Title tag

Title tag: tamanho, importância e dicas de títulos para o seu conteúdo

A title tag é uma marcação do código HTML que representa o título de uma página.

Quando damos início a uma estratégia de otimização de um site ou de um blog para os mecanismos de busca, precisamos considerar uma série de fatores dentro e fora das nossas páginas.

E, no que se refere ao SEO on page, um dos aspectos que devemos dar bastante atenção é a title tag.

Por isso, preparamos este post para explicar exatamente o que é esse elemento, por que ele é importante e como você pode otimizá-lo dentro das suas páginas web.

Confira!

O que é title tag?

A title tag é uma marcação do código HTML (<title> e </title>) que representa o título de uma página.

Alguns exemplos de onde esse título aparece escrito são:

  • na aba do navegador;
  • na Search Engine Results Page (SERP), a página de resultados de pesquisa de buscadores, como o Google e o Bing;
  • nos posts de redes sociais, quando compartilhamos um link.

Ou seja, o texto incluído nessa tag permite que o usuário identifique o tipo de conteúdo que ele pode esperar dentro daquela página.

Pelo menos, essa é a sua principal finalidade, apesar de alguns responsáveis por websites utilizarem a péssima prática de escolher uma title tag para atrair atenção para um assunto quando o tema da página é totalmente diferente.

Por que incluir uma title tag?

Se a sua página não possui a title tag, o navegador provavelmente mostrará o nome do arquivo HTML.

No caso das redes sociais, pode ser que apareça a mensagem e título não encontrado, comprometendo o engajamento quando seus conteúdos são compartilhados.

No que se refere aos mecanismos de busca, a ausência de um título eventualmente faz com que o algoritmo desses sistemas opte por exibir um cabeçalho, parte do texto da própria página ou outra informação relacionada.

Devido a essa aleatoriedade, é mais interessante elaborar títulos com as palavras que você realmente deseja que o seu público-alvo veja e inseri-los adequadamente na sua title tag.

Contudo, vale lembrar que incluir uma title tag não significa que os buscadores vão exibi-la exatamente da maneira como você definiu.

Pode ser que eles ajustem a forma como o título aparece nos resultados, de modo a apresentar uma palavra-chave da busca do usuário, por exemplo.

Qual é o tamanho ideal da tag de título?

Você provavelmente já deve ter reparado que o título de diversas páginas listadas nos resultados de pesquisa aparecem cortados, com reticências no final.

Como existe um limite de caracteres para os sites de busca exibirem esses títulos na Serp, o conteúdo de title tags muito extensas acaba reduzido.

Para se ter uma ideia, no caso do Google, o título deve estar contido em uma largura de 600 pixels.

Se os caracteres não couberem nessa restrição, o sistema aplicará a redução.

Uma maneira de visualizar essa particularidade é reparando como o espaço que o termo “AAA” ocupa é maior que “iii”.

Note que alguns caracteres são mais largos que outros, especialmente quando estão em caixa alta.

O problema é que isso pode cortar palavras relevantes para o seu site e para a sua marca, alterando o sentido planejado para o título e até mesmo prejudicando o volume de cliques na Serp para a sua página.

Sendo assim, o mais recomendado é que o tamanho da title tag não ultrapasse os 60 caracteres.

Já que o limite se baseia em pixels, como já explicamos, esse número oferece uma boa margem.

Mas será que vale a pena toda essa preocupação com o título?

É o que veremos a seguir…

Qual é a importância de uma title tag otimizada?

Além do limite recomendado de caracteres, existem outras boas práticas para otimizar a title tag.

Esse tipo de melhoria é importante principalmente porque os mecanismos de busca analisam diversos fatores para determinar o posicionamento da sua página — os chamados fatores de ranqueamento.

E entre eles está o título.

Dessa forma, sua marca terá melhores condições de aparecer entre os primeiros resultados e despertando mais interesse por parte dos usuários e atraindo mais cliques para o seu site.

Por esse motivo, separamos algumas dicas de como fazer um bom título. Confira:

Quais são as boas práticas para criar um bom título?

Crie títulos descritivos

Tenha sempre em mente o limite de 60 caracteres e crie títulos que realmente ajudem a descrever o que o visitante vai encontrar na página.

Transmita essa informação em poucas palavras e use as palavras-chave mais importantes da webpage, mas cuidado para não ser genérico demais.

Títulos muito curtos e que não explicam muita coisa dificilmente são atrativos para as pessoas.

Insira a palavra-chave à esquerda

Inserir a palavra-chave o mais próximo possível do início do título pode chamar mais a atenção dos usuários, já que a informação central que descreve a sua página é, provavelmente, uma das primeiras coisas que eles procuram em cada um dos resultados da Serp.

Com títulos mais relevantes, você vai aumentar suas chances de conseguir mais cliques nos buscadores e aumentar o tráfego para o seu site.

Inclua a nome da sua marca

Se for possível incluir o nome da sua marca na title tag sem que isso afete o limite de 60 caracteres, procure fazer isso no final do título.

Essa medida ajuda o usuário a identificar rapidamente a quem aquela página pertence e tem bastante apelo com quem já conhece a sua empresa.

Um exemplo desse padrão seria: “Título da página | Sua marca”.

Evite títulos duplicados

Também é válido ter o cuidado de não criar mais de uma página com o mesmo título porque isso mostra ao Google e aos outros buscadores que o seu site trabalha com conteúdos únicos e relevantes.

Indícios de que você tenha páginas ou parte delas duplicadas representam um mau sinal para os buscadores, o que pode causar uma penalização no posicionamento das suas páginas.

Percebemos que a title tag é um fator relevante para identificar as suas páginas, mas ainda mais pertinente em termos de SEO.

Saber como otimizar esse elemento é, portanto, parte essencial de uma estratégia para melhorar o posicionamento do seu site nos motores de busca, destacar-se diante dos concorrentes no Serp e intensificar a número de visitas orgânicas.

Gostou deste post? Deseja se aprofundar no assunto e saber mais sobre a otimização de sites e blogs?

Então, confira um dos melhores artigos que já produzimos sobre o tema: “O que é SEO: o guia completo para você entender o conceito e executar sua estratégia”!

 Kit Domine o Google

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo