Snippet Carrossel

Google testa novo snippet em carrossel que pode prejudicar seu CTR: entenda!

Os rich snippets são itens bastante desejados por qualquer um que faça SEO. Mas o novo formato pode não ser tão benéfico para seu tráfego. Entenda.

Imagino que você já sabe o que são os rich snippets e, inclusive, eu aposto que você quer muito conseguir alguns para o seu site ou blog (ainda mais se for um featured snippet), certo? Bom, a última novidade do Google pode fazer com que você perca um pouco o encanto por essas caixinhas da SERP.

Isso, é claro, se você é um profissional de marketing que está lutando por rankings, cliques e aumentar o tráfego do seu site.

Já para o usuário, a novidade promete facilitar bastante a vida e a experiência de uso — como tudo que o maior buscador da internet desenvolve.

Bom, mas vamos ao que interessa:

Que novidade é essa?

O Google está testando um novo formato de snippet em carrossel para os resultados da busca. E qual o grande problema em relação a isso?

Bom, se você está em busca de uma resposta, nenhum. Muito pelo contrário: o novo formato vai facilitar muito que você encontre não só uma, como várias respostas.

Para você entender melhor, veja essa imagem:

Snippet Carrossel

Fonte: Search Engine Journal

Como podemos perceber, o usuário foi contemplado com várias opções de resposta para sua busca sem a necessidade de clicar em nenhuma página!

Isso é maravilhoso pensando em usabilidade. Primeiro porque o usuário terá acesso fácil à várias respostas.

Segundo, ele terá acesso à uma variedade maior de respostas de fácil acesso e leitura, podendo ver qual delas resolve sua dúvida melhor.

Ainda, se ele realmente gostar de uma das respostas, poderá acessá-la de forma mais rápida.

Por último, a facilidade do consumo de informação e a não necessidade de carregar uma nova página contam muito, ainda mais quando pensamos na experiência e uso de dados mobile.

Por outro lado…

Para quem está dando a resposta, no entanto, o novo formato pode prejudicar o tráfego (ou até mesmo os rankings).

Isso porque a chance do usuário realmente clicar na resposta fica bem reduzida.

Isso é uma tendência geral de todos os snippets: por fornecerem a resposta de forma rápida e fácil, eles muitas vezes fazem com que seja desnecessário que o usuário clique em algum dos resultados para obter a resposta.

Com o formato carrossel, isso fica ainda mais perceptível, já que ele fornece mais respostas para a mesma busca e de forma mais extensa, possibilitando uma variedade de informação que compõe a resposta final desejada pelo usuário.

Para sites de perguntas e respostas, como o Quora, isso pode ser ainda mais agravante. Afinal, para que entrar em um site se o próprio Google já pode te dar as respostas?

Mas você não precisa odiar o formato carrossel.

Uma boa dica é investir muito em seu texto inicial, fornecendo uma resposta breve e que, ao mesmo tempo, desperte a curiosidade do usuário e prometa que ele consiga ainda mais informações no conteúdo. Isso pode incentivar o clique.

O snippet de carrossel ainda está em testes, inclusive no Brasil. A tendência é que ele se firme como o mais novo formato das caixinhas de resposta do Google.

Não se assuste: existem muitas formas de obter bons resultados para seu blog! Aprenda como com nosso ebook sobre Os Segredos do Tráfego Orgânico:

Segredos do Tráfego Orgânico