As 13 melhores técnicas de marketing para aplicar no seu negócio

As 13 melhores técnicas de marketing para aplicar no seu negócio

Existem inúmeras técnicas de Marketing para melhorar os resultados do seu negócio. Separamos as 13 melhores nesse post, confira!

Como você encara o Marketing no seu negócio?

Se está atento às empresas mais bem-sucedidas do mundo, você sabe que não dá para sobreviver no mercado sem uma boa estratégia de atração e retenção.

É por isso que todos os dias ficamos sabendo de negócios promissores que fecham as portas.Por outro lado, divulgar uma empresa nos meios tradicionais exige um investimento alto demais para a maioria dos pequenos empreendedores.

Ainda bem que a tecnologia evoluiu tanto. A nova realidade, trazida pelo mercado digital, torna possível fazer marketing de sucesso mesmo sem grande orçamento.

O que você acha de conhecer as melhores técnicas de marketing que existem e começar a aplicá-las hoje mesmo na sua empresa?

Veja a nossa lista com nada menos que 13 dicas práticas:

1. Aproveite a ajuda do Google Meu Negócio

Aparecer na 1ª página do Google está entre os principais alvos de equipes de marketing em empresas de todos os segmentos e tamanhos.

E você tem a chance de conseguir isso sem gastar nada com o Google Meu Negócio.

Ainda não sabe do que se trata? Nós explicamos!

A plataforma do Google é usada para divulgar negócios locais de pequeno e médio porte de forma a tornar a busca dos usuários mais simples e prática.

Você já buscou algum estabelecimento comercial ou empresa e encontrou uma descrição logo no topo da página de busca, com endereço, avaliações e até mapa para chegar lá?

Esse é um exemplo de negócio que usa essa ferramenta Google!

2. Seja ativo em sites de recomendações

Na sua área de atuação existem sites de recomendações ou de avaliações de cliente para cliente?Se sim, aproveite esses canais para causar uma boa impressão e interagir com os possíveis clientes.

Um setor que se beneficia muito desse tipo de plataforma é o de hotelaria e turismo, sites como Yelp, Kekanto e TripAdvisor são usados todos os dias por milhões de pessoas que buscam recomendações de lugares bacanas.

O Reclame Aqui também é um canal que você pode usar para reverter opiniões ruins de clientes insatisfeitos e até conquistar defensores para a sua marca.

3. Mantenha um blog de qualidade

Segundo a pesquisa Content Trends 2018, 73% das empresas usam Marketing de Conteúdo no Brasil, o que inclui manter blogs atualizados.

Quais são benefícios disso?

As empresas que usam blogs em suas estratégias têm o dobro de visitas em canais digitais em comparação com as que não usam.

As que publicam mais de 12 conteúdos por mês conseguem quase 4 vezes mais visitas.

A solução aqui é clara:

Crie um blog, publique apenas conteúdo de qualidade para o seu público (não apenas sobre o que você gosta de escrever) e tenha paciência.

4. Atraia mais pessoas com conteúdo multimídia

Quando falamos em blog, você pensa em criar apenas textos escritos, de tamanhos variados? Se é isso o que vem à sua mente, é bom mudar de conceito.

Existem muitos formatos de conteúdo nos quais vale a pena investir para aumentar o alcance da sua mensagem e o engajamento do seu público.

Entre eles, podemos destacar:

O destaque dado aos vídeos não é sem motivos, temos razões válidas para acreditar que essa é a forma de marketing do futuro.

5. Surpreenda todos com Marketing de Guerrilha

Quando você tem pouco dinheiro, muita criatividade e precisa chamar atenção para a sua empresa de forma urgente, o que fazer?

Use o Marketing de Guerrilha! Essa técnica exige um certo nível de ousadia, mas compensa muito o investimento.

Ela já foi usada (e continua a ser) por pequenas empresas, grandes marcas e organizações sem fins lucrativos.

A ideia é criar ações de marketing, seja de forma física ou digital, que sejam tão interessantes que se tornem impossíveis de ignorar e causem impacto no seu público.

Já mostramos alguns exemplos brilhantes que você pode usar como inspiração.

6. Produza conteúdo específico para seu público

Se você já segue as dicas #1 e #3, sabe que o potencial que os sites de busca (alô, Google!) têm para aproximar possíveis clientes da sua empresa.

Criar conteúdo é uma das melhores formas de ser encontrado facilmente pelas pessoas que podem comprar de você.

Para isso, é preciso conhecer conceitos importantes, como:

7. Aposte no Email Marketing

Para simplificar bem a explicação, podemos dizer que o marketing bem-feito envolve 2 etapas:

  • a 1ª é atrair a atenção para a mensagem da empresa;
  • a 2ª é manter o interesse ativo até a hora de fechar a venda.

Criar uma lista de Email Marketing está entre as melhores técnicas que você pode usar para completar a 2ª etapa.

O email apresenta vários benefícios que outros canais, como as redes sociais, não têm, apesar da sua evidente importância para a estratégia.

8. Divulgue sua marca com links patrocinados

Os já conhecidos anúncios não morreram, mas evoluíram muito. Se a sua empresa ainda investe em panfletos, carros de som ou anúncios no rádio, que tal escolher uma forma mais eficaz de se promover?

Os links patrocinados, como se chamam os anúncios feitos no Google e nas redes sociais, apresentam grande potencial de acelerar seu processo de vendas.

Por que usar essa técnica?

Porque está cada dia mais difícil criar uma audiência leal nas redes sociais sem investir em divulgação paga, e mesmo uma boa estratégia de SEO leva tempo até chegar nos primeiros resultados do Google.

9. Participe de eventos

Se a sua empresa vende para outras empresas, os eventos podem ser boas oportunidades de expor seus produtos e serviços e de fechar vendas e parcerias valiosas.

Pensando ainda nesse cenário de empresas B2B, eventos da indústria podem ser boas ocasiões para aprender com outras empresas do setor as melhores maneiras de encontrar e converter novos clientes.

Se não tiver grandes eventos no seu setor de mercado ou região, aproveite a oportunidade e organize o seu próprio evento, isso colocará o seu negócio como referência de mercado.

10. Feche parcerias inteligentes

Estamos tão acostumados a falar de concorrência e competitividade que é fácil desenvolver um certo espírito de independência, ou seja, achar que a única forma de alcançar seus objetivos é por fazer tudo sozinho.

No português mais claro possível: isso é a maior bobagem!

Desenvolver parcerias estratégicas é uma das maneiras mais rápidas e baratas de aumentar as vendas.

Você pode criar conteúdo, ações específicas de marketing ou até produtos e serviços em conjunto com outras empresas.

11. Crie um programa viral de indicações

Muitas empresas dependem 100% de indicações para continuar na ativa. Isso não é saudável, pois está fora do controle do empreendedor, e as indicações podem falhar a qualquer momento.

Mas essa ideia é bastante válida enquanto uma técnica de marketing a ser combinada com várias outras, como as citadas até agora.

Um jeito de tornar as indicações mais previsíveis e escaláveis é criar um programa de indicações.

Empresas como Hotmail e Dropbox se tornaram cases de sucesso mundiais por usar programas bem elaborados de indicações.

Vale lembrar que elas usaram essa técnica quando ainda não tinham todo o poder de fogo atual para ações de marketing.

12. Tenha um atendimento incrível

Mesmo um bom produto, uma equipe qualificada de Marketing e um bom processo de vendas podem ser condenados por um atendimento ruim.

O atendimento ainda é desconsiderado como técnica de marketing, porque os empreendedores não param para pensar no que acontece depois da interação entre empresa e cliente.

Se o problema ou dúvida for solucionado com agilidade, linguagem amigável e disposição de ajudar, ele vai ficar satisfeito e até contar a outros sobre isso.

O contrário também é verdade:

Um atendimento lento, robótico e sem solução clara vai causar frustração e fazer o cliente compartilhar o sentimento negativo com outros.

Qual dos 2 você acha que vai ajudar a aumentar as suas vendas e manter os seus atuais clientes satisfeitos?

13. Tenha uma assessoria de imprensa

O tempo todo vemos notícias e histórias de empresas que alcançam os seus objetivos e causam impacto no mercado, mas você já parou para pensar em como essas notícias são descobertas?

É verdade que alguns conteúdos viralizam, porém, na maioria das vezes, existe o trabalho cuidadoso de profissionais especializados em colocar as notícias na frente das pessoas certas.

Contratar uma assessoria de imprensa pode alavancar a sua presença na mídia, nos blogs e nas redes sociais que o seu cliente ideal acompanha.

Viu quantas técnicas de marketing você pode usar para atrair e fidelizar mais clientes?

Não tente aplicar todas de uma vez só, mas também não seja tímido em fazer testes e ver quais das opções acima funcionam melhor para o seu negócio. O segredo é entrar em ação.

Outra técnica muito útil que não citamos aqui são as pesquisas de marketing.

Baixe o nosso ebook sobre como planejar e realizar essas pesquisas para conseguir ótimos resultados!

Pesquisas de Marketing

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo