zapier

Zapier: Como usar o “Motoboy do Marketing” para conectar seus processos

O Zapier é uma ferramenta ótima para profissionais de marketing que precisam usar e conectar varias ferramentas. Entenda agora como ele funciona!

Quem trabalha com Marketing Digital está sempre fazendo malabarismos entre várias ferramentas online.

Afinal, a gente quer sempre fazer tudo ao mesmo tempo, testar estratégias novas e ainda conseguir manter uma base de dados organizada.

Uma boa ferramenta de automação de marketing, como RD Station ou Hubspot, já consegue consegue colocar várias tarefas no piloto automático. Mas não tudo.

Imagine as seguintes situações:

  • Você faz um anúncio no Facebook Lead Ads e precisa passar as informações dos leads para sua ferramenta de automação de marketing.
  • Você instala uma pop-up no seu blog para captura de emails e precisa passar esses subscribers para sua automação de marketing.
  • Você faz um co-marketing e precisa compartilhar os leads com a empresa parceira (ou vice-versa).

Já passou por alguma delas?

O Zapier é um programa que existe para quem quer conectar ferramentas da web sem precisar de conhecimentos em programação.

Aqui na Rock Content usamos o Zapier para diversos processos e apelidamos essa ferramenta carinhosamente de motoboy do Marketing. Se você precisa levar dados de um lugar para o outro, ele pode ser a solução mais prática!

Nesse artigo, vou te contar mais sobre o Zapier e ilustrar algumas situações que você pode utilizá-lo.

Planos e Preços

Ninguém aqui tem um orçamento ilimitado, então vamos direto ao que interessa: como funcionam os planos e preços do Zapier?

O Zapier possui um plano gratuito, chamado de Free Forever. Com ele, você consegue fazer conexões de no máximo 2 passos de cada vez. Por exemplo, pegar informações de uma ferramenta de pop-ups, como a Hellobar, e passar para sua ferramenta de automação de marketing.

O ponto fraco do plano Free Forever é que nem todos os aplicativos estão disponíveis para esse plano. Por exemplo, uma integração com o Facebook Lead Ads só pode ser feita com o plano pago.

A partir de $20/mês, você consegue fazer integrações com 3 ou mais passos. Por exemplo, pegar emails coletados por uma ferramenta de pop-ups, passar para sua ferramenta de automação de marketing e adicionar essa informação a uma planilha de controle do Google Sheets.

Além disso, com o plano pago você tem acesso a todos os aplicativos disponíveis no Zapier. O Facebook Lead Ads, Google Calendar e Zendesk são exemplos de alguns programas Premium disponíveis apenas no plano pago.

Na prática: Um exemplo de como o Zapier pode ser usado no processo de gestão de leads

Cada integração feita no Zapier entre duas ou mais ferramentas é chamada de um Zap.

Você pode fazer combinações entre diversas ferramentas, mas para ilustrar na prática como o Zapier pode ser utilizado na sua estratégia de Marketing, separei um dos Zaps mais práticos e úteis que já fiz aqui na Rock Content.

Nesse passo-a-passo, vou te ensinar como criar uma oferta de geração de leads que consiste em um quiz ou questionário no Typeform, e passar esses leads automaticamente para uma ferramenta de automação de marketing, como a RD Station.

Passo 1: Criar um questionário no Typeform

Para isso, você vai precisar criar um conta, ou fazer login, no Typeform. Uma vez lá, você vai fazer seu quiz ou questionário normalmente.

Quando sua oferta estiver pronta, passe para o segundo passo.

Passo 2: Criar um Zap que começa com o Typeform

Você vai usar o Zapier para puxar as informações que você coletou no Typeform para poder depois passá-las para o RD Station.

Para isso, você precisa primeiro entrar no https://zapier.com e criar um novo Zap, clicando no botão laranja.

zapier

A primeira ação do seu Zap vai ser conectar o Typeform. Para isso, digite “Typeform” na busca de apps e selecione o Typeform.

zapier

Passo 3: Configurando a integração com o Typeform

Quando você selecionar o Typeform como app de entrada do seu Zap, o Zapier vai te guiar para vários passos de configuração.

O primeiro deles é escolher quando você quer que seu Zap seja acionado. No caso do Typeform, só existe uma opção, que é a New Entry. Ou seja, esse Zap será ativado toda vez que alguém preencher seu questionário do Typeform.

Depois disso, você vai precisar conectar sua conta do Typeform.

Quando sua conta estiver conectada no Zapier, você será encaminhado para o passo Edit Options, onde você vai escolher qual formulário do Typeform quer usar para esse Zap. Seus formulários aparecerão automaticamente em uma lista de dropdown.

Finalmente, é hora de testar a conexão com o Typeform. Clique em test this step para que o Zapier possa confirmar que está tudo OK.

Passo 4: Passando seus leads para o RD Station

Seguindo a criação do seu Zap, você vai clicar no botão de “+” para adicionar uma nova ação.

Assim que fizer isso, você deverá escolher o app que quer usar para essa nova ação. No caso selecione o RD Station.

Agora você deverá configurar a conexão com o RD Station, similar ao que fizemos com o Typeform anteriormente.

A integração com o RD Station no Zapier permite que você faça 3 tipos de ações: Create Lead, Lost Deal ou Won Deal.

Nesse caso, vamos selecionar Create Lead pois queremos criar uma nova lead na nossa base da RD Station.

Depois disso, você vai precisar conectar sua conta do RD Station.

Isso feito, em Edit Template, você vai escolher quais informações coletadas no Typeform você deseja passar para o RD Station.

Passo 5: Escolhendo quais informações passar para o RD Station

As informações de email e um identificador de conversão são obrigatórias para que a RD Station identifique o que você está querendo passar.

Para puxar o email de quem respondeu seu questionário no Typeform, em primeiro lugar você precisa ter incluído essa questão no questionário.

Se já tiver feito isso, você pode clicar no ícone ao lado do campo de “Email” do Edit Template, e vai aparecer uma lista de todas as perguntas do seu questionário do Typeform.

zapier

Escolha aí a pergunta que você usou no Typeform para pedir o email dos seus leads.

No próximo campo obrigatório, que é o de conversão, você deve digitar um nome para a conversão que vai ser registrada no RD Station. Dessa forma, você vai conseguir segmentar, no RD Station, os leads que converteram nessa oferta.

Pronto! Você já tem as informações básicas para registrar seus leads do Typeform no RD Station.

Para esse exemplo, usei o RD Station pois é uma ferramenta de automação de marketing muito utilizada hoje em dia no Brasil. Mas outras ferramentas também fazem integração com o Zapier!

Pode parecer complexo, mas o Zapier é uma ferramenta bem fácil de usar uma vez que você adquire um pouco de prática com ela. Além disso, a curva de aprendizado compensa pelas mil e uma utilidades que ela pode trazer para os seus processos tanto de Marketing quanto de outras áreas da sua empresa!

Deixo aqui algumas outras sugestões de como usar o Zapier que podem se aplicar no seu dia-a-dia:

  • Enviar leads do Facebook Lead Ads ou do LinkedIn Lead Gen para uma ferramenta de automação de Marketing
  • Enviar leads da Hellobar para uma ferramenta de automação de Marketing
  • Sincronizar automaticamente informações da sua base de leads com uma planilha do o Google Spreadsheets

Se quiser aprender mais, o Zapier Learning Center possui diversos recursos para te ajudar!

Boa sorte e bons Zaps!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo