Vídeoaulas para monetizar no youtube

Como utilizar videoaulas para monetizar um canal do YouTube

Tem ou quer fazer um canal no youtube mas não sabe como monetizar seu conteúdo além da plataforma? Nós te contamos neste post.

Muitos profissionais têm aderido a novos estilos de ocupação e estão buscando ganhar dinheiro trabalhando em casa. As mudanças na economia e a mobilidade proporcionada pela internet permitiram essa busca por uma renda autônoma.

Além disso, com o aumento exponencial da produção de conteúdo em vídeo, canais de compartilhamento como o Youtube se tornam cada dia mais relevantes e presentes na vida das pessoas.

Nesse contexto, criar um canal no youtube virou requisito para quem compartilha conteúdo online. Muitas pessoas têm monetizado seus canais e estão ganhando dinheiro com essa nova profissão: o youtuber.

Contudo, sabemos que quanto ganha um youtuber não é renda suficiente para muitos profissionais, que buscam outras alternativas de monetizar seus vídeos. Neste texto vamos falar sobre como utilizar videoaulas como uma alternativa para ganhar dinheiro com o Youtube.

Como monetizar o seu canal no Youtube

O Youtube monetiza os conteúdos publicados em sua plataforma através da inserção de publicidade nos vídeos, como comerciais no início ou no meio dos vídeos ou banners que aparecem no rodapé.

Para ganhar dinheiro com o Youtube, é preciso passar por alguns passos. Primeiramente, você precisa configurar o seu canal no Google AdSense, uma ferramenta de anúncios criada pela Google, que é proprietária da marca Youtube e que possibilita a monetização em diversos sites.

Além disso, é preciso ter mais de 18 anos, os vídeos precisam ter conteúdo original, músicas sem copyright e o canal precisa ter mais de 10 mil visualizações.

A partir deste número, o Youtube avalia o canal para confirmar se está dentro de todas as conformidades e então você pode começar a inserir anúncios em seus vídeos e, consequentemente, gerar receita no Youtube.

Além da receita gerada através dos anúncios no Youtube, um canal que tenha muita visibilidade pode atrair outras marcas que desejam promover seus produtos para aquela audiência específica.

Nesse caso, o Youtuber recebe pela divulgação daquela marca e os ganhos variam de acordo com o tamanho e engajamento do canal.

Como ganhar dinheiro além da plataforma

Uma vez que você tem um canal no youtube que está gerando receita e um público fiel ao seu conteúdo, você pode começar a utilizar outras ferramentas e estratégias para gerar receita.

Nesse contexto, uma excelente ideia para ganhar dinheiro trabalhando em casa é compartilhando o que você sabe e vender cursos online. Você pode se tornar um professor e ensinar pessoas que querem dominar algum assunto que você tem facilidade. Se pergunte no que você é especialista, ou seja, o que você pode ensinar.

As pessoas buscam aprender sobre tudo na internet hoje em dia. Existe muita gente que busca cursos online para aprender diversas línguas estrangeiras, por exemplo.

Mas não é preciso ficar preso apenas a matérias escolares: o público procura na internet certificações para várias ferramentas utilizadas em ambientes de trabalho ou até mesmo tutoriais para aprender uma receita específica. Explore essa demanda e ensine o que você domina.

Algumas coisas você deve manter em mente antes de começar a criar cursos onlines ou videoaulas:

  • Divulgue para sua comunidade: você pode se perguntar qual a utilidade em ter esforços para o canal no Youtube sendo que suas videoaulas serão vendidas através de outro canal. Porém, você deve ter em mente que ter uma comunidade já engajada com o seu conteúdo é um passo essencial para ter sucesso na venda de cursos. Portanto, divulgue esse seu produto para esses seguidores e verá o resultado aparecer;
  • Faça prévias: por ser uma mídia de consumo mais rápida, você deve fazer vídeos sobre o tema que vai abordar nas videoaulas, mas que sejam abordados de forma mais abrangente, para que no final você possa ofertar seu curso. Use as tags de forma correta, relacionando-as com o tema, dessa forma o alcance será maior;
  • Escolha uma plataforma EAD: você deve pensar onde vai disponibilizar seu curso para venda. Na hora de escolher o LMS, é preciso levantar alguns pontos que são essenciais para o desenvolvimento do seu trabalho. A segurança da sua plataforma digital é a primeira coisa que deve ser analisada. Observe se a plataforma possui HTTPS, que simboliza a certificação de segurança, ou seja, a possibilidade de ser hackeado é bem menor. Além disso, você deve verificar se existe um suporte financeiro para os alunos efetuarem o pagamento, além de outras funções administrativas que serão essenciais para seu negócio.

Leia mais em: Plataforma Para EAD, entenda como funciona

Dicas para produção de videoaulas

Crie um roteiro

O roteiro se trata de um guia, que não tem objetivo de engessar seu vídeo, e sim tornar sua expressão mais espontânea sem fugir do tema proposto. Fazer esse planejamento e tê-lo em mãos facilita a produção do vídeo, bem como saber quais assuntos abordar e de que forma trabalhar cada um deles.

Se comunique com o seu público específico

Cada público, uma linguagem. Estude quem são os inscritos no seu canal, qual a idade, hábitos. Quanto mais características da sua audiência você souber, melhor. Ajustando a linguagem e conteúdo ao seu público, você conquista uma ligação mais forte com seu aluno.

Interaja com seus alunos como com seus seguidores

Você já está acostumado a fazer vídeos para o seu canal, portanto sabe que por meio da interação é possível criar um material online dinâmico sem perder a seriedade necessária. Mostre que você se preocupa com o ensinamento que está repassando ao aluno.

Crie canais de diálogo e esteja aberto a perguntas. Aqui, a postura também interfere. Não precisa assumir um personagem em frente à câmera. Seja quem você é, sem robotização. Faça com que o aluno esqueça que há uma tela entre ele e o aprendizado.

Atenção ao cenário

O que está ao seu redor nunca pode chamar mais atenção do que está sendo transmitido. Portanto, cuidado com itens que são colocados no cenário. Evite utilizar um enquadramento com um fundo sem nada para compor a imagem.

Utilize pelo menos um quadro que tenha relação com o tema da sua videoaula. Cuide da iluminação e prefira locais claros e bem iluminados. Desta maneira, você consegue criar material online mais interessante, menos poluído e eficaz.

Destaque os conceitos chave

Escreva as palavras chave do lado esquerdo da imagem, pois é o primeiro local que o aluno irá olhar. Se fizer isso de maneira manual, utilizando um quadro negro, por exemplo, cuide com a caligrafia. Caso você decida inserir as palavras na edição, escolha uma fonte fácil de ser lida de qualquer dispositivo e cuide com a cor.

Use o mesmo padrão visual do canal do Youtube

É importante criar certo padrão no seu produto, pois isso faz com que o aluno capte melhor o que lhe é dito e  transmite profissionalismo e credibilidade. Além disso, tendo em vista que a ideia é criar unidade com seu canal do Youtube, utilize o mesmo padrão visual, que também ajuda a criar uma rotina para quem está te acompanhando.

  • Use sempre a mesma vinheta;
  • Tenha sempre a mesma estrutura em suas videoaula;
  • Padronize a linguagem utilizada dentro de cada curso.

Conclusão

Ter um canal no Youtube já se tornou fonte de renda para uma nova classe de profissionais que estão compartilhando seus conteúdos na internet. Porém, viver exclusivamente da receita adquirida na plataforma pode ser limitante. Nesse contexto, trouxemos a ideia de como vender videoaulas pode ser uma fonte de renda alternativa para Youtubers e influenciadores.

A vantagem dos vídeos enquanto produtos digitais é que são facilmente compartilháveis. Seja pela forma como envolvem e engajam o público, seja pelos canais onde são publicados.

O universo do empreendedorismo digital está em constante crescimento e tem conquistado seu espaço. A dica que temos para te dar é estar antenado com as possibilidades e aproveitar as oportunidades que estão surgindo. Estude o mercado de vídeo aulas e explore sua criatividade!

Texto escrito por Victoria Cezimbra, do time Criativo e Marketing da Eadbox, designer gráfica em formação e administradora.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo