Como funciona o Zoho CRM

Entenda tudo sobre os prós e contras do Zoho CRM

O Zoho CRM é um sistema internacional de gestão de relacionamento com o cliente, muito famoso por sua confiabilidade e excelência na experiência do usuário. Quer descobrir se ele é o ideal para o seu negócio? Então confira este conteúdo!

A busca por um CRM confiável precisa ser cuidadosa, já que existem inúmeras opções no mercado, mas nem todas cumprem o que prometem ou fazem jus às expectativas.

O Zoho CRM é um player conhecido do mercado dos EUA, que já expandiu sua operação para dezenas de países, como o Brasil. Os dois fatos são indícios positivos a favor do software.

Mas não basta se basear na internacionalização de um produto para acreditar que ele vai dar conta de todas as suas necessidades. Então, como saber se o Zoho CRM é mesmo digno do seu precioso dinheiro?

Vamos fazer uma análise geral do sistema, com suas vantagens e desvantagens. Ao fim deste artigo, você vai saber tudo que precisa para escolher (ou não) o Zoho CRM.

Como o Zoho CRM funciona: uma visão geral

Para começar nossa análise, vale a pena ver como o Zoho funciona de forma geral, e entender quais são as principais características do sistema.

A ideia aqui não é se aprofundar muito em nenhum recurso específico, mas mostrar o que o software oferece e quais são as prioridades da empresa para manter os clientes satisfeitos.

A boa notícia é que, nessa análise inicial, as informações contam bastante a favor do Zoho. Atrativos que agradam desde o menos exigente dos clientes até quem busca por soluções robustas fazem parte da lista.

Veja o que faz do Zoho CRM uma opção viável para a sua empresa:

Atuação em vários países

O mercado de CRM é muito competitivo. Se não é nada fácil agradar os usuários em um país, imagine em 20! Pois esse é o número de países nos quais o Zoho CRM oferece suporte.

A lista conta com países como Estados Unidos, Reino Unido, China, França, Holanda, Itália e, felizmente, Brasil — isso sem contar muitos outros territórios.

O suporte em português é um grande atrativo, já que muitas plataformas de CRM estão disponíveis apenas em inglês, o que dificulta a vida de empresas cuja maioria dos funcionários não domina tão bem o idioma.

Suporte 24 horas apenas em alguns territórios

Outra característica do Zoho CRM é que a empresa conta com uma equipe de suporte preparada para atender os usuários 24 horas por dia, de segunda a sexta-feira.

O problema é que o Brasil ainda não está entre os países que contam com uma equipe dedicada dessa forma.

O software também conta com uma base de conhecimento para facilitar a resolução dos problemas mais comuns e evitar o contato desnecessário com atendentes.

Planos flexíveis

É preciso ressaltar que isso não é exclusividade do Zoho CRM, pois a maioria das empresas de tecnologia já adotou o modelo SaaS (Software as a Service), que funciona com o pagamento de assinaturas.

Mas é sempre bom saber que você não precisa pagar por um pacote de funcionalidades que nunca vai usar.

Cada plano é feito para atender uma necessidade, que vai de acordo com o ritmo do seu negócio.

Riqueza de recursos e funcionalidades

A estrutura de funcionalidades do Zoho é, em si, muito ampla. Só para separar os grupos principais de recursos do sistema, podemos citar:

Para cada grupo desses, há uma série de recursos prontos para a sua equipe usar e tirar o melhor da base de contatos e clientes.

kit de geração de leads

Prêmios de excelência no mercado

Um dos pontos que comprovam a excelência do aplicativo no mercado são os dois prêmios recentes, ambos conquistados em 2017.

O primeiro é pela ótima experiência de usuário que o Zoho oferece, algo já conhecido entre os clientes e responsável por avaliações tão positivas.

O segundo é tão expressivo quanto: o software foi escolhido pela crítica especializada em CRMs, ou seja, quem mais entende do assunto o indica como uma opção de qualidade na qual vale a pena confiar.

Principais vantagens do Zoho CRM

Uma coisa que dá para determinar com base na estrutura que o Zoho oferece é que ele não é feito apenas para negócios de um tamanho específico.

Pelo contrário, sua usabilidade e recursos atendem a demanda de pequenas empresas ou grandes corporações que necessitam de soluções customizadas e escaláveis.

Veja quais são as principais vantagens de usar a plataforma para gerenciar o relacionamento da sua empresa com os clientes e contatos comerciais:

Automação de tarefas essenciais do processo comercial

Sabe aquelas tarefas mais chatas de todos os dias, mas que são essenciais para o processo comercial dar certo? São essas que o Zoho coloca no piloto automático para a sua equipe.

Outra função relevante é que, quando contatos externos são importados para o sistema (pessoas que você conheceu em eventos e conferências), o próprio Zoho imediatamente os alinha para os vendedores certos para agilizar o caminho até a venda.

Análise de dados multicanal

Não adianta mais analisar apenas as interações dos leads e clientes com a sua empresa em um canal e ignorar os demais. O consumidor, quer seja B2B ou B2C, está cada dia mais multicanal e até os acessa de diferentes dispositivos.

Por isso, o Zoho se mantém relevante por examinar interações de várias fontes, como seu site, ligações por telefone e também as redes sociais.

Quanto mais informações, mais completo o panorama da relação com cada pessoa, o que favorece contatos mais próximos e ações eficazes de vendas.

Estrutura para dispositivos móveis

A experiência do usuário, pela qual o Zoho é tão aclamado, não poderia deixar de lado o uso do CRM em dispositivos móveis, muito presentes na rotina de qualquer vendedor.

Ao contar com essa opção, o sistema se mostra pronto para atender a equipes dinâmicas que operam em condições diferentes durante o dia e precisam de mobilidade para operar.

Existe até uma forma de salvar cartões de contato de forma digital, o que facilita a vida do vendedor na hora de unir o mundo online e o offline de maneira simples e rápida enquanto está em campo.

Informações em tempo real

Em vez de manter toda a base de informações na empresa, a tecnologia em nuvem e o bom suporte a dispositivos móveis criam uma central digital de dados que pode ser acessada a qualquer hora, de qualquer lugar.

Um dos melhores exemplos da importância desse dinamismo é a ferramenta de rastreamento de oportunidades do Zoho.

Com ela, você sabe qual é a situação de um lead na jornada de compra, qual o tamanho do possível acordo, todo o histórico de informações sobre ele e até perfis de concorrentes que poderiam atrapalhar a negociação.

Integração com aplicações importantes

A integração com aplicações externas muitas vezes é essencial. Poucas empresas centralizam suas atividades em uma ou duas ferramentas centrais.

Assim, é importante que o seu CRM converse de maneira natural com outras soluções. Nesse sentido, o Zoho se conecta com várias aplicações do Google, MailChimp, LinkedIn Sales Navigator e muitas outras.

Há também um guia para ajudar desenvolvedores na tarefa de criar conexões entre o Zoho e outros sistemas menores.

Desvantagens do Zoho CRM

Apesar de oferecer um sistema robusto, com muitas funcionalidades, ótima experiência do usuário e preços flexíveis, o Zoho CRM não é perfeito.

Por vezes, alguns usuários apontam pequenos bugs que atrapalham a função plena de certos recursos. Outros pedem uma resposta um pouco mais ágil do time de suporte.

Apesar disso, esses erros são mínimos e podem ser corrigidos com facilidade. Esses também não são problemas que afetam a experiência geral de uso, que é muito positiva para a maioria dos usuários.

Outro lembrete é que o suporte do sistema ainda não é tão bom em português quanto em outros idiomas, o que pode ser um problema para quem não fala alguma das línguas em questão.

O veredito sobre o Zoho CRM

Com tantas vantagens e apenas alguns pontos mínimos de melhorias, é impossível não recomendar o Zoho CRM como uma opção confiável e atrativa para atender a demanda da sua empresa.

Ainda assim, o sucesso de qualquer CRM só é tão eficaz quanto a sua adoção por parte dos usuários.

Por isso, antes de se comprometer totalmente com o Zoho, vale a pena aproveitar o plano grátis primeiro e, se todos gostarem, fazer um upgrade.

Como prometido lá no início do artigo, você agora sabe tudo que precisa para decidir se o Zoho CRM é uma opção confiável e viável para a sua empresa. Com preços flexíveis, que incluem um plano grátis, e tantas vantagens, fica difícil negar que o sistema é uma ótima escolha.

Ainda está na dúvida sobre o que deve levar em conta na escolha do CRM ideal? Então confira a nossa seleção de conteúdos sobre o assunto:

CONTEÚDOS RECOMENDADOS
👉 Você sabe como escolher um bom CRM para sua empresa?
👉 11 sistemas de CRM gratuitos para otimizar seus resultados gastando nada
👉 O que é CRM e como ele otimiza o seu relacionamento com os seus clientes?
👉 Como integrar o CRM a sua estratégia de Inbound Marketing

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo