Vimeo Stock: Vimeo lança banco de vídeos

Vimeo anuncia a criação de banco de vídeos royalty free!

O Vimeo Stock é um marketplace de vídeos, a mais nova oferta anunciada pelo Vimeo. Essa plataforma permitirá a compra de licenças de uso de clipes personalizados, ou não, para uso em campanhas e peças criativas.

O Vimeo, plataforma de hospedagem e compartilhamento de vídeos, tem investido pesado nos últimos meses em sua estratégia de diversificação de ofertas para continuar conquistando a comunidade criativa ao redor do mundo.
 
Se não bastasse a introdução do live-streaming no site em abril deste ano, por meio da criação do serviço Vimeo OTT, a empresa anunciou essa semana a criação de um marketplace de vídeos próprio, o Vimeo Stock.

Como funciona o Vimeo Stock?

Seguindo o modelo já consolidado de bancos de imagem, a oferta Vimeo Stock disponibiliza o direito do uso de vídeos a partir do pagamento de royalties.

As filmagens anunciadas são categorizadas em dois tipos:

  1. clipes on demand: vídeos personalizados por projeto;
  2. clipes não exclusivos: vídeos já prontos na plataforma e disponíveis para qualquer um adquirir.

Além disso, é possível filtrar pela duração dos clipes, qualidade, temas, se são otimizados ou não para 360 e qual tipo de licença Creative Commons eles possuem.

Qual o preço do Vimeo Stock?

Você deve estar se perguntando: quanto custa um vídeo royalty free do Vimeo?
 
De acordo com o que foi anunciado pela empresa, os preços levam em conta tanto as duas categorias citadas acima quanto a qualidade das filmagens. Por exemplo:
 
Clipes não exclusivos em HD custam $79, enquanto os em formato 4K custam exatos $199 dólares. Já os conteúdos exclusivos, possuem um preço um pouquinho mais salgado, $299 em HD e $499 em 4K.
 
Vale lembrar que quem já é membro da comunidade do site tem direito a 20% de desconto em todas as compras no banco, além de poderem contar com os direitos livres para uso comercial desses conteúdos visuais.
 
Ainda falando de valores, como os vídeos são produzidos por profissionais freelancers, é bem legal mencionar também que esses contribuidores receberão cerca de 60 a 70% dos lucros gerados pela venda dos clipes, uma média bem superior se comparada ao que é pago aos produtores de outros bancos, que ficam com mais ou menos com 30%.

Quais os diferenciais desse banco?

 
Além de um retorno bem mais interessante para os freelancers, outro grande diferencial do Vimeo Stock é a quantidade de conteúdos diferenciados do que geralmente é disponibilizado nos demais bancos já existentes, fugindo bastante da estética que vemos por aí.
 
Na página de lançamento do marketplace, foram anunciadas algumas coletâneas bem interessantes, que vão desde um estilo mais comercial, como:

Outras categorias mais inusitadas e experimentais como essas aqui:

O que achou dessa novidade? Acha que o Vimeo Stock vai fazer sucesso? Conte para a gente!
E se ainda tiver interesse em saber mais sobre produção de vídeos para a web, confira o nosso material completo sobre Marketing em Vídeo:

marketing em video

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo