Vídeos para instituições de ensino

Como instituições de ensino podem usar os vídeos para ampliar seus negócios

Os vídeos são ótimos recursos para agregar valor à sua instituição de ensino, aumentando seu alcance e potencializando as chances de negócios.

As instituições de ensino atuais — sejam elas de nível médio ou superior — precisam se renovar constantemente para acompanhar as necessidades e desejos de seus alunos.

Cada vez mais conectadas à tecnologia e à ferramentas educacionais, as pessoas hoje esperam que as escolas e universidades sigam essas tendências e sejam atualizadas em termos de interação, comunicação e transmissão do conhecimento.

Portanto, essas instituições precisam conhecer não apenas a realidade do mercado de educação, mas também o contexto em que seus estudantes estão inseridos. Só assim será possível conseguir seu interesse e engajamento, além de aumentar o sucesso do negócio.

Por isso, diversos locais já estão investindo em ferramentas tecnológicas, telas interativas, espaços 3D, realidade virtual e muito mais. Porém, é possível ir além do espaço físico da instituição e manter um contato mais próximo e amigável com os alunos. Sabe como? Com a ajuda da internet e dos vídeos online.

Uma pesquisa realizada pelo IBGE no final do ano passado (2016), mostrou que mais de 100 milhões de brasileiros já têm acesso à internet — o que representa 58% da nossa população.

E entre quem fica conectado, segundo um outro estudo da We Are Social (2015)  a média de tempo gasto navegando chega a até 9 horas diárias, quando somamos o período em desktops e smartphones.

Quando se trata de consumo de conteúdo, os vídeos vêm ganhando destaque. Segundo uma pesquisa feita pelo Google (2015) de todo o tempo que as pessoas passam online, 15 horas semanais já são dedicadas ao consumo de vídeo. E segundo a ComScore, a tendência é que até 2019, 80% do tráfego de internet seja gerado por vídeos.

Portanto, se uma Instituição quer se destacar e sair na frente no mercado, uma ótima ideia é aproveitar essas tendências.

É importante começar a pensar em como a internet e os vídeos podem ajudar e começar a investir neles. Para te ajudar, vamos falar de algumas estratégias que você pode adotar desde já para ter melhores resultados e ampliar seu negócio.

Vídeo Institucional

O vídeo institucional é um tipo de conteúdo extremamente indicado não só para empresas do setor educacional, mas para qualquer negócio que queira se posicionar de forma mais séria e clara diante do mercado.

No caso das Instituições de ensino, que precisam realmente ser autoridade e ter credibilidade no que ensinam, o vídeo institucional se faz ainda mais necessário.

Com ele, é possível mostrar a missão da Instituição, seus valores, o que ela preza, o que oferece em termos de estrutura e muito mais. Essa é a forma mais fácil de conquistar o público logo no primeiro contato, seja no site, em uma landing page, ou em um evento, por exemplo.

Vídeos são elementos extremamente atrativos e pesquisas já comprovam que em páginas com esse tipo de conteúdo, 60% das pessoas tende a dar play antes mesmo de ler uma palavra sequer do texto.

Portanto, se você quer mais relevância e visibilidade para a sua Instituição, aposte nesse tipo de abordagem. Pense nos pontos que vale a pena destacar em relação a sua instituição, faça um bom roteiro, pegue depoimentos de professores e alunos, capriche nas imagens e mostre seu trabalho ao mundo!

Transmissão de eventos

Instituições de Ensino normalmente realizam uma série de eventos internos — festas, apresentações culturais, rodadas de palestras, exposições e etc. — e mostrar isso à comunidade externa pode ser uma excelente maneira de atrair mais interesse para o negócio.

Afinal, esses eventos mostram que a Instituição se importa não só com o desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos, mas também com sua formação pessoal e social.

Então, sempre que for realizar esse tipo de acontecimento, analise se não vale a pena investir em uma transmissão em tempo real, usando o Facebook Live ou uma ferramenta mais profissional, ou faça uma gravação para distribuir depois.

Esse tipo de conteúdo pode ser postado em um canal específico ou divulgado no site ou nas redes sociais da empresa e gera bastante engajamento e curiosidade no público.

Além do mais, esses eventos fazem com que as pessoas se sintam interessadas pela instituição e pelo que ela pode oferecer e deem mais atenção a ela em seu dia a dia e na hora de procurar por um local para estudar.

Redes Sociais

O Brasil tem 97 milhões de pessoas conectadas às redes sociais hoje e é o líder da categoria na América Latina. De acordo com uma pesquisa (2016), o tempo que as pessoas passam navegando por essas redes já chega a mais de 3h diárias e é um dos maiores do mundo.

Ao mesmo tempo, não é novidade que os vídeos são o novo formato de conteúdo mais “queridinho” dessas redes e têm ganhado cada vez mais relevância. No Facebook, por exemplo, os conteúdos em vídeo são capazes de gerar muito mais compartilhamentos e likes do que apenas fotos ou textos.

Portanto, é extremamente importante que sua instituição esteja presente nessas plataformas e que invista nos vídeos como a principal forma de se comunicar com o público.

Nessas redes, mais do que o vídeo institucional e os eventos, você pode publicar conteúdo educativo, dar dicas de estudo, fazer quadros com os alunos e professores e, assim, aproximar o público da sua instituição e se firmar como autoridade em sua área de atuação.

É interessante também pensar em investir em anúncios nessas redes, uma vez que o alcance e o engajamento com os conteúdos aumenta significativamente quando há uma ação de impulsionamento.

Atividades complementares online

Saindo um pouco da parte da divulgação e atração de novos públicos, existem várias formas de utilizar os vídeos para expandir a atuação de uma instituição também para o espaço online.

Por exemplo, se um local trabalha apenas com materiais físicos e aulas no modelo tradicional — presencial — ele pode começar a disponibilizar conteúdo online exclusivo para os alunos e se fazer uma referência também no meio digital.

Quando as pessoas precisam fazer pesquisas ou estudar, na maioria das vezes recorrem à internet — e aos materiais nem tão confiáveis que ela fornece — e isso pode acabar prejudicando o desempenho acadêmico.

Portanto, pode ser muito interessante criar um portal em que os alunos possam ter acesso a materiais e atividades complementares à aula, como forma de estudar e se preparar para testes e exames.

Nesse caso, vale pensar novamente em oferecer o material em formato de vídeo, uma vez que ele é mais didático, mais fácil de consumir e é o tipo de conteúdo que mais se aproxima do presencial que conhecemos.

Cursos online

Se você quer expandir ainda mais o seu público e levar conhecimento para quem não teria acesso à sua instituição de forma presencial, você pode pensar em criar cursos online! Esses cursos podem ser para formação acadêmica, de graduação, por exemplo, ou no formato livre, como um curso de reforço para uma matéria específica ou um pré-vestibular.

Assim, você pode alcançar não só quem já estuda com sua instituição no modelo presencial, mas também outras pessoas que querem se especializar mas não têm tempo ou moram longe demais para fazer isso da forma tradicional.

Essa é uma excelente forma de expandir seu negócio e, ao mesmo tempo, levar conteúdo de qualidade a quem quer aprender!

Para fazer isso, basta analisar a realidade atual de sua instituição, o que ela já oferece em termos de ensino e, então, definir o tipo de conteúdo que pode ser oferecido online.

E, assim como no exemplo acima, é interessante que o material principal do ambiente digital seja disponibilizado em vídeo — uma vez que esse é um formato mais atrativo, rico e capaz de gerar mais engajamento no público.

Com pouco investimento, você pode, por exemplo, criar um estúdio dentro da própria instituição e aproveitar os recursos que você já tem para gravar os vídeos.

Pronto para começar?

A internet e os vídeos online oferecem infinitas possibilidades a quem quer empreender e expandir seus negócios e as instituições de ensino precisam estar atentas a isso. Afinal, os alunos esperam que elas acompanhem as evoluções tecnológicas e querem sentir que estão tendo acesso ao que há de mais novo e eficiente quando se trata de educação.

Portanto, avalie a situação atual de sua instituição, veja como ela pode melhorar sua atuação em termos de marketing e de negócios e comece a trabalhar com conteúdos e abordagens inovadoras — como os vídeos online!

E caso você precise de inspiração para começar, pode dar uma olhada neste e-book aqui, que fala sobre vídeo marketing, ou nesse, que tem foco em criar e divulgar cursos online.

Depois, é só colocar a mão na massa e se preparar para ter mais sucesso expandindo seu negócio!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo