Vídeo case

Vídeo case: como esse formato de conteúdo pode aumentar sua conversão de leads para clientes

Provavelmente você já sabe a importância de cases de sucesso como prova social para sua empresa. Entenda como o formato de vídeo pode ser um diferencial para esse tipo de conteúdo e pode valorizar ainda mais os resultados da sua empresa!

Se você fez o dever de casa e produziu conteúdos relevantes para que seus potenciais clientes chegassem até você, está na hora de conquistá-los de vez! E o vídeo case é, sem dúvidas, uma excelente ferramenta para te ajudar com esse desafio.

A maioria das empresas já está bem familiarizada com a produção de cases de sucesso.

Esse formato de conteúdo é utilizado para mostrar uma história de parceria bem sucedida entre uma empresa e um cliente.

O que muitas marcas ainda não descobriram é o potencial de transformar esse formato de conteúdo em vídeo.

Vamos falar mais sobre isso?

A importância de construir cases de sucesso

Confiar que uma empresa é capaz de resolver um problema que você enfrenta, seja através de um produto ou serviço, é fundamental na hora de passar o cartão de crédito, não é mesmo?

E ninguém melhor que outras pessoas, com problemas similares ao seu, para te contar se vale mesmo a pena investir ou não em determinada solução.

Os cases de sucesso são capazes de construir a confiança que seu cliente precisa, comprovando que o modo de trabalho da sua empresa é realmente eficiente e ela é referência no que se propõe a fazer.

Dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo bem desenhada, os cases de sucesso são o sopro final para converter leads em clientes.

Afinal, é o conteúdo que comprova todos os resultados favoráveis que sua empresa disse proporcionar durantes os estágios anteriores da jornada de compra dos seus clientes.

Mas por que transformar cases de sucesso em vídeo case?

Segundo a pesquisa State of Video 2017, realizada pela Vidyard, 70% dos consumidores no mercado B2B escolhem ver um vídeo antes de adquirir um produto.

Ou seja, ter um conteúdo informativo neste formato faz toda a diferença.

Também é preciso frisar que vídeos ajudam muito na tomada de decisão. Você sabia que 85% das pessoas que se propõe a assistir vídeos de produtos dizem se sentir mais inclinado a efetuar a compra?

Isso porque:

Vídeos são mais humanos, logo, passam mais verdade

É muito mais fácil estabelecer um relacionamento de confiança ao assistir um conteúdo audiovisual.

Isso acontece porque, ao ter contato com imagens e uma locução, essa relação se torna mais tangível do que simplesmente ler um texto.

O que nos leva ao próximo tópico:

Vídeos valem mais que textos

De acordo com um estudo realizado pela Forrester Research, concluiu-se que um minuto de vídeo equivale a 1,8 milhões de palavras.

Isso acontece porque o vídeo gera muito mais envolvimento e ajuda a transmitir a informação de forma mais rápida.

Vídeos são mais didáticos

Quando se trata de vídeos, a expressão “uma imagem vale mais que mil palavras” faz total sentido.

A quantidade de informações que pode ser absorvida com o vídeo é enorme, além de facilitar a comunicação entre os dois lados: empresa e público.

Vídeos tem o poder de despertar emoções através da sua construção audiovisual

Por contar uma história, que envolve imagem, voz, cenário, sons, o vídeo ajuda a estimular os sentimentos do público, vídeos são capazes de gerar empatia.

Conteúdos audiovisuais ajudam a aproximar o público, trazendo mais engajamento, inclusive favorecendo o compartilhamento.

O que não faltam são bons motivos (e grandes números) para você começar a investir em vídeo case, não é mesmo?

Para te ajudar, separamos algumas dicas para que seu conteúdo seja um sucesso!

3 dicas para construir um vídeo case

1. Conte uma história

Use a técnica do storytelling para criar uma linha do tempo.

Guie o espectador por todo o processo vivido pelo seu cliente, preferencialmente narrada por ele.

Como sugestão, siga a seguinte ordem:

  1. Quais eram os problemas que o cliente buscava solucionar?
  2. Como o cliente conheceu sua empresa?
  3. Por que, entre várias opções, a sua marca foi a escolhida?
  4. Como foi o adquirir a solução?
  5. Como o seu produto / serviço melhorou a empresa do cliente?
  6. Como a empresa dele está atualmente?

2. Respalde-se em resultados concretos

Comprove que seu vídeo case é um verdadeiro sucesso! Mostre os resultados reais: números e dados que comprovam o porquê de seu cliente estar tão satisfeito.

Deixe que ele também dê a sua versão dos acontecimentos, falando sobre os ônus e bônus da contratação, mostrando mais uma vez porque sua empresa acertou.

3. Não economize na qualidade da produção

Já falamos logo acima que 1 minuto de vídeo equivale a 1,8 milhões de palavras. E você não quer passar mais de 1,8 milhões de impressões erradas, não é mesmo?

Como o vídeo case tem uma temática corporativa muito forte, não economize em qualidade na hora de criar o seu conteúdo.

Levando em consideração que esse vídeo é focado na conversão de leads em clientes, todo capricho é necessário.

Crie um bom roteiro, capriche nos equipamentos e na produção. Até porque, de nada adianta ter uma boa história para contar se ela for mal executada.

4 exemplos de empresas que já apostam em vídeo case

Nada melhor do que um momento de inspiração para estimular as ideias, não é mesmo?

Por isso, conheça agora mesmo 3 empresas que já estão apostando nos cases de sucesso em vídeo:

SmarTalk

A SmarTalk é uma empresa especialista em apresentações, vídeos e desenvolvimento de discursos, com o foco em melhorar a comunicação entre a empresa do cliente e seu público.

Eles convidaram o Peçanha – Fundador da Rock Content – para falar sobre sua experiência como o serviço oferecido e como ele é capaz de apresentar melhorias no cotidiano empresarial.

Visando destacar os pontos mais importantes em sua fala, durante o vídeo foram inseridos alguns pequenos textos, funcionando como palavras-chave, recurso que facilita a compreensão e capta mais ainda a atenção do espectador.

Pixeon

Considerada uma das maiores empresas de tecnologia para saúde no Brasil, a Pixeon tem como clientes diversos hospitais e laboratórios.

Para criar o vídeo case a seguir, eles convidaram profissionais do Real Hospital Português para contar sobre como é trabalhar com a marca.

Enquanto as imagens do hospital são apresentadas, aparecem na tela dados que comprovam o sucesso dessa parceria.

Durante os testemunhos, é usada a mesma estratégia do vídeo da SmarTalk, com palavras-chave destacando as partes mais importantes.

Pixeon Real Hospital Português – PE from Take 5 on Vimeo.

Google

Dispensando apresentações, o Google é o maior mecanismo de buscas do mundo. E, não só na busca orgânica, a empresa também é referência para buscas pagas.

Visando mostrar a efetividade de uma de suas ferramentas: o Google Adwords, a empresa convidou a Posthaus, uma de suas clientes para falar sobre sua experiência anunciando na plataforma.

Enquanto Thaisa, gerente de e-commerce da empresa, conta sua experiência, alguns gráficos surgem na tela ajudando a ilustrar o que está sendo dito, deixando o conteúdo mais didático.

Rock Content

Se você está lendo esse blog certamente não precisamos apresentar a Rock Content, não é mesmo?

Uma das maiores produtoras de conteúdo sobre marketing digital do Brasil, não ia ficar de fora dos vídeo cases.

No vídeo abaixo, o cliente Beard, conta como conseguiu ampliar o tráfego e aumentar as oportunidades de negócio através da parceria.

Este conteúdo foi produzido pelo time de marketing da VidMonsters. Quer saber mais sobre estratégia de vídeo marketing? Clique aqui e acesse o blog.

Gostou deste conteúdo? Confira tudo sobre vídeo marketing neste ebook completo sobre o assunto.

Marketing em Vídeo