Bull – “Red Bull te dá asas.”
  28. União – “Fazendo sua vida mais doce.”
  29. Sal Cisne – “A pitadinha que faz a diferença.”

Slogans de Remédio e Cosméticos

  1. Doril – “Tomou Doril, a dor sumiu.”
  2. Band-Aid – “Cura 2 vezes mais rápido.”
  3. Oral B – “A marca mais respeitada pelos dentistas.”
  4. Colgate – “Sorriso saudável, sorriso Colgate.”
  5. Rexona – “Rexona não te abandona, nunca.”
  6. Cepacol – “Contra os inimigos da boca.”
  7. Coppertone – “A marca da sua pele.”
  8. Johnson & Johnson – “A vida inteira com você.”
  9. Neutrox – “O salva-vidas do seu cabelo.”
  10. Pastilha Vick – “Diga adeus ao bichinho do rrhan-rhan.”
  11. Jontex – “Não tem contra-indicações.”
  12. Lux – “Nove em cada dez estrelas usam Lux.”
  13. Natura – “Bem Estar Bem.”
  14. Axe – “A primeira impressão é a que fica.”
  15. Close Up – “Fale de perto com Close Up.”
  16. Garnier – “Cuide-se.”
  17. Melhoral – “Para você ficar legal, tome Melhoral.”

Slogans de Automóveis

  1. Ford – “Viva o novo.”
  2. Volkswagen – “Você conhece, você confia.”
  3. Honda Civic – “Além de tudo, é lindo.”
  4. Chevrolet – “Conte Comigo.”
  5. Peugeot – “Peugeot. Emoção em movimento.”
  6. Nissan Sentra – “O sedã que veio para mudar o sedã.”
  7. Mercedes-Benz – “O Futuro do Automóvel.”
  8. Mitusbishi Pajero – “O Mundo é 4×4.”
  9. Jeep – “Só Existe Um.”
  10. Ford – “Viva o novo.”
  11. Fiat Punto – “Você no comando.”
  12. Volkswagen – “Perfeito para sua vida.”
  13. Chevrolet – “Andando na Frente.”
  14. BMW – “Puro Prazer de Dirigir.”
  15. Citroen – “Imaginação em tudo.”

Slogans de Bebidas Alcóolicas e Cigarros

  1. Skol – “A cerveja que desce redondo.”
  2. Orloff – “Eu sou você amanhã.”
  3. Campari – “Só ele é assim.”
  4. Camel – “O sabor de uma nova aventura.”
  5. Free – “Questão de bom censo.”
  6. Brahma – “A número 1.”
  7. Derby – “O sabor que conquistou o Brasil.”
  8. Hollywood – “O Sucesso.”
  9. Brahma – “A número 1.”
  10. Camel – “O sabor de uma nova aventura.”
  11. Kaiser – “Mais que gostosa surpreendente.”
  12. Bohemia – “A primeira e melhor cerveja do Brasil.”
  13. Antartica – “Boa! Só se for Antarctica.”
  14. Itaipava – “Não tem comparação.”
  15. Carlton – “Um raro prazer.”
  16. Marlboro – “Venha para onde está o sabor. Venha para o mundo de Marlboro.”
  17. Conhaque Dreher – “Deu duro, tome um Dreher.”
  18. 51 – “Uma boa idéia.”
  19. Smirnoff – “Bons amigos a gente faz com Smirnoff.”

Slogans de Bancos e Cartões

  1. Mastercard – “Existem coisas que o dinheiro não compra. Para todas as outras existe Mastercard.”
  2. Banco do Brasil – “Todo seu.”
  3. Caixa – “Vem para Caixa você também, vem!”
  4. American Express – “Ser um associado tem seus privilégios.”
  5. Visa – “Porque a vida é agora.”
  6. Bradesco – “Sempre à frente.”
  7. Citibank – “Só o melhor para você.”
  8. Itaú – “Feito Para Você.”

É possível perceber que há algumas variações em cada mercado. Em relação às comidas e bebidas, são feitas repetições e trocadilhos para conseguir memorizar instantaneamente, enquanto na indústria automobilística é valorizada a liberdade, e nas bebidas é priorizada a tradição.

Esses são somente alguns, mas existem diversos outros slogans super famosos que você deve saber de cor, como o da Havaianas “Todo mundo usa.”, Globo com o “A gente se vê por aqui”, e Marisa e o seu “De mulher para mulher, Marisa”.

A base deles é a criatividade, que resultou em slogans tão bons que ficaram marcados no conhecimento popular. Faça um investimento e crie o seu também, afinal uma boa imagem é essencial para chegar no topo!

O slogan é somente uma parte da identidade corporativa, que é completamente necessária para uma boa gestão da sua marca.

Se você quer melhorar isso, não perca tempo e confira como fazer uma incrível gestão de marca por meio do branding