Terceirizar marketing de conteúdo

Se você terceiriza seu Marketing de Conteúdo, você está fazendo isso certo

Você ainda tem dúvidas sobre terceirizar a sua estratégia de marketing de conteúdo? Entenda por que essa é a escolha certa e como ela pode trazer grandes resultados para sua empresa.

Montar um time interno para produção de materiais ou apostar na terceirização do seu Marketing de Conteúdo? Certamente essa dúvida não diz respeito a um assunto novo, mas é uma abordagem que deve ser reavaliada a todo momento.

É possível ver todo o tipo de opinião na internet, mas como definir se esse investimento trará ou não um bom retorno para o caso específico da sua empresa? Recebemos diversos questionamento e tratamos abertamente do tema em nossas discussões, mas você sabe dizer se terceirizar o Marketing de Conteúdo é uma boa opção?

Pensando nesses tópicos, resolvi explicar a grande questão e dificuldade em montar a sua estratégia: como produzir conteúdos de alta qualidade, de forma escalável e estratégico. Vamos resolver de vez esse assunto?

O que é Marketing de Conteúdo e o que ele representa para a sua empresa?

Se você está lendo esse texto, posso imaginar que já sabe o que é Marketing de Conteúdo e que investir nessa estratégia é uma opção certa para você. Mas resolvi passar o conceito que gostamos muito de usar aqui na Rock para explicar de forma bem clara e não deixar nenhuma dúvida sobre o tema — antes de aprofundarmos ainda mais em como gerar conteúdos de qualidade:

“Marketing de Conteúdo é uma maneira de engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais negócios.”

Como percebemos, Marketing de Conteúdo vai muito além de criação de conteúdos para a internet. Existe a necessidade da marca criar valor e reconhecimento para sua estratégia dar certo, caso contrário, posso garantir que seu tempo e dinheiro vão ser utilizados de forma muito errada.

Mas como criar pautas escaláveis, títulos que chamem a atenção de potenciais clientes, conteúdos relevantes que fazem com que  a marca vire autoridade no mercado e estratégias de retenção e automatização que possam trazer retorno financeiro muito maior que outras estratégias de Marketing?

Não se preocupe, vou te explicar!

Vamos traçar um paralelo para sua estratégia de Marketing de Conteúdo?

Traçando um paralelo para a rotina das empresas, imagine que você vai contratar os serviços de uma agência para elaboração da campanha publicitária de um produto novo a ser lançado no mercado.

Claro que essa iniciativa importante precisa de acompanhamento especializado e de profissionais capazes de planejar todas as variáveis para alcançar o sucesso do investimento.

Para que tudo seja feito da forma correta, é necessário brifar a ideia, construir roteiros, definir as melhores estratégias, optar pelos veículos de comunicação e, só então, colocar a mão na massa para produzir o material fim.

Mas será que fazer isso internamente é a melhor opção? Talvez a resposta até seja sim, mas só quem compartilha da complexidade dessas tarefas sabe dizer o volume imenso de trabalho necessário para fazer um material valioso — além de reunir uma equipe com especialistas para cada etapa de produção.

O mesmo exemplo também serve para empresas de SaaS — empresa que oferece software de alta qualidade e performance, desenvolvido por programadores especializados.

Esses casos definem bem como funciona a realidade da produção de conteúdo. Existem vários passos a serem analisados para um material ser produzido de forma a engajar leads e convertê-los em clientes fiéis.

Não basta saber tudo sobre seu mercado e escrever textos específicos e recheados com todo o conhecimento técnico sobre o assunto.

Uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo é aquela elaborada por profissionais capacitados, que avaliam seu público, definem a persona correta para receber o que será preparado e auxiliam na otimização de ranqueamento e na automação de Marketing.

Outro fator que prezamos muito aqui na Rock Content é que os materiais não passam apenas por uma produção desordenada. Eles devem ser construídos em uma estrutura de artigos de topo, meio e fundo de funil. Esse planejamento é variável para cada estratégia e certamente é algo que torna possível futuros leitores caminharem de forma linear até o objetivo final: tornarem-se clientes fiéis ao produto/serviço que sua empresa oferece.

Com a terceirização eu perco qualidade?

Essa dúvida é comum quando existe a intenção de terceirizar a produção de conteúdo, mas será que isso realmente se aplica em qualquer ocasião? Para solucionar o questionamento, preparei um passo a passo rápido sobre a forma como esse processo funciona aqui na Rock Content.

Inicialmente, existem times preparados para atender cada cliente, conforme o modelo de negócio e o porte da empresa no mercado. Isso ajuda em uma classificação para lidar perfeitamente com os diversos modelos de persona, desenvolvendo uma estratégia única para as produções.

A estratégia é constantemente revisada e sua equipe interna participa ativamente de cada parcela do processo, avaliando tudo que é preparado e revisando aquilo que não se adequa à realidade da empresa.

Uma vez que já se foram as etapas de planejamento, elaboração de estratégia e construção de persona, chega o momento mais esperado: a preparação efetiva dos conteúdos. Mas quem faz isso?

Para fugir dos paradigmas tradicionais da terceirização, aqui na Rock nós contamos com uma das maiores bases de redatores no Brasil, que passam por avaliações e treinamentos constantes, além de serem segmentados conforme temas específicos. A própria equipe interna, juntamente com o cliente, pode escolher um redator para se tornar favorito de uma estratégia.

Assim, os redatores favoritos de cada projeto especializam no segmento de mercado de cada cliente, escrevendo conteúdos aprofundados, gerando, portanto, valor e relevância no mercado — o ponto chave de qualquer estratégia de Marketing de Conteúdo.

Além da nossa base de redatores, contamos com uma equipe interna voltada única e exclusivamente para a produção avançada de conteúdos. Todos os conteúdos avançados envolvem entrevistas com profissionais referência do tema a ser desenvolvido, além de intenso estudo para gerar o melhor e mais avançado conteúdo no mercado no segmento do cliente.

Também contamos com uma equipe de consultoria e automação com profissionais extremamente qualificados que acompanham de perto cada cliente, propondo ações de melhorias de acordo com os objetivos finais da empresa.

Pensando em diminuir a distância cliente/empresa e auxiliar de perto o passo a passo de cada estratégia dos clientes individualmente, possuímos uma equipe de implementação para tocar os primeiros passos e estratégias e um time de Costumer Success e suporte para ajudar, explicar as próximas ações a serem tomadas e tirar quaisquer dúvidas.

Quais são os resultados de quando você terceiriza seu Marketing de Conteúdo?

Para mostrar na prática os benefícios da terceirização do Marketing de Conteúdo, resolvi separar alguns cases de sucesso que tivemos aqui na Rock Content com a estratégia montada por nós e conteúdos produzidos pela nossa base de freelancers.

E, como sabemos que cada estratégia e segmento de mercados são diferentes, vou passar pelas principais áreas de comércio — educação, e-commerce, software e tecnologia — para não termos dúvidas da eficiência da terceirização para qualquer ramo de atuação da sua empresa!

Educação

Como disse durante todo o conteúdo, uma estratégia de conteúdo é essencial para colher bons resultados, mas sinto te dizer que isso não é tudo.

E isso foi o caso da Faculdade Unyleya! Nossa equipe de consultoria e automação de marketing encontrou soluções que dificilmente uma equipe pouco especializada ou de uma pessoa só conseguiria solucionar para otimizar os resultados.

E um exemplo disso foi uma solução simples, mas estratégica, proposta pela nossa equipe de consultoria: utilizar um simples pop-up que resultou em uma geração de 286 alunos em menos de 10 meses.

Além disso, após um estudo feito pela nossa equipe, foi determinado quais eram os melhores conteúdos para serem produzidos durante a estratégia e quais os canais mais eficazes para a divulgação e investimentos em eventuais mídias pagas.

Tudo isso resulta em uma estratégia sólida com um alto retorno de investimento.

Leia o case completo da faculdade Unyleya aqui!

E-commerce

Na categoria de e-commerce, escolhi analisar uma das principais referências em questão de plataforma para e-commerce. A Xtech Commerce oferece das mais diversas funcionalidades de gestão que facilita vendas onlines de seus clientes.

Com o objetivo e desafio de firmar a marca como referência no mercado de e-commerce, na criação de conteúdos e na geração de leads, a Xtech gerou 4.500 leads e obteve 3.300 sessões de página em apenas 4 meses.

Agora, a empresa possui um canal de geração de leads e de aquisição de visitas consolidado, gerando, consequentemente, mais resultados financeiros.

Leia o case completo da Xtech aqui!

Software

iClinic é um software para clínicas e consultórios médicos que tem como objetivo facilitar a produtividade e organização do trabalho. O sistema pode ser acessado remotamente em qualquer lugar e ajuda a organizar agendas, envia lembretes para pacientes, além de poder armazenar prontuários eletrônicos.

Uma das maiores dificuldades da empresa era captar novos clientes, produzir conteúdos e ter um canal de geração de leads. Após falar um dos consultores da Rock, nossa equipe começou um trabalho para poder solucionar todos os problemas da empresa.

Para isso, elaboramos uma estratégia de Marketing de Conteúdo que resultou no aumento de 225% o número de sessões, 149% os leads gerados e a expansão de 130% no número de clientes.

Leia o case completo da iClinic aqui!

Tecnologia

A Simply, empresa de tecnologia voltada para o setor financeiro, chegou até a Rock Content com a intenção de fortalecer o seu Marketing Digital. Para isso, foi desenvolvido uma forte estratégia de Marketing de Conteúdo produzindo conteúdos de altíssima qualidade e com uma abordagem mais técnica devido a área de atuação da empresa.

Essa estratégia resultou em um aumento de 400% nas oportunidades de negócios, 115% no tráfego total e 162% no tráfego orgânico.

Leia o case completo da Simply aqui!

Você consegue imaginar como será os resultados se você terceirizar seu Marketing de Conteúdo?

Imagina só se você tivesse deixado sua estratégia de Marketing de Conteúdo nas mãos de uma equipe totalmente despreparada ou de uma pessoa só. Pense na quantidade de recurso — principalmente tempo e dinheiro — que você ia gastar em uma “estratégia” de Marketing de Conteúdo nada eficiente e sem resultados.

Acredito que ficou bem claro que com uma equipe realmente preparada, no caso aqui da Rock, referência no Brasil e na América Latina, é possível:

  • Ter conteúdos escritos por redatores favoritos que sabem a linguagem do seu público, e, consequentemente, ter um site/blog com materiais relevantes, ricos e consistentes envolvendo as principais dores do clientes e potenciais clientes;
  • Fazer estratégias, seja de automação, aquisição ou conversão em momentos certos, otimizando o investimento das ações;
  • Melhoraria/implementaria canais de aquisição e conversão de leads;
  • Ter de perto uma equipe de consultores e especialistas para auxiliar sua empresa a ter bons resultados.

Toda essa análise chega em uma única dúvida: se você terceiriza seu Marketing de Conteúdo, você está fazendo isso certo ou errado? Basta pensar se o serviço que você busca é capaz de oferecer uma estratégia de qualidade e capaz de atender as necessidades do seu negócio como se fosse um time interno. Se sim, provavelmente valerá o investimento!

E, se quiser entender como uma empresa especializada no assunto pode ser o grande diferencial do seu negócio, converse com um dos nossos consultores!

Fale com um consultor

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo