Tendências da Transformação digital

12 maiores tendências da Transformação Digital que a sua empresa precisa se atentar

A transformação digital está cada vez mais impactando as empresas. Conheça suas principais tendências e entenda o impacto delas no seu negócio!

A Transformação Digital é um assunto cada vez mais recorrente entre empresas do mundo todo, e com bons motivos.

O avanço da tecnologia vem causando um aumento considerável na globalização e mudando a forma como as pessoas pensam e consomem.

Tudo isso obriga as empresas a se adaptar e criar formas de atrair, engajar e fidelizar seus clientes, tudo isso enquanto buscam criar processos internos mais eficientes.

Como era de esperar, a Transformação Digital traz consigo algumas tendências, que servem como pilares para que as empresas se estabeleçam nesse novo cenário de negócios.

Por isso, veja 12 das principais tendências da Transformação Digital que merecem a sua atenção!

1. Agilidade na inovação

A inovação é a única forma de quebrar barreiras e resolver problemas que até então não tinham solução. Uma das maiores tendências da Transformação Digital é justamente facilitar e agilizar esse processo.

É de extrema importância que as organizações sejam rápidas na aplicação de mudanças, algo que ainda falha em acontecer, especialmente em médias e grandes empresas.

Para que a inovação seja feita com maior agilidade, não basta utilizar as melhores tecnologias. É preciso fazer valer uma cultura corporativa que torne os processos internos menos burocráticos.

Depois disso, fica fácil alinhar a mentalidade de todos e usar as ferramentas necessárias para inovar e fazer o negócio crescer.

2. A importância da experiência do cliente

A experiência do cliente, como você bem sabe, é um dos pilares da Transformação Digital. Por conta disso, é natural que seja uma das tendências a ficar de olho.

Toda empresa de sucesso hoje em dia entende que o seu maior trunfo é ter clientes satisfeitos, pois eles vão continuar leais e até promoverão a marca para outros sempre que tiverem a chance.

Com a Transformação Digital, há diversas formas de levar a experiência do cliente a um nível nunca visto antes.

Isso garante um fluxo de receita previsível e cria oportunidades para gerar e converter ainda mais leads.

3. O papel do conteúdo nas vendas

O conteúdo nunca foi tão importante para aumentar as vendas, e a Transformação Digital tem grande participação nisso.

O Marketing de Conteúdo, por exemplo, já é adotado por mais de 70% das empresas no Brasil. Além disso, é um dos melhores investimentos de marketing digital que uma empresa pode realizar.

Isso prova o quanto a produção de materiais relevantes e interessantes têm influência nas decisões de compra do consumidor moderno.

Além disso, serve também de prova de que essa é uma tendência que veio para ficar. Os consumidores querem informação de qualidade, e querem agora.

As marcas que entregarem isso saem (muito) na frente na disputa pela atenção deles.

4. Soluções de Business Intelligence mais poderosas

O Business Intelligence é outra ferramenta essencial para negócios que buscam crescer e abocanhar fatias maiores de seus respectivos mercados.

Afinal, esses sistemas robustos oferecem informações assertivas com base em dados coletados na condução do negócio.

Isso quer dizer que contar com uma solução de BI pode ajudar a reduzir custos, prevenir riscos e aumentar os lucros.

Sendo assim, se a sua empresa ainda não conta com uma solução de Business Intelligence, vale a pena considerar sua adoção.

Isso vai deixá-la em condições muito melhores de implantar a Transformação Digital com sucesso.

5. A conveniência que o digital oferece

Outra tendência da Transformação Digital já é tão comum para nós que pode passar despercebida: a conveniência. Mas como assim?

Para qualquer problema que existe hoje, é provável que haja também uma solução digital, nem que seja indireta ou em forma de protótipo. Talvez você ainda esteja se perguntando como isso se aplica à sua empresa, certo?

Primeiramente, ao buscar por serviços que facilitem o seu dia a dia e as tarefas que precisa realizar. Aqui na Rock nós usamos diversas ferramentas digitais que nos ajudaram nessa trajetória de sucesso até agora.

Ficar atento à evolução do mercado digital e às conveniências que ele nos traz também serve para ter ideias que possam ser aplicadas no seu próprio nicho de mercado.

Você nunca sabe que tipo de inspiração pode encontrar para ter ideias que gerem valor para o seu público.

6. Maior segurança nas transações

Uma das maiores preocupações dos tomadores de decisão que têm o papel de implementar a Transformação Digital nas empresas é com respeito à segurança.

É claro que ninguém quer arriscar anos  —  ou até décadas  —  de reputação e consolidação no mercado para apostar em soluções estritamente digitais sem ter garantia de que é seguro fazer isso.

Felizmente, a crescente demanda por serviços digitais vem acompanhada de mecanismos de segurança cada vez mais fortes, até quando envolvem dados estritamente confidenciais.

Isso inclui o uso de cripto moedas, como o Bitcoin, certificados SSL para websites e muitas outras soluções.

7. Interação multicanal com os clientes

Já comentei aqui o quanto o conteúdo é importante para os clientes, que desejam ter as informações facilmente acessíveis o tempo todo. O mesmo se aplica ao contato deles com as marcas.

Seja ao pedir um orçamento ou enviar um pedido de suporte depois te já ter comprado o seu produto, os clientes querem agilidade e conveniência no atendimento.

Isso passa diretamente pelo suporte multicanal, ou seja, colocar à disposição do público várias opções de contato, a fim de que ele possa escolher o que mais lhe agrada.

É aí que entra o chamado SAC 2.0, que precisa ser usado em conjunto com um bom sistema CRM, para garantir que o histórico de atendimento seja mantido sem importar o canal usado.

8. Inteligência artificial

Se você pensava que inteligência artificial era coisa de cinema, ou uma solução reservada apenas para as grandes corporações, pense de novo.

A inteligência artificial nunca foi tão acessível quanto hoje, e vem se mostrando um excelente recurso de negócios.

Ferramentas como os Chatbots, que oferecem atendimento inicial automatizado para os clientes, são exemplos simples dessa utilidade.

Além disso, existem ferramentas baseadas em IA que contribuem para a precificação de produtos, comunicação à distância e muitas outras tarefas.

9. A força do trabalho remoto

Antigamente as relações de trabalho se resumiam a um quadro de funcionários que trabalhava dentro da empresa pelo expediente determinado, batia o cartão e ia para casa.

Mas com o tempo essa estrutura ficou cada vez mais difícil de manter. Os desafios logísticos envolvidos nela fizeram necessário inovar, e o trabalho remoto começou a ganhar força.

É cada vez mais comum encontrar profissionais trabalhando na mesma empresa, mas espalhados pelo país  —  ou até pelo mundo.

Além de não comprometer o rendimento, o trabalho remoto ainda ajuda na qualidade de vida e facilita que as empresas encontrem os melhores profissionais, e não apenas os mais bem localizados.

10. Anúncios mais inteligentes

Anunciar na internet já foi considerada a única solução de marketing existente, e depois de algum tempo parecia crime falar em anúncios.

Com o avanço da Transformação Digital, tanto a tecnologia quanto a forma de trabalhar com anúncios melhorou bastante.

Agora é possível investir nessa forma de divulgação sem deixar de ser relevante e oferecer uma boa experiência para os clientes.

Redes sociais como Facebook e Instagram oferecem opções de ótimo custo-benefício, alta segmentação e que certamente contribuem para resultados positivos quando bem usadas.

11. Novos modelos de negócio e subprodutos

Diante de todas as mudanças que consideramos até aqui, é evidente que o mercado digital evolui e se adapta a cada minuto. Novamente, isso deve ser lembrado como oportunidade.

Conforme as necessidades do público mudam, surgem novas brechas de mercado para lançar subprodutos e, em alguns casos, redefinir segmentos inteiros.

Dê uma olhada no esforço que os bancos tradicionais estão fazendo para competir com as Fintechs, por exemplo, ou em como aplicativos de Táxi já não são mais só para taxistas, graças ao efeito Uber.

Aqui mesmo na Rock, percebemos que além do Marketing de Conteúdo, o conhecimento em si é um subproduto muito valioso, e por isso criamos a Universidade Rock Content.

Observar o comportamento dos clientes e gerar novas fontes de receita com base nele é uma das tendências mais interessantes da Transformação Digital.

12. Colaboração entre setores

A colaboração entre setores, como o Vendarketing que nós destacamos bastante por aqui, é também um dos pontos-chave para que a Transformação Digital dê certo nas empresas.

É impossível ter resultados realmente expressivos, ou mesmo dizer que essa transformação está completa, se uma área opera sem saber nada sobre como a outra funciona.

A clareza e a transparência que vêm de uma colaboração geral fazem toda a diferença nos frutos que serão colhidos depois, tanto em termos de vendas e lucro quanto de satisfação e motivação dos colaboradores.

Algo que essas tendências da Transformação Digital deixam muito claro é que a tecnologia serve apenas como ferramenta, pois a mudança maior precisa acontecer mesmo na cultura das empresas.

Só a partir de uma nova forma de pensar e planejar os negócios é que será possível implantar essa transformação essencial.

Quer saber como? Confira nosso ebook completo sobre o tema e aprenda tudo sobre a transformação digital!

Transformação digital e marketing

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo