Thank you Page

Thank You Page: como extrair o máximo dessa página

Criar boas landing pages é crucial para suas conversões e para o relacionamento com o usuário. Entenda como usá-las e por que criá-las.

Muitos times de Marketing que já trabalham com automação, lançamento de conteúdos ricos e, claro, Landing Pages, já sabem e fazem uso de Thank You Pages na conclusão das ações de um usuário.

Porém, o que passa muitas vezes despercebido é que essas páginas são uma excelente oportunidade de dar continuidade às interações do usuário com o seu blog ou site, aumentando o seu potencial de conversão e retenção.

Por isso, vamos reunir neste post todas as informações para que você otimize suas páginas e consiga resultados ainda maiores sem mudar o seu calendário de publicações, simplesmente melhorando o uso dos recursos que você já tem.

O que é uma Thank You Page

Thank You Pages ou “Páginas de agradecimento” são as páginas nas quais o seu visitante é direcionado após completar uma ação em seu site ou blog, para mostrá-lo que ele conseguiu fazer o que queria e agradecê-lo pela interação.

Veja um exemplo:

Thank you page comunidade

Perceba, pela Thank You Page do blog Comunidade Rock Content, que logo no topo da página, além de não conter outros menus assim como uma Landing Page, a primeira mensagem é um “Obrigado” pela ação concluída, no caso, baixar um material.

Depois, a mensagem seguinte deixa claro para o usuário qual a consequência da ação dele que, nesse caso, foi o material encaminhado para o seu email. Em outros casos, algumas empresas já disponibilizam o link do material para que o visitante tenha acesso.

O que existe além disso é a oportunidade que a sua empresa pode criar, e que já deu para ter uma ideia com o exemplo de comunidade.

Por que esta página é tão importante

Basicamente, como você deve ter notado, a principal função desta página é informar de maneira clara ao seu usuário que a ação realizada por ele foi concluída. Assim ele não tem dúvidas de quais são os próximos passos para ter acesso ao seu material ou ferramenta. Sendo assim, ela conclui o processo de conversão do seu visitante que acabou de se tornar um lead ou subscriber.

Porém, uma Página de Agradecimento pode ter diversas outras funções! Afinal, você já conquistou 100% da ação do seu usuário, que está engajado e interessado no que a sua empresa pode lhe oferecer, pelo menos pensando em conteúdo.

Por isso, além de informar, as Thank You Pages podem ser uma grande oportunidade de continuar interagindo com o seu visitante, para que aconteça uma reconversão ou uma nova experiência com seus conteúdos.

Como criar Thank You Pages estratégicas

A primeira coisa a se ter em mente na hora de pensar em criar uma oportunidade para suas Landing Pages é pensar no passo anterior, ou seja, na interação que o usuário já teve com você.

Para isso, você pode responder algumas questões:

  • Qual foi o material que ele baixou?
  • Ele era segmentado para alguma área específica?
  • Qual seria o próximo passo dele, pensando no funil de vendas e no estágio no qual ele se encontra?

Todas essas perguntas ajudarão você a encontrar uma oportunidade incrível de continuar engajando o seu visitante e mais novo lead, aumentando o ROI de uma única oferta e te informando mais a respeito do interesse deste usuário.

Quais são as minhas possibilidades?

Respondidas essas perguntas, você tem diversas opções de gerar oportunidades em uma Thank You Page.

Botão para o blog

A primeira, e geralmente uma das mais usadas, é colocar um botão de retorno do seu usuário para o seu blog.

Assim, independente se essa conversão partiu de um email marketing ou do próprio blog, você incentiva a conhecer ou retornar e ter contato com outros conteúdos relevantes para ele, que o ajudarão a ficar mais educado e pronto para o momento de adquirir algum de seus produtos.

Essa é uma boa oportunidade para conteúdos mais de topo de funil ou quando você quer aumentar o número de visitas do seu blog.

Uma nova oferta

Além disso, você pode oferecer, em sua Thank You Page, algum outro conteúdo que complemente a experiência que o usuário terá com o material que ele já baixou, como no exemplo da oferta do primeiro exemplo, do blog Comunidade Rock Content.

A oferta que levou a esta Página de Agradecimento foi um ebook sobre Recolocação Profissional. Logo, faz todo sentido, já que uma das opções de mudar o seu status profissional é se tornar um freelancer, ofertar um conteúdo que dê um direcionamento para o lead.

Além disso, pensando no objetivo do blog que é atrair freelancers para a Comunidade de Redatores Rock Content, esse novo material é um próximo passo possível para o visitante, fazendo com que ele caminhe pelo funil de vendas e esteja mais próximo da conversão final do blog.

Dar mais de uma opção

Caso a sua estratégia de marketing já esteja consolidada e você tenha diversas opções de conteúdo, ou a oferta anterior a Página de Agradecimento seja uma oferta mais de topo de funil, onde você ainda não conhece exatamente a necessidade do seu usuário, você pode oferecer mais de uma possibilidade para o seu recém convertido lead.

Veja o exemplo de uma oferta do Blog da Resultados Digitais.

Thank you page resultados digitais

Ao baixar um conteúdo sobre Marketing de Conteúdo para Resultados, eles oferecem mais 4 outros conteúdos relacionados ao tema, para que o usuário tenha possibilidades de acordo com o seu nível de maturidade.

Assim, além de gerar valor, você ainda terá a chance de entender melhor a necessidade do seu novo lead, coletando mais informações sobre ele e conhecendo mais a fundo qual problema dele a sua empresa pode ajudar a resolver.

Ah, e é importante frisar que essas ofertas não precisam ser, necessariamente, outros materiais ricos. Veja o exemplo do blog Saia do Lugar.

Thank you page saia do lugar

Ao concluir o download do material sobre Marketing Digital para Empreendedores, a Thank You Page abriu duas possibilidades: a de voltar para o blog e continuar aprendendo, ou de receber uma avaliação gratuita de um consultor sobre o meu site.

Assim, independente de qual seja a oferta, você consegue ter uma Página de Agradecimento padrão que levará o visitante a uma nova interação, independente dele estar no topo ou no fundo do funil.

Uma “Levantada de Mão”

Thank you page rock content

Falando em Levantadas de Mão, nome comum para o último estágio do lead antes de se tornar claramente uma oportunidade para vendas que pediu para falar com um de seus consultores, elas também são uma boa oportunidade para as Thank You Pages.

Em nossos conteúdos, geralmente deixamos a possibilidade de que o visitante que fez o download do material na página anterior, peça para falar com um de nossos consultores.

Afinal, os conteúdos, além de informar, dizem muito a respeito da necessidade da nossa persona, que pode ser solucionada através de nossos serviços. Por isso, muitas pessoas ao concluírem o download de um de nossos conteúdos, querem saber mais sobre como nós podemos ajudá-las!

Porém, essas são apenas algumas possibilidades. O ideal é que você avalie tudo o que tem a oferecer para os seus leads e faça testes para entender qual oferta trás maior engajamento e, com isso, maior retorno para os seu time.

Mas com essas dicas já dá para ter uma boa ideia de por onde começar! 🙂

Algumas boas práticas para Thank You Pages

Antes de terminar, é importante que você saiba de algumas boas práticas que, embora sejam simples, podem fazer muita diferença na hora de fazer os seus testes e melhorar o desempenho das suas ofertas.

Por isso separamos as mais essenciais para que você não cometa erros simples e consiga mesmo obter bons resultados das Páginas de Agradecimento.

Criar URLs rastreáveis

O primeiro passo é: independente de qual seja a sua oferta em uma Thank You Page, coloque links rastreáveis. Ou seja, links com uma URL que tenham tags que possibilitem que você e o seu time acompanhem os resultados dos cliques gerados.

Só assim você poderá avaliar qual oferta tem dado mais resultado e qual tem sido o impacto das Páginas de Agradecimento em sua estratégia.

Se você ainda não sabe como criá-las, acesse esse post e aprenda o passo a passo de criar essas URLs.

Ter um CTA claro assim como na Landing Page

Outro ponto que fará toda a diferença é ter CTAs claros, independente de qual seja a sua oferta.

Assim como em uma Landing Page, você tem um objetivo claro: levar o usuário a realizar uma nova ação ou mesmo uma reconversão. Por isso, se não fica bem explícito o que ele precisa fazer, você pode perder cliques e com isso colocar o seu resultado a perder.

Pense em tudo: no texto, na localização do botão, na cor, na imagem e no que mais for relevante para tornar o seu CTA evidente e chamativo, fazendo com que o visitante saiba exatamente o que deve fazer.

Não cometer exageros

Por fim, lembre-se de não exagerar!

A ideia aqui não é fazer da sua Página de Agradecimento um centro onde você coloca 200 CTAs, distraindo e confundindo o visitante, e fazendo com que ele, no final, não realize nenhuma ação.

Essa página, além de ser coerente com o conteúdo anterior e com sua estratégia, deve seguir uma lógica clara e facilitar a interação do seu lead. Por isso, tenha cautela e sempre peça a opinião de outras pessoas.

Com isso, esperamos que você descubra novas oportunidades incríveis em sua Thank You Page e tenha resultados tão bons quanto em suas Landing Pages.

Aliás se quiser aproveitar para otimizar suas Páginas de Conversão e tornar sua estratégia ainda mais forte, leia nosso guia completo de Landing Pages!