Assuntos tendência para 2018

Quais serão os assuntos tendência de 2018? Descubra sobre o que as pessoas estarão falando!

Realidade aumentada, empoderamento, bitcoin, streaming, curas alternativas... Descubra os temas que estarão em alta em 2018 de acordo com relatório do Facebook IQ!

O Facebook IQ realizou a primeira edição de seu relatório sobre tópicos que estarão em alta no ano seguinte, chamado The Annual Topics & Trends Report from Facebook IQ.

A intenção é indicar quais tópicos serão tendências no futuro para que as pessoas possam estar por dentro desses assuntos e as empresas possam investir neles.

Mas como isso é feito?

O Facebook é, atualmente, a maior rede social do mundo, contando com mais de 2 bilhões de usuários em vários países. Com o volume de dados gerado todo o tempo por tantas pessoas, é possível identificar assuntos em ascensão e prever quais continuarão em alta por algum tempo.

Sem mais delongas, vamos as previsões do Facebook para os trending topics de 2018. E não se preocupe, tem para todas as áreas. Confira:

Cultura

Empoderamento feminino e marketing

Um estudo do Facebook IQ mostrou que 75% das mulheres entrevistadas acreditam que a principal ação para promover a igualdade de gêneros é parar de retratar mulheres na mídia de forma sexualizada.

Prova disso é uma constatação da rede a partir do comportamento das usuárias: trailers com mulheres representadas como guerreiras são 1,85 vezes mais vistos do que quando elas estão em situações ou roupas submissas.

O feminismo e a pauta do empoderamento feminino  já estão em alta há algum tempo e, ao que tudo indica, esse é um assunto que só tende a crescer.

E se você acha que isso é bobagem, não se engane: se antes as propagandas de cerveja usavam mulheres de biquini para vender, hoje as mulheres são retratadas de forma empoderada. O feminismo vende atualmente, e não a sexualização.

Comemoração de datas inusitadas

Não estamos falando do Natal, Páscoa ou o mais recente Reveillón. Datas inusitadas como o Dia da Amizade ou o Dia da Criatividade podem ser usadas para gerar um buzz em torno do seu conteúdo, se houver um planejamento.

Muitas empresas tem feito isso no Facebook. O Buzzfeed Brasil, em seus posts na rede, celebra o dia de algum sobrenome para gerar engajamento nos posts.

Buzzfeed Brasil Sobrenomes

Aqui na Rock, no dia 21 de novembro, nós promovemos uma ação interna para comemorar o Dia da Criatividade:

O que motiva sua criatividade?

Dia 17 de novembro foi o dia da Criatividade! 💙Pedimos aos nossos Rockers para nos contar o que os inspira a viver uma vida mais criativa. E você? O que motiva a sua criatividade?

Posted by Rock Content on Tuesday, November 21, 2017

Para aplicar isso em seu negócio é super simples. Invista em temas que tenham a ver com seu nicho e engajem seus seguidores.

Tecnologia

Inteligência artificial

A era dos robôs e das conexões? Bom, tudo indica que sim. Esses tópicos estão cada vez mais sendo comentados pelas pessoas.

Cada vez mais objetos vinculados à internet (Internet das Coisas) são comuns no dia a dia das pessoas, além do fascínio por objetos que conseguem se desenvolver de forma automatizada e inteligente.

Realidade Aumentada

Muito se fala em tecnologias do futuro, mas nós já usamos amplamente esse recurso em nosso dia a dia. O futuro da tecnologia já está acontecendo, e uma prova disso são os assuntos pautados e que estarão em pauta no futuro.

A realidade aumentada consiste, basicamente, em uma mistura do real e do virtual, em que objetos são recriados virtualmente e proporcionam uma nova experiência.

Conversas em torno de realidade aumentada no Facebook ao longo do tempo

Conversas em torno de realidade aumentada no Facebook ao longo do tempo

Dados do Facebook mostram que, desde 2016, assuntos como realidade aumentada, jogos de realidade alternativa e realidade mixada estão cada vez mais em ascensão.

Parece difícil, mas as aplicações disso são mais simples do que parecem. Quando usamos os códigos query ou aplicamos filtros do Snapchat ou Instagram estamos fazendo isso. Videogames também se valem desse recurso.

Customização ao nível máximo

Um mundo em que tudo seja como eu quero: parece o sonho de muitos. E pode ser que parte disso seja possível.

Como? Intimamente relacionado com a inteligência artificial, esse tópico é cada vez mais possível graças à conexão máxima que temos e às informações que provemos sobre nossas preferências.

Se hoje já é comum vermos a customização em algoritmos de redes sociais, por exemplo, a realidade de dispositivos como fones Bluetooth mostram que cada vez mais estaremos conectados à vários elementos todo o tempo, adaptando nossa realidade à nossas vontades com maior liberdade.

Cada vez mais tópicos como marketing de proximidade estão crescendo em popularidade no Facebook. Pensar na experiência customizada que você pode oferecer para seu cliente é fundamental.

Comércio

Escolhas simples e direcionadas

Muitas opções de escolhas e pouco tempo. Isso pode causar não só confusão, como também desistência na hora da compra.

Não é a toa que cada vez mais vemos serviços de entrega na caixa, seja de comidas, produtos de beleza ou até mesmo livros.

As conversas em torno de “tomada de decisões” e “excesso de informação” cresceram no Facebook desde 2016.

Os consumidores estão cada vez mais atrás de soluções rápidas, práticas e que evitem o peso da decisão, mas que ao mesmo tempo atendam seus desejos de personalização.

Criptomoedas

Blockchain, criptomoedas, moedas digitais, bitcoin… Com certeza você já ouviu pelo menos um desses termos em algum lugar, certo?

Isso porque esses assuntos cresceram muito nos últimos anos, sendo alvo de investimento de muitas pessoas.

Conversas em torno de Blockchain no Facebook desde 2016

Conversas em torno de Blockchain no Facebook desde 2016

Entretenimento

Séries, streaming e fazer parte da discussão

Uma das principais vantagens da Netflix é podermos assistir nosso seriado favorito quando quisermos, certo? Sim, mas não é bem assim que funciona na prática…

O Facebook identificou que as séries, principalmente de serviços de streaming como a Netflix, são tópicos muito fortes na rede, principalmente nos dias de estreia.

Além disso, segundo pesquisa do Facebook, millenials tendem a compartilhar conteúdos de séries de serviços de streaming 1.24 vezes mais do que qualquer outro tópico.

Que tal investir nesses temas em seus conteúdos?

Temas científicos

Em agosto de 2017, aconteceu um Eclipse solar visível para a América do Norte. Isso tornou-se um forte tópico de conversa no dia (inclusive várias marcas produziram campanhas em torno disso).

Temáticas relacionadas com o universo científico tornaram-se verdadeiros eventos culturais. Explorar esse potencial pode ser positivo para seu negócio.

Saúde e bem-estar

Curas alternativas

Acupuntura, Reiki, Mindfulness, Chackras, Meditação… Todos esses temas são cada vez mais tópicos de conversa no Facebook e no mundo como um todo.

Práticas consideradas alternativas aos modelos ocidentais e que buscam uma cura mais voltada para o interior são uma tendência em crescimento. Se você está na área ou pode abordar esses temas de alguma forma em seu negócio, não deixe de fazer.

Trabalho e personalidade

Estamos em um mundo em que a colaboração é uma tendência cada vez mais comum em ambientes de trabalho. O desenvolvimento pessoal e a capacidade de trabalhar em time são qualidades consideradas importantíssimas.

Por isso, cada vez mais valoriza-se testes de personalidade e como ela pode contribuir para o time e a empresa. Cada vez mais empresas investem em testes de personalidade dos colaboradores, sendo que algumas já usam para critério de contratação.

Valorize esse aspecto em seus colaboradores e busque formas de satisfazer seus desejos individuais em congruência com benefícios para a equipe.

Moda e beleza

Beleza real

Parece que a idealização de corpos perfeitos está cada vez mais sendo posta em cheque pelas “pessoas comuns”. Muitos deixaram de aceitar as promessas das marcas e entendem que as imagens da mídia são totalmente manipuladas.

Isso não faz com que elas deixem de procurar a beleza. Pelo contrário, a busca por tratamentos de beleza aumenta cada vez mais, mas principalmente a transparência em torno desses tópicos.

Podemos perceber esse comportamento observando o crescimento na discussão de temas como criolipólise e maquiagem permanente.

Crescimento da discussão sobre tratamentos de beleza no Facebook desde 2016

Crescimento da discussão sobre tratamentos de beleza no Facebook desde 2016

Basear campanhas em pessoas reais e honestidade de imagem é cada vez mais bem visto. Um bom exemplo é a cantora Anitta que, além de assumir suas cirurgias plásticas, exigiu o não tratamento de imagem no seu último clipe, deixando suas celulites aparentes logo no começo do vídeo.

Moda agênero

A moda é um reflexo das tendências de uma época, incorporando aquele momento cultural e fazendo parte dele. Atualmente, a pauta da diversidade de gênero e quebra de barreiras é cada vez mais posta em discussão e incorporada por pessoas e marcas.

Nos últimos anos, já vimos diversas marcas apostando nisso, mesmo que timidamente. Os dados do Facebook mostram que esse é um tópico em ascensão: androgenia, moda boyfriend e unisex são temas cada vez mais discutidos.

Discussão sobre moda unissex no Facebook desde 2016

Discussão sobre moda unissex no Facebook desde 2016

Gastronomia

Explorando novos sabores

As pesquisas e discussões em torno de culinárias que fogem do lugar comum, como mexicana e chinesa, são cada vez mais comuns. As pessoas estão dispostas e desejando aprender novos sabores.

Comida conveniente

Delivery otimizado e online, simples e sem necessidade de ficar no telefone são promessas cada vez maiores de aplicativos de comida ou serviços online. Além disso, caixas surpresa de produtos alimentícios, como já citamos antes no texto, e nichos como vinhos ou cerveja são cada vez mais comuns.

Discussão sobre produtos alimentícios no Facebook desde 2016

Discussão sobre produtos alimentícios no Facebook desde 2016

E aí, o que você achou dos tópicos do futuro segundo o Faceboook? Tem mais algum palpite do que vai ser tendência em 2018?

Se você quer produzir conteúdos em torno de temas tendência em 2018, não deixe de conferir nosso post sobre Buzz Content e como essa estratégia nos ajudou a gerar tráfego.

 

 

 

  • Júlia Elias

    Amei. 2018 promete ser um ano memorável na rede.