Times de Marketing

Raio X dos times de marketing no Brasil

Como estruturar, quem contratar, quais cargos são fundamentais? Essas são algumas dúvidas para empresas que querem investir em um bom time de marketing. Conheça a estrutura dos times de marketing no Brasil!


(Clique no player para o ouvir a narração do nosso post! Deixe nos comentários o que achou.)

Nos últimos 4 anos, escalar o time de marketing da Rock Content foi um desafio interessante e aprendemos muito neste processo. Assim, sabemos que essa não é uma tarefa simples, mas que a avaliação de alguns benchmarks pode ajudar a construir a equipe ideal para uma organização.

Para entender melhor como as empresas brasileiras organizam suas equipes de marketing, realizamos pesquisas e entrevistamos cerca de 3600 profissionais de marketing de todo o Brasil.

Os dados que compartilhamos abaixo são estatísticas da pesquisa Content Trends 2017 e também resultados de muitas entrevistas que fizemos com clientes e parceiros da Rock Content.

Composição dos times de marketing:

Composição dos times de marketing

De acordo com nossa pesquisa, as funções mais citadas em um time de marketing entre os participantes foram: Analista de Marketing (39,4%), Analista de redes sociais (39,2%) e Gestor/Produtor de conteúdo (36,2%).

Por outro lado, apesar da importância de uma estratégia de Search Engine Optimization para garantir o sucesso das ações de Marketing Digital, apenas 13,8% afirmaram contar com um Analista de SEO.

Isso representa um crescimento em relação ao ano anterior, onde apenas cerca de 9% das empresas tinha um analista responsável por Otimização para Mecanismos de busca. Porém, ainda é um número bem distante do ideal.

Tamanho da empresa: até 25 funcionários

Das empresas respondentes da Content Trends 2017, 63,2% alegaram ter até 25 funcionários.

Olhando para os departamentos de Marketing, mais da metade — 54,3%  — possuem entre 2 e 5 pessoas em seus times, seguidas por 35,9% com apenas 1 pessoa na equipe.

Times de marketing em empresas de até 25 funcionários

Dentro dos times, o cargo mais comumente encontrado é o de Produtor/Gerente de Conteúdo, presente em 31,9% das empresas respondentes, seguido pelos cargos de Analista de Redes Sociais (30,4%) e Analista de Marketing (24,8%).

Cargos em times de marketing de empresas com até 25 funcionários

Tamanho da empresa: 26 a 100 funcionários

Em empresas de 26 a 100 funcionários, que representam 17,1% dos respondentes, os times de Marketing também tem, em sua maioria 2 a 5 pessoas (46,9%).

Porém, o surpreendente foi que 11,2% dessas empresas alegaram que os seus times de Marketing contam com apenas 1 pessoa.

O grande problema nesses casos é o quanto a estratégia está efetivamente gerando resultados para o negócio, já que geralmente 1 única pessoa não consegue tocar bem toda uma estratégia de aquisição de clientes e ainda avaliar os resultados obtidos por meio delas, especialmente para empresas de maior porte.

Número de funcionários de times de marketing em empresas de 26 a 100 funcionários

Já dentre os cargos mais encontrados, o mais comum é o de Analista de Redes Sociais (36,3%), seguido pelas funções de Analista de Marketing e Gestor/Produtor de Conteúdo, ambos presentes em 32,9% dos respondentes.

Composição dos times de marketing em empresas de 26 a 100 funcionários

Tamanho da empresa: mais de 100 funcionários

É bem nítida a diferença quando tratamos das empresas com mais de 100 funcionários. Como era de se esperar, dentre os respondentes, os times de Marketing em sua maioria possuem times com mais de 20 pessoas (30,3%), seguido de times de 6 a 10 pessoas (27,7%).

Número de funcionários do time de marketing em empresas com mais de 100 funcionários

Nessas empresas, que representam 19,7% dos participantes, o cargo mais encontrado é o de Analista de Marketin
g.

Composição dos times de marketing em empresas com mais de 100 funcionários

Estruturar e crescer um time de marketing é um grande desafio. Se você quer ter acesso a mais informações sobre esse processo, baixe nosso ebook completo e aprenda mais sobre o assunto!

Ebook Times de Marketing